Tingle, a procura de uma chance.

Fórum dedicado exclusivamente a teorias que não envolvem pegar a Triforce. Postem aqui aquelas mais interessantes como a criação de Hyrule, a Master Sword, etc.
Regras do fórum
Antes de postar, entenda o que exatamente é uma teoria neste tópico: "Link também sente dor de barriga!!!"
Leia, mesmo que você ache que já sabe.

Tingle, a procura de uma chance.

Mensagempor rafaelcaca » 02/02/2017 (Quinta-feira), às 11h54min

Nesse texto pretendo desenvolver uma análise e teorizar a respeito do personagem Tingle.

Tingle é um personagem que aparece em vários jogos da franquia e é conhecido pelo seu jeito excêntrico de ser e agir.

Alguns fatos básicos sobre ele, retirados dos jogos e do Hyrule Historia:
*Ele tem 35 anos (em Majora's Mask)
*Tem o desejo de se tornar um Kokiri/fada (não muito claro pois apesar de ele falar sobre ser uma fada ele também fala de estar esperando pela sua fada, o que no caso faria dele um Kokiri).
*Em todas as suas aparições é um cartógrafo (faz mapas).
*Sua primeira aparição foi em Majora's Mask.
*Apareceu em Majora's Mask, Oracle of Ages, Wind Waker, Four Swords Adventures e Minish Cap.
*Seu pai é o Swamp Tourist Center Guide (guia turístico) presente em Majora's Mask.
*Ele utiliza um balão de ar para facilitar seu mapeamento.

Imagem

A teoria a seguir leva em consideração que Tingle não teve descendentes e que não poderia haver outro exatamente como ele na história. Ou seja, que em todas as suas aparições ele é o mesmo. Isso foi considerado com base na sua maneira infantil e imatura de ser (o que dificulta a possibilidade de ele ter descendentes) e em seu jeito extremamente peculiar (que dificulta a possibilidade de outro igual a ele aparecer). Além disso alguns pontos da teoria abaixo também descartam essa ideia. Também é importante pontuar que os dados utilizados são apenas provenientes do material canônico de Zelda.
Para facilitar o entendimento, consulte essa Timeline quantas vezes forem necessárias.

Imagem

TINGLE VIAJA NO TEMPO... E MUITO.
Esse é o grande ponto de nossa teoria.
Temos algumas evidências disso espalhadas entre suas aparições.

1)O primeiro indício disso é algo que eu chamo de "o caso de David Jr."
Em Wind Waker na ilha de Tingle existem (depois que Knuckle retorna à ilha) quatro pessoas. Todas vestidas com roupas iguais a de Tingle variando apenas na cor:
O próprio Tingle, Ankle, Knuckle e David Jr.
Imagem
Ankle e Knuckle são apresentados a nós como irmãos de Tingle mas David Jr. não. E aí reside a chave desse indício. David Jr. não é parente deles. É contado que ele era um rapaz que saiu para navegar a procura de um navio fantasma do qual seu pai falava. Mas no meio do mar ele desmaiou e acordou naquela ilha já completamente uniformizado como um dos "Tingles". Ou seja, ele apenas conheceu os outros 3 em Wind Waker. Até aí nada de errado.
Entretanto esses quatro aparecem de novo em um outro jogo, que está muito acima na Timeline: Minish Cap. E lá está David Jr. já uniformizado fazendo parte do grupo, sendo que ele se juntou a eles em Wind Waker.
Imagem
A explicação para isso seria que os quatro viajaram juntos até a época de Minish Cap.

2)Além dessa, também há outra pista para essa conclusão. Em Four Swords Adventures sua principal ação no jogo é tentar roubar as Force Gems de Link.
Imagem
Neste jogo elas servem para restaurar o poder da Four Sword. Mas Tingle não tem uma Four Sword, então por que ele quer tanto essas Gems?
Pois é, essas Force Gems aparecem também em Phanton Hourglass onde é dito que elas são usadas pelo Ocean King para fazer Sand of Hours. Sendo assim, como a Sand of Hours é um item com poder de manipulação temporal, as Force Gems, que são sua matéria prima, também devem ter propriedades de controle do tempo.
Levando isso e o indício anterior em conta, cheguei à conclusão de que Tingle as usou, de alguma maneira desconhecida, como método de viagem temporal em alguma parte de sua jornada.


#Agora, crendo na hipótese de que Tingle viaja no tempo, surgem duas perguntas?
Como? E por que?
Primeiramente vou tentar deduzir sua trajetória em conjunto com os possíveis métodos de viagem que ele utilizou, e depois chegaremos à discussão do porquê.

Em que ordem ele viajou?
Para organizar sua trajetória atravéz do tempo devemos estabelecer o ponto inicial e o final.

>Ponto de Partida: Majora's Mask.
Majora's Mask tem que ser o ponto de partida, pois nesse jogo seu pai está vivo. Assim podemos dizer que Tingle é natural desse momento temporal.

>Último ponto conhecido: Minish Cap
Minish Cap é o último ponto por que David Jr. já se juntou ao grupo.

Quanto aos outros três jogos não há muito que diga qual a ordem deles, mas tenho um palpite quanto à viagem que ele fez logo após Majora's Mask.

Sequência de saltos
Sabemos sua jornada atravéz do tempo obrigatoriamente começou em Majoras Mask. Mas como ele conseguiu o poder para fazer essa viagem? Ao comparar os personagens em comum entre os jogos em que Tingle aparece, percebi em Oracle of Ages algo interessante. Nesse jogo, além de Tingle, aparece também outro personagem de Majora's Mask: O nosso vendedor favorito, Happy Mask Salesman.
Imagem

-Ele é um personagem que viaja para vários lugares em busca de máscaras estranhas e poderosas e encontra várias delas. Uma delas foi a Majora's Mask, uma máscara absurdamente poderosa.
No fim do jogo Majoras Mask a máscara de mesmo nome retorna às mãos do vendedor e ele diz que ela aparentemente está liberta do mal que a possuía. "Oh...So the evil has left the mask after all... Well, now...I finally have it back."
Além disso ele é um personagem muito misterioso com magias e poderes ainda mais misteriosos e muitos apontam que ele tem a habilidade de viajar entre os mundos.
A questão é que esse personagem é visto novamente em uma Timeline completamente diferente, no jogo Oracle of Ages, e lá também está Tingle. Já sabemos que o baixinho verdoso viaja através do tempo e das Timelines e que o seu ponto de partida foi Majora's Mask. Isso me leva a pensar que eles foram juntos até a linha de Oracle of Ages.
Pense bem. As habilidades deles parecem se completar. O objetivo de Happy Mask Salesman é explorar e encontrar todo tipo de máscaras raras. E qual seria uma ótima companhia? Um rapaz com habilidades invejáveis em desenho de mapas e que pode, ainda por cima, voar para ajudar na exploração.
Já o Tingle quer pesquisar sobre fadas para encontrar maneiras de se tornar uma. E que companhia é melhor que um indivíduo com vários poderes misteriosos e que pode levá-lo a lugares incríveis e cheios de segredos.
Portanto, teoricamente eles poderiam estar interessados nas habilidades um do outro.
Então o Happy Mask Salesman utiliza quaisquer magia que ele saiba, que muito provavelmente tem relação com as máscaras que possui, e os transporta entre Timelines, bastante a frente no tempo e para outro local: Labrynna. Ou seja, para o lugar onde Oracle of Ages se passa.

Oracle of Ages
Então eles chegam em Oracle of ages e começam buscas e pesquisas em conjunto por seus respectivos objetivos.
Tingle começa a procurar pistas sobre fadas e coisas do tipo. Nesse ponto sua busca já começa a se tornar uma obsessão (que eventualmente vai chegar ao ponto que vemos em Wind Waker) e ele percebe que vai precisar viajar entre as linhas mais algumas vezes para investigar. Nesse momento se cria um conflito entre ele e o Happy Mask Salesman e Tingle rouba dele todos os artefatos poderosos e importantes. Isso nos leva à cena que encontramos em Oracle of Ages quando entramos na loja de máscaras e encontramos aquele homem poderoso que era o vendedor enfraquecido e faminto implorando por comida em troca de Doggie Mask.
Imagem

Tingle agora vai viajar mais uma vez, mas algumas das máscaras já tinham perdido todo o seu poder, algumas outras ele não sabia utilizar. Ele utiliza o poder das que sabe utilizar e salta pelo tempo. Entre as máscaras deixadas para trás e é deixada também a Majora's Mask. Isso explica a presença da máscara em A Link Between Worlds que está mais a frente na mesma linha de Oracle of Ages (olhar na Timeline).
Imagem

A partir desse ponto podem ter havido viagens quem não foram registradas nos jogos e já não há muita certeza da ordem das viagens das quais temos registro.
Entretanto vou listar as outras aparições em uma ordem provável até chegar na última garantida: Minish Cap

Four Swords Adventures
Já falamos bastante sobre o papel de Tingle nesse jogo. Basicamente ele está lá para coletar Force Gems. Essas gemas eram utilizadas em Phantom Hourglass para fazer Sand of Hours. A Sand of Hours era utilizada dentro da Ampulheta Fantasma e depois na Phantom Sword e sempre tem efeitos de controle do tempo.
Nesse jogo não há indícios de que seus "irmãos" já estivessem com ele. Tingle aqui sempre aparece trabalhando sozinho. No seu jornal Tingle Times também não há nenhum sinal de que ele tinha companhia.
Aqui ele provavelmente junta uma enorme quantidade de Force Gems e utiliza o poder delas para transportar-se mais uma vez no tempo.
Como devem ter percebido, eu coloquei irmãos entre aspas. Antes de seguir para o próximo jogo devo dizer que em Majora's Mask não há nenhum indício de que Tingle tenha irmãos. Eles não aparecem e seu pai apenas menciona Tingle. Quanto aos supostos irmãos que aparecem em Wind Waker eu acredito que sejam apenas versões de Tingle de universos paralelos que ele trouxe consigo em sua viagem.

Wind Waker
Imagem
Agora em Wind Waker a obsessão de Tingle já chegou em um ponto crítico e ele é capaz de atos bastante radicais para alcançar seu objetivo. Encontramos ele preso, o soltamos e ele retorna à sua ilha. Lá na ilha encontramos os 3 ele Ankle e David Jr. e esses dois estão sendo forçados a girar uma espécie de alavanca para girar a cabeça da Torre de Tingle. Mas para que? Por mero capricho? Provavelmente não. Apesar de se excêntrico, Tingle não desperdiçaria essa mão de obra escrava disponível para simplesmente fazer uma cabeça girar.
Na parte de cabeça há um teórico quarto do Knuckle. Mas, e abaixo? Temos um enorme espaço aparentemente vazio. Porém a hipótese é que esse movimento giratório sirva para algo útil como gerar energia para alimentar algum dispositivo, ou como moer algo, etc.
Sabemos que nessa época no mar existe uma boa quantidade de Force Gems. Essa informação vem por meio de Phantom Hourglass que é sequencia direta de Wind Waker. Isso nos leva a crer que o giro da torre pode ter algo a ver com as famigeradas gemas. Nesse caso aparenta ser algo em maior escala. É como se Tingle estivesse preparando-se para fazer muitas viagens ou para viagens muito longas.

Minish Cap
É a última aparição de Tingle na nossa TingleTimeline. Aqui ele aparece junto aos seus "irmãos" realizando a fusão de Kinstones. Eles afirmam que fazem isso pois acreditam que pode ajudá-los a encontrar fadas.
*Há a possibilidade de que ele já esteve em periodos antes dos acontecimentos de Skyward Sword pela presença de uma pelucia igual a ele no quarto de Zelda neste jogo.

Mas por que?
Esse último registro em Minish Cap é muito importante para estudar o motivo para tanto esforço. O fato de todos eles ainda estarem à procura de fadas quer dizer que eles não perderam o objetivo inicial de Tingle, que ele não se tornou obsecado pela viagem temporal e não perdeu seu foco.
Mas o que significa se tornar uma fada? Já pontuei antes que o seu conceito de fada é meio ambiguo, já que não dá para perceber se ele quer ser uma fada em si, um kokiri ou o que quer que seja.
Mas há algo que pode se encaixar bem com tudo isso. Tingle em várias situações trata Link por um nome específico: Mr Fairy. Ele se refere assim a vários Links em vários jogos. E isso é curioso. Poderia se pensar que é devido ao fato de Link andar com uma fada ao lado. Mas isso não é verdade, porque ele se refere a Links que não tem fadas como companheiras com o mesmo nome de Mr Fairy.
Além disso ele parece ter bastante conhecimentos a respeito de Link e sua missão nos mais diversos jogos. E isso me levou a uma única conclusão. A definição de ser uma fada para Tingle é ser um "Link". E com Link se quer dizer um herói. Tingle faz toda essa jornada a procura de uma chance, uma pista de como ele pode se tornar um herói de Hyrule.
E ele provavelmente quer fazer isso para impressionar o seu pai. Porque ele sabe que seu pai quer que ele pare de brincar de fada e aja como um adulto, e Tingle, como qualquer filho, quer mostrar para ele que consegue ser alguém importante. Quer se tornar um herói para ser aceito. Essa também deve ser uma das razões pelas quais os outros irmãos, e até David Jr, o seguem. Pela pureza e honra de seu objetivo, que é simplesmente ser aceito por seu pai.
Podem haver outros motivos pelos quais ele gostaria de se tornar um herói, mas esse parece ser o mais forte deles.

Curiosidades que podem ser adicionadas:
*Aparentemente o relógio no pescoço de Tingle representa sua idade, apenas com o ponteiro menor. Em Majora's Mask ele mostra 3 horas e um pouco mais (35 anos).
Imagem

Em Wind Waker o ponteiro já correu um pouco mais e agora já mostra um horário entre 4 e 5 horas (40 anos e mais um pouco).
Imagem

Nesta lógica os relógios de seus irmãos também representam suas idades que seriam:
Ankle: algo próximo de 2 horas (~20 anos)
Knuckle: algo próximo de 3 horas (~30 anos)
David Jr: algo próximo a 0 horas (0 anos)
A idade de David Jr. dá mais base a essa hipótese, já que o relógio marcaria nesse caso o tempo desde que ele se tornou um dos "Tingles". Em Wind Waker isso aconteceu bem recentemente.
Isso também pode querer dizer que os outros dois irmãos, se realmente forem Tingles pegos de universos paralelos, foram pegos com idades bem inferiores a 35 anos. Neste caso eles foram capturados antes ou durante os acontecimentos de Ocarina of Time. Isso também seria comprovado pelo fato de Knuckle dizer que terminou a construção da Tingle Tower quando tinha 10 anos. Significando que ele chegou em Wind Waker bem novo.

Esse é o fim de minha teoria e análise. O principal objetivo de colocá-la aqui é para apresentá-la para que vocês possam apontar erros ou confusões que eu possa ter cometido.
Valeu. :lol:
Imagem
"Heroes may die, but... Legends Endure"
rafaelcaca
Recruta
Recruta

Avatar do usuário

Offline
 
Mensagens: 17
Registrado em: 04/12/2012 (Terça-feira), às 16h06min
Cash on hand: 293.85 Rupees

Re: Tingle, a procura de uma chance.

Mensagempor Master RZ » 14/03/2017 (Terça-feira), às 15h52min

Vamos focar em alguns pontos de sua teoria:
Você parte do pressuposto que Tingle é o mesmo em todos os jogos sendo que existe personagens recorrentes na série que não são a mesma pessoa dando margem de ser o mesmo caso com o Tingle mesmo que ele não tenha descendentes.
As Force Gems, a Light Force (de Minish Cap) e a Life Force (a força de vida que cada ser vivo tem, citado de Phantom Hourglass) têm o mesmo nome em japonês: Force.
Force pode ter carga positiva materializada por gratidão como as Force Gems (e até a Gratitude Crystal) ou negativa como Evil Crystal que é uma materialização da malícia de um monstro e é um dos tesouros em Skyward Sword.
Onde que eu quero chegar é que dificilmente a Force tem propriedades temporais por si só, mas podem ser usadas como combustível para algum artefato que tenha poder temporal (Ampulheta Fantasma), reforçar algum selo (o selo de Spirit Tracks fica com mais trilhos) ou até realizar algum desejo como a de se tornar de outra espécie (Batreaux é um monstro que queria virar humano usando o poder de muitas Gratitude Crystal).
Com isso fica claro que Tingle que busca em um dos jogos as Force Gems quer usar o poder delas para se tornar uma fada.
Master RZ
Guarda Real
Guarda Real


Offline
 
Mensagens: 554
Registrado em: 11/07/2005 (Segunda-feira), às 11h46min
Cash on hand: 664.40 Rupees

Re: Tingle, a procura de uma chance.

Mensagempor SheikHawk » 05/06/2017 (Segunda-feira), às 14h50min

Cara, e Four Swords Adventures, Tingle diz claramente que procura as Force Gema para poder se tornar uma fada usando-as.
Mas mesmo assim eu gostei muito dá sua teoria, foi bem ornamentada.
Parabéns
Zeldas Zerados:
A Link to the Past
Ocarina of Time( Master Quest tb)
Majora's Mask
Oracle of Ages

Jogados:

Four Swords
Link's Awakening
Legend of Zelda(NES)


Pretendo jogar:

Breath of The Wild( meu maior sonho )
A Link to Between Worlds
Skyward Swords
Twilight Princess
Oracle of Seasons
Minish Cap

Não tô nem aí:

Wind Waker
Four Swords aventures( eu tb não quero.voltar a jogar o Four Swords)
SheikHawk
Recruta
Recruta


Offline
 
Mensagens: 12
Registrado em: 30/04/2017 (Domingo), às 11h41min
Localização: Na frente do pássaro em Kakarico Village
Cash on hand: 124.80 Rupees


Voltar para Teorias Sobre Zelda

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante