[TUTORIAL] - Configurando seu microfone para emulador NDS !

Poste aqui tudo relacionado ao mundo dos computadores: Dicas de programação, links legais e vídeos divertidos, últimos vírus etc. Quer divulgar seu site/canal/etc. no fórum? Poste aqui, no tópico "páginas amarelas".

[TUTORIAL] - Configurando seu microfone para emulador NDS !

Mensagempor Hyrule_88 » 12/02/2011 (Sábado), às 01h24min

Este tutorial foi feito para todos aqueles que estão passando aperto ( ou então já desistiram ) na hora de configurar o microfone para emular NDS, já que este é um problema frequente para muitos jogadores. Ele é EXCLUSIVO para fones de ouvido que contém microfone, conectados ao computador, portanto, NÃO se aplica a microfones embutidos, presente em alguns modelos de notebooks ! Eis o modelo que irei abordar, que é facilmente encontrador em lojas de informática, ambulantes, etc, e possui preço baixo :
Texto escondido (pode conter spoilers): 
Imagem

Após conectar seu microfone ao computador, vamos aos seguintes passos :

Configurações Gerais

1º - Vá em Meu Computador > Painel de Controle > Sons e dispositivos de áudio. Na aba Volume, vá na parte inferior direita e clique em Avançadas. Corra as opções e deixe-a como aparece na imagem :
Imagem

2 º - Clique no controle de volume, localizado ao lado do relógio com o botão esquerdo do mouse, e clique em Abrir o controle de volume. A seguinte tela aparecerá :
Imagem

Clique em Opções . Você verá que o Dispositivo do mixer pode ser de dois tipos, Output ou Input, que definem o tipo de som que seu computador reconhece, como sons reproduzidos ( músicas ) ou sons gravados no próprio computador, respectivamente.

3 º - Ao clicar na opção Output, confira se a opção Microfone está marcada, assim como na imagem :
Imagem

As demais também devem estar marcadas para o funcionamento normal do som do seu computador.

4 º - Mude o Dispositivo de Mixer para Input. Marque as opções Volume do microfone e Mixagem estéreo :
Imagem

Ao clicar em OK a seguinte tela abrirá :
Imagem

A opção que deve estar selecionada é a Mixagem estéreo. Se você selecionar Volume do microfone , seu microfone NÃO irá funcionar corretamente !

5 º - Para testarmos se o microfone está funcionando, vá em Iniciar > Acessórios > Entretenimento > Gravador de som. Clique no botão vermelho para começar a gravar e fale, assobie, sopre, enfim, emita algum som próximo ao microfone, que deve estar com seu volume no máximo, e repare se houve alguma alteração na linha verde contínua durante a gravação. Se houver, seu microfone está funcionando. Se não, veja se ele está bem conectado e confira as configurações indicadas nos passos anteriores.

Configurando DeSmuMe

1º - Abra o emulador e sua rom do Phantom Hourglass ( ou qualquer outra que se possa testar o microfone ) . Após escolher seu save, antes de iniciar o jogo vá em Options e na parte de baixo, clique em Mic test:
Imagem

Com esta tela aberta, clique na aba Config > Microphone Settings e escolha a opção '' Use connected physical microphone (NOT suitable for TAS ) :
Imagem

Depois, fale próximo ao microfone, e se as 4 barras coloridas forem preenchidas, está funcionando corretamente.

2 º - Se após realizar o passo anterior, e seu microfone continuar não pegando, vá novamente me Config > Sound Settings e confira se as seguintes opções estão marcadas :
Imagem

Sei que é meio óbvio, mas não se pode esquecer de deixar o som do jogo LIGADO e com configurações mais pesadas, e se isso atrapalha o rendimento, trava, etc, só deixe ligado quando precisar usar o microfone.

Configurando NO$gba e NO$Zoomer

1 º - Abra o emulador, escolha sua rom e repita os passos feitos no DeSmuMe, até a tela de teste do microfone e teste-o. Se não funcionar, nas abas do emulador, vá em Options > Emulation Setup e deixe as configurações de som desta maneira :
Imagem

Se o jogo ficar mais lento, vale o mesmo que para o DeSmuMe ( com esta configuração você limpa qualquer mapa empoeirado com uma soprada só (H) ).

2 º - Se você estiver utilizando o NO$Zoomer, deixe as configurações como descrito acima, mas ainda em Options, confira se a opção Mic on está desativada, pois não queremos simular sons, e faça um teste :
Imagem

Pronto ! Após todos estes passos, espero que seu microfone funcione corretamente !! Agora, algumas observações :

- Existem fones baratos e que prestam, por isso, não compre qualquer porcaria, pois a culpa pode ser do seu pão-durismo e não do microfone. Além disso, fones de ouvido com microfones são 2 em 1, o que já é uma economia.

- Os cabos do fone de ouvido devem estar conectados corretamente, com suas cores correspondentes às entradas no computador;

- Quando você tiver que soprar alguma coisa no jogo, como as clássicas velas de Isle of Ember em Phantom Hourglass, ou chamar alguém, enfim, qualquer ação que exija o microfone, só de emitir algum som próximo a este o emulador irá reconhecer como ''sopro'', '' grito '' , '' assobio '', etc. Assim, se pedir pra soprar e você assobiar, será equivalente. Porém, veja sempre como está seu posicionamento no jogo, pois este pode sim influenciar na hora de realizar certas ações;

- Tenha de preferência as versões atuais dos emuladores;

- Ou você simula algum som no emulador ou usa o microfone, os dois juntos NÃO dá certo !!

- A espuma de proteção do microfone não costuma atrapalhar, mas se você achar que ela tá zicando o processo, tire-a e faça um teste para ver se melhora.

Enfim, não sou técnico em informática e não sei muitas coisas sobre áudio, o que estou passando aqui aprendi por conta própria pesquisando, tanto em sites como no meu computador, por isso quem tiver um meio mais fácil de configurar este tipo de microfone, sugestões serão bem-vindas ! :bro:
Hyrule_88
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Cash on hand: 182.00 Rupees

Re: [TUTORIAL] - Configurando seu microfone para emulador ND

Mensagempor Linck » 12/02/2011 (Sábado), às 15h05min

Cara, ta muito bom o tuto, ta bem claro e ilustrado e bem explicado.
Linck
Lobo Sagrado
Lobo Sagrado

Cash on hand: 4,024.05 Rupees

Mensagempor Sheikah » 12/02/2011 (Sábado), às 15h22min

ótima e idéia!
Irei testar e ver se resolve o problema do meu microfone, q eu tenho q ficar suando horas para conseguir fazer funcionar!

Se funcionar, perfeito! :wink:
Imagem
Quando ouvir o som de minha harpa, você irá se libertar e a verdade assim surgirá aos teus olhos..
cast it sure and
cast it straight
ere the whims and
fears of fate...
where the shadows
dare not hesitate
all needs be undone
in the land without a sun...

3DS Friend Code: 0705-3623-5499
Sheikah
Lobo Sagrado
Lobo Sagrado

Cash on hand: 2,492.75 Rupees

Mensagempor Hyrule_88 » 12/02/2011 (Sábado), às 20h02min

Sheikah escreveu:ótima e idéia!
Irei testar e ver se resolve o problema do meu microfone, q eu tenho q ficar suando horas para conseguir fazer funcionar!

Se funcionar, perfeito! :wink:

Assim que testar me avisa ! O seu tópico que foi trancado foi um dos motivos que me levaram a criar o tutorial, espero que possa ajudá-lo :bro:
Hyrule_88
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Cash on hand: 182.00 Rupees

Voltar para Hyperlink's Awakening