Nintendo encerra operações no Brasil

Tudo o que acontece no mundo dos games, Nintendo, Microsoft, Sony e outras está aqui.

Nintendo encerra operações no Brasil

Mensagempor Wario » 09/01/2015 (Sexta-feira), às 14h55min

A Nintendo anunciou hoje (9) que não distribuirá mais jogos e consoles no Brasil.

A partir de janeiro de 2015, a Gaming do Brasil, empresa subsidiária da Juegos de Video Latinoamérica, não distribuirá mais os produtos da Nintendo no Brasil. A Gaming do Brasil distribuiu os produtos da Nintendo no país pelos últimos quatro anos.

“O Brasil é um mercado importante para a Nintendo e lar de muitos fãs apaixonados mas, infelizmente, desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável”, disse Bill van Zyll, Diretor e Gerente Geral para América Latina da Nintendo of America.

“Estes desafios incluem as altas tarifas sobre importação que se aplicam ao nosso setor e a nossa decisão de não ter uma operação de fabricação local. Trabalhando junto com a Juegos de Video Latinoamérica, iremos monitorar a evolução do ambiente de negócios e avaliar a melhor maneira de servir nossos fãs brasileiros no futuro”.

Apesar das mudanças no Brasil, a Juegos de Video Latinoamérica continua a ser a distribuidora da Nintendo para a América Latina. “Somos parceiros da Nintendo na distribuição de seus produtos na América Latina há 14 anos e continuamos comprometidos com a marca. E, enquanto nenhuma outra mudança está planejada para outros mercados da região, estamos em uma posição em que precisamos reavaliar nossa abordagem na distribuição no Brasil”, explica Bernard Josephs, CEO da Juegos de Video Latinamérica.

"Continuaremos a monitorar o ambiente no país para que possamos avaliar futuras oportunidades".

Problemas de longa data

Não é de hoje que a relação da Nintendo com o Brasil é problemática. Há mais de um ano é impossível para muitas pessoas comprar conteúdo na loja online eShop do portátil Nintendo 3DS. Isso porque a Nintendo não se adequou à regulamentação bancária que impede que cartões de crédito de certos bancos, como Bradesco, Itaú e Santander efetuem operações em lojas online que apresentam preços em reais, mas cobram em dólares.

A loja online do Wii U então sequer existe - e a Nintendo aponta como motivo para isto justamente o problema citado acima.

A inexistência do eShop de Wii U aqui impede jogadores de comprarem conteúdo exclusivo online, como os games clássicos do Virtual Console, e gera outras situações inusitadas: "Mario Kart 8" recebeu um conteúdo extra gratuito que brasileiros não conseguem baixar pois é necessário acessar a loja online.

Tanto Microsoft quanto Sony enfrentaram a mesma situação com suas respectivas lojas online para consoles, mas conseguiram solucionar e oferecer alternativas ainda em 2013.

Fonte: Uol Jogos
Editado pela última vez por shadowlink em 09/01/2015 (Sexta-feira), às 14h55min, em um total de 1 vez.
Razão: Notícias de oturos sites devem ficar em citações
Imagem
Wario
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Cash on hand: 3,248.15 Rupees

Re: Nintendo encerra operações no Brasil

Mensagempor shadowlink » 09/01/2015 (Sexta-feira), às 15h01min

E nada de valor foi perdido.

O título dessas notícias, como sempre, fazem questão de serem o mais polêmicos quanto podem ser, ao invés de informativos, fazendo parecer que não veremos mais produtos da Nintendo em lojas brasileiras. A verdade é que a Gaming era apenas uma importadora, muitas lojas nem sequer utilizavam os serviços dela, e opções não faltam para quem quer comprar jogos da Nintendo a um preço igual ou menor dos que a Gaming praticava.

Ou seja, isso tá repercutindo pra caralho, todo mundo compartilhando no Facebook, todos os sites de jogos noticiando como se fosse o apocalipse Nintendista, mas quase nada vai mudar. A única diferença é que as poucas vezes que tinhamos um lançamento simultâneo com os EUA em títulos grandes (quando não tinha algum atraso, como com o Smash e ORAS) vão deixar de existir.
Imagem

Nintendo ID: fferraz
3DS Friend Code: 2320-7449-1745
shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Cash on hand: 23,104.25 Rupees

Mensagempor nawakisan » 09/01/2015 (Sexta-feira), às 16h18min

shadowlink escreveu:E nada de valor foi perdido.

O título dessas notícias, como sempre, fazem questão de serem o mais polêmicos quanto podem ser, ao invés de informativos, fazendo parecer que não veremos mais produtos da Nintendo em lojas brasileiras. A verdade é que a Gaming era apenas uma importadora, muitas lojas nem sequer utilizavam os serviços dela, e opções não faltam para quem quer comprar jogos da Nintendo a um preço igual ou menor dos que a Gaming praticava.

Ou seja, isso tá repercutindo pra caralho, todo mundo compartilhando no Facebook, todos os sites de jogos noticiando como se fosse o apocalipse Nintendista, mas quase nada vai mudar. A única diferença é que as poucas vezes que tinhamos um lançamento simultâneo com os EUA em títulos grandes (quando não tinha algum atraso, como com o Smash e ORAS) vão deixar de existir.

Isso aqui.

Alguém comprava os jogos da Nintendo em lojas oficiais/físicas aqui no Brasil?
E pelo que sei, a grande maioria das pessoas usava contas canadenses na Eshop.

De todo modo, acredito que importar a mídia física é bem mais vantajoso (mesmo com a possibilidade de taxação), do que comprar aqui em lojas nacionais.
E especialmente no meu caso (meu 3DS é europeu :P ), não há nenhuma mudança real.

O único porém, é que se a Nintendo já não investia muito no mercado nacional agora a possibilidade diminuiu mais ainda.
Imagem
nawakisan
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 1,671.39 Rupees

Mensagempor shadowlink » 09/01/2015 (Sexta-feira), às 16h33min

nawakisan escreveu:O único porém, é que se a Nintendo já não investia muito no mercado nacional agora a possibilidade diminuiu mais ainda.

Eu já acho o contrário. Agora eles sairam da zona de conforto deles, eles vão ter que procurar alguma nova alternativa, e esse algo novo pode muito bem ser melhor que o que nós tínhamos até agora.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor GBKgamer » 09/01/2015 (Sexta-feira), às 17h40min

shadowlink escreveu:
nawakisan escreveu:O único porém, é que se a Nintendo já não investia muito no mercado nacional agora a possibilidade diminuiu mais ainda.

Eu já acho o contrário. Agora eles sairam da zona de conforto deles, eles vão ter que procurar alguma nova alternativa, e esse algo novo pode muito bem ser melhor que o que nós tínhamos até agora.

Realmente é isso mesmo,agora a Big N saiu da zona confortável por essas bandas, e vai ter que arranjar outra maneira que pode ser melhor ou pior do que essa.E realmente nada de valor perdido.Alguém comprava os jogos da Nintendo em lojas oficiais/físicas aqui no Brasil?
Isso mesmo refaço a pergunta do nawakisan e reforço o que o shadowlink disse: saíram do conforto e isso pode ser bom para nós BRs,
e também nada de valor perdido mesmo :shrug:
GBKgamer o lendário herói do tempo aqui conta algumas de sua conquistas:
Imagem
-----------------------------------
Jogos zerados:
Zelda 1
a link to the past (The best)
link's Awakening DX
Ocarina of time(First)
Four swords
Four swords adventures
The minish cap
Twilight Princess
Phantom Hourglass
A Link Between Worlds(Hero e Normal)
SKYWARD SWORD

---------------------------
Jogando:
The Adventure of Link
Majora's Mask

---------------------------------
Pretendo zerar:
SPIRIT TRACKS

-------------------------------------
GBKgamer
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 238.45 Rupees

Mensagempor CDX » 14/01/2015 (Quarta-feira), às 20h01min

Eu não sou tão otimista. De verdade, a Nintendo tá cagando pra gente e continuará cagando. Pra mim, tanto faz. A Gaming só não era mais escrota do que a Latamerda e do que a Gradiente porque porra, não dá. XD Ela nunca fez nada de muito escroto, mas também nunca fez nada de muito impressionante. Importar por conta própria sempre foi mais barato.

O que eu acho estranho é todo mundo postando por aí 'governo de merda mercenário cobrador de imposto fdp vsf !11' e na boa, a Nintendo tá longe de ser vítima. Ela não entra de sola no Brasil PORQUE NÃO QUER e é isso aí. Ela não gosta de dividir bolo (PlayStation oi?) e é por isso que nunca fabricou nada aqui. Galera é tão tiete da 'gigante japonesa oh Big N' que se esquece do básico.
Imagem
CDX
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 2,423.15 Rupees

Mensagempor shadowlink » 15/01/2015 (Quinta-feira), às 14h21min

CDX escreveu:Eu não sou tão otimista. De verdade, a Nintendo tá cagando pra gente e continuará cagando. Pra mim, tanto faz. A Gaming só não era mais escrota do que a Latamerda e do que a Gradiente porque porra, não dá. XD Ela nunca fez nada de muito escroto, mas também nunca fez nada de muito impressionante. Importar por conta própria sempre foi mais barato.

A Gaming não era exatemente a Latamel, após uma mudança de nome? :P

E sobre a Gradiente, não concordo que eles fizeram merda, eles pagaram pelas burradas da Nintendo (o fiasco do GameCube, que pode ser atribuído a diversos aspectos começando na era do N64), e por uma comunidade gamer que tinha fácil acesso a jogos piratas com a concorrência, mas não com a Nintendo. A época da Gradiente foi ótima, tinhámos consoles e jogos produzidos aqui (com um certo atraso de lançamento, mas isso era comum na época), propagandas, até mesmo alguns jogos traduzidos (lembro de um jogo de South Park para N64 que tinha legendas em português brasileiro), tudo o que se podia esperar de uma empresa de jogos no Brasil na época. Se eles não tivessem falido (o que provavelmente foi um grande estímulo para a Nintendo não tentar arranjar um substituto na época, já que a falência indica que eles não vendiam o suficiente para se sustentar), a gente provavelmente teria uma presença da Nintendo tão forte quanto a das outras empresas no país.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor CDX » 15/01/2015 (Quinta-feira), às 15h03min

shadowlink escreveu:
CDX escreveu:Eu não sou tão otimista. De verdade, a Nintendo tá cagando pra gente e continuará cagando. Pra mim, tanto faz. A Gaming só não era mais escrota do que a Latamerda e do que a Gradiente porque porra, não dá. XD Ela nunca fez nada de muito escroto, mas também nunca fez nada de muito impressionante. Importar por conta própria sempre foi mais barato.

A Gaming não era exatemente a Latamel, após uma mudança de nome? :P
Não acompanhei. =P Mas eu lembro do Wii no lançamento e... deixa pra lá. :XD:

O problema da Gradiente era justo os preços abusivos: eles achavam que fazer propaganda legal era justificativa pra 300 pilas num jogo de N64.
Eu pelo menos não vi a Gaming fazendo coisa desse naipe.
Imagem
CDX
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 2,423.15 Rupees

Voltar para Outros jogos