Como ensinar/incentivar o irmão mais novo a jogar videogames

Lugar destinado à interação social no fórum. Conheça mais sobre os membros do fórum, faça amigos, discuta inutilidades, marque encontros, e outras coisas. Se você é novato e quer se apresentar, ou estiver saindo do fórum, aqui fica a subseção específica para isso.

Como ensinar/incentivar o irmão mais novo a jogar videogames

Mensagempor Wario » 21/04/2013 (Domingo), às 14h27min

Oi,
Eu tenho um irmãozinho de 7 anos e queria muito jogar com ele, mas ele ainda não sabe jogar muito bem e nem tem vontade de aprender. Já tentei colocar ele pra jogar alguns jogos que eu considero fácil, como Super Mario Bros.(NES), Pac-Man, Donkey Kong(ARCADE), Space Invaders e até uns joguinhos em flash na internet, mas ele sempre morre muito facilmente e desiste. O único jogo que ele gosta é Mickey's Playtown Adventure - A day of discovery do SNES, só que né? Aquele jogo é ridículo. Então eu vim pedir algumas sugestões de uns jogos não tão ridículos como o Mickey, e que uma criança de 7 anos se interesse pra jogar.
Quando eu tinha 7 anos eu abri as 96 fases do Super Mario World(com meu vizinho) e terminei Zelda Majora's Mask.
Imagem
Wario
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Cash on hand: 3,248.15 Rupees

Re: Como ensinar/incentivar o irmão mais novo a jogar videog

Mensagempor Aero » 21/04/2013 (Domingo), às 15h53min

Essa é a geração que não suporta frustração, é normal que ele desista dos jogos que você jogava na sua época. Ridículo ou não, deixa o menino jogar o que ele gosta. Com o tempo ele vai migrar para os jogos mais desafiadores.
Imagem
Imagem

"Não estamos interessados no bem dos outros; só nos interessa o poder em si.
Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro."
Aero
Gerente de TI
Gerente de TI

Cash on hand: 5,943.72 Rupees

Mensagempor Rage » 21/04/2013 (Domingo), às 15h55min

Você não pode forçar seu irmão a querer jogar jogos mais "desafiadores", senão mais pra frente ele vai ver isso como uma obrigação e vai acabar por não gostar mais de jogar, ou seja, o tiro sai pela culatra.
E é bem isso que o Aero disse, essa nova geração não aceita mais a frustração e a dificuldade, eles querem tudo fácil e já mastigadinho.
Imagem
Hot Guy 2011
"A Good friend will come bail you out of jail...
A True Friend will be sitting next to you saying: "Damn...We fucked up."

Clique aqui e aprenda a não ser um imbecil em fóruns de internet.
Imagem
Rage
Colunista
Colunista

Cash on hand: 17,224.50 Rupees

Mensagempor shadowlink » 21/04/2013 (Domingo), às 15h59min

Isso que o Aero disse. Simplesmente não dá pra você forçar ele a gostar do mesmo que você gosta, se ele não tem uma predisposição para isso. O ideal seria mostrar a ele jogos similares ao que ele gosta, talvez outros jogos do Mickey no SNES, ou jogos baseados em desenhos que ele goste.

Se ele pegar o hábito de jogar videogames, legal. Se não, bem, cada um tem o gosto que tem.
Imagem

Nintendo ID: fferraz
3DS Friend Code: 2320-7449-1745
shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Cash on hand: 23,104.25 Rupees

Mensagempor Wario » 21/04/2013 (Domingo), às 16h28min

Rage escreveu:Você não pode forçar seu irmão a querer jogar jogos mais "desafiadores", senão mais pra frente ele vai ver isso como uma obrigação e vai acabar por não gostar mais de jogar, ou seja, o tiro sai pela culatra.
E é bem isso que o Aero disse, essa nova geração não aceita mais a frustração e a dificuldade, eles querem tudo fácil e já mastigadinho.

Então... eu tento não forçar ele a jogar jogos mais desafiadores, é por isso que eu vim pedir umas sugestões de jogos que sejam fáceis, mas não tão fácil quanto o jogo do Mickey que eu citei, alguém já jogou aquele jogo? Dá pra terminar em 20 minutos e o único inimigo que você vai achar são bigornas que cai na sua cabeça e te deixam tonto... e ainda assim ele nunca termina aquele jogo.
shadowlink escreveu:Isso que o Aero disse. Simplesmente não dá pra você forçar ele a gostar do mesmo que você gosta, se ele não tem uma predisposição para isso. O ideal seria mostrar a ele jogos similares ao que ele gosta, talvez outros jogos do Mickey no SNES, ou jogos baseados em desenhos que ele goste.

Se ele pegar o hábito de jogar videogames, legal. Se não, bem, cada um tem o gosto que tem.

Já mostrei a ele Mickey Mania e Mickey Castle of Illusion mas ambos são muito difíceis pra ele...
Imagem
Wario
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Mensagempor Twero » 21/04/2013 (Domingo), às 17h15min

D Etalhe: nessa geração onde é comum ter multiplos enfoques: você dificilmente vai cosneugir manter a atenção dele em u msó jogo (porque, né...naquela época só jogávamos um jogo por ve e por meses a fio, por isso, mesmo morrendo, só tínhamos aquilo para se divertir.
Procure por jogos pouco frustrantes e que, quando se morre, não se dá a sensação de "perda" muito grande.
Imagem
Imagem
Twero
Oráculo da Aura
Oráculo da Aura

Cash on hand: 10,103.40 Rupees

Mensagempor Deity » 21/04/2013 (Domingo), às 18h24min

Você não tem um Wii? Tem tanto jogo bobinho pra Wii, meu primo de 6 anos adora jogar boliche no Wii Sports. Pra jogar junto, team battle no SSBB e proteja ele até ele aprender a jogar junto, meu primo acabou aprendendo rápido. Não funciona em todos os gêneros, mas já é um empurrão.
Imagem
Deity
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 2,821.40 Rupees

Mensagempor Wario » 21/04/2013 (Domingo), às 18h37min

Deity escreveu:Você não tem um Wii? Tem tanto jogo bobinho pra Wii, meu primo de 6 anos adora jogar boliche no Wii Sports. Pra jogar junto, team battle no SSBB e proteja ele até ele aprender a jogar junto, meu primo acabou aprendendo rápido. Não funciona em todos os gêneros, mas já é um empurrão.

Não, mas tenho um Game Cube, mas ele não gosta do SSBM... o jogo mais bobinho que tenho pra GC é Super Mario Sushine, ele até joga as vezes mas por pouco tempo.
Imagem
Wario
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Mensagempor Jhonn » 21/04/2013 (Domingo), às 22h33min

Já tentou um Sonic, daqueles clássicos (recomendo o Sonic 1 do Master System)? Tipo, a dificuldade é progressiva, é uma coisa bem bobinha nas primeiras fases, mas a dificuldade vai aumentando bastante nas fases seguintes... Se ele pegar interesse e começar a "gostar", pode se sentir motivado a tentar as fases mais difíceis...

Outra sugestão é a série Streets of Rage do Mega Drive/Genesis, são 3 jogos muito bons, e você pode jogar junto com ele para "protegê-lo" até que ele pegue o jeito (como o Deity sugeriu). Pode tentar também o Streets of Rage Remake v5, pra PC, mistura todos os conceitos da série...

Enfim, tenta jogos da Sega, nas gerações antigas eu lembro deles serem mais "bobinhos" do que os jogos concorrentes do NES e SNES, salvo excessões...
Jhonn
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 282.30 Rupees

Mensagempor YusukY » 22/04/2013 (Segunda-feira), às 06h56min

Não é mais fácil ensiná-lo a brincar com brincadeiras reais primeiro? Jogos de tabuleiro etc. Acho vg difícil demais pra uma criança de 7 anos. Wii é mais fácil pq os jogos são mais intuitivos, geralmente.
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Mensagempor Wario » 22/04/2013 (Segunda-feira), às 15h19min

Jhonn escreveu:Já tentou um Sonic, daqueles clássicos (recomendo o Sonic 1 do Master System)? Tipo, a dificuldade é progressiva, é uma coisa bem bobinha nas primeiras fases, mas a dificuldade vai aumentando bastante nas fases seguintes... Se ele pegar interesse e começar a "gostar", pode se sentir motivado a tentar as fases mais difíceis...

Outra sugestão é a série Streets of Rage do Mega Drive/Genesis, são 3 jogos muito bons, e você pode jogar junto com ele para "protegê-lo" até que ele pegue o jeito (como o Deity sugeriu). Pode tentar também o Streets of Rage Remake v5, pra PC, mistura todos os conceitos da série...

Enfim, tenta jogos da Sega, nas gerações antigas eu lembro deles serem mais "bobinhos" do que os jogos concorrentes do NES e SNES, salvo excessões...

Já tentei Sonic, também não funcionou, mas Street of Rage é uma boa ideia! Vou mostrar a ele o SoR 2 pra ver se ele se interessa.
YusukY escreveu:Não é mais fácil ensiná-lo a brincar com brincadeiras reais primeiro? Jogos de tabuleiro etc. Acho vg difícil demais pra uma criança de 7 anos. Wii é mais fácil pq os jogos são mais intuitivos, geralmente.

Acho que não há muita coisa pra ensinar à ele sobre jogos "reais", ele sabe jogar Banco Imobiliário, Jogo-da-vida, Damas,"Resta-Um",cartas ("UNO" por exemplo) entre outros. Eu acho que a idade pouco importa, já que como eu disse antes, na idade dele eu abri as 96 fases do Super Mario World e terminei Zelda Majora's Mask
Imagem
Wario
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

I'm expert in the field

Mensagempor lpslucasps » 22/04/2013 (Segunda-feira), às 16h05min

Como você "aprendeu" a jogar videogames? Alguém foi te mostrando um monte de jogos, ou você simplesmente jogava o que te interessava sem ninguém falar nada?

Acho que basicamente todo mundo "aprendeu" da segunda forma. Simplesmente deixe o garoto jogar o que quiser, mesmo que se limite a um único jogo bobinho, curto e infantil. Se jogos realmente são o "lance" dele, ele vai te procurar pedindo recomendações.

Outra dica: jogue na frente dele. Não sei se era só comigo, mas nessa idade eu gostava mais de ver pessoas jogando do que jogar de fato. Com o tempo me interessava pelo jogo e pedia para jogar também.
Contos de bolso

Imagem

Uma análise profunda e sombria do mito Pokémon

Quarto conto no ar: Joias
lpslucasps
Guarda Real
Guarda Real

Cash on hand: 823.30 Rupees

Re: I'm expert in the field

Mensagempor Twero » 22/04/2013 (Segunda-feira), às 17h01min

lpslucasps escreveu:Outra dica: jogue na frente dele. Não sei se era só comigo, mas nessa idade eu gostava mais de ver pessoas jogando do que jogar de fato. Com o tempo me interessava pelo jogo e pedia para jogar também.

Excelente ponto.

Quando vi o Melee pela primeira e via os irmãos mais velhos de meus amigos (com uns 16 anos) faziam cada coisa mirabolante como....dodge.
Sério, é besta no momento mas quando via OMFG EU PRECISO APRENDER A FAZER ISSO!
Ver um jogar despertar a vontade de jogar, e se for bom, jogar tão bem quanto quem joga. :P
Imagem
Imagem
Twero
Oráculo da Aura
Oráculo da Aura

Cash on hand: 10,103.40 Rupees

Mensagempor RumblezMan » 25/05/2013 (Sábado), às 09h49min

Cara, depende, tem que ver os gostos dele. Mostra alguns jogos que você se interessa (e que sejam fáceis, não dê um I Wanna be the Guy pra ele né?), e se ele gostar ensina. O Zelda do NES até que vai, nem é tão difícil, dá pra ele um World Map e pronto.

"Nossa pior fraqueza é desistir. A melhor maneira de vencer é tentar mais uma vez" - Thomas A. Edison

Texto escondido (pode conter spoilers): 
Progredindo
-Skyward Sword
-Minish Cap
-Spirit Tracks (vou acabar quando eu tiver saco, tou numa parte mega foda)

Zerados
-Ocarina of Time 1.0 (Emulador, Detonado em <3% do jogo, 14.10.2013)
-Link to the Past (Emulador, Detonado em <5% do jogo, 23.12.2013, Cheats usados :s)

Próximos a jogar
-A Link Between Worlds
-Four Swords
-Link's Awakening DX
-Zelda 1
-Zelda 2: The Adventure of Link
-Majora's Mask
-Twilight Princess
-Four Swords Adventures
-Wind Waker
-Phantom Hourglass

Imagem
RumblezMan
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 396.35 Rupees

Mensagempor Klown » 26/05/2013 (Domingo), às 20h36min

Olha, não force nada para o rapaz, mas a dica do Lucas foi o que funcionou comigo. Não no sentido de eu incentivar alguém a jogar, mas meu interesse pelos jogos foi despertado vendo meu pai jogar os adventures da LucasArts e alguns jogos tipo Stonekeep no computador ancião que a gente tinha em casa. Eu puxava uma cadeira e ficava assistindo, me divertia demais e com o tempo fui jogando os mesmos jogos e me interessando pelos outros. Aprender que tipo de jogo vai agradar é um processo natural de descoberta, e ficar forçando jogo na goela de alguém só prejudica. Pode criar asco.

Imagem
Klown
O Regente
O Regente

Cash on hand: 7,284.45 Rupees

Próximo

Voltar para Castle Town