Mini-dúvidas sobre informática e afins

Poste aqui tudo relacionado ao mundo dos computadores: Dicas de programação, links legais e vídeos divertidos, últimos vírus etc. Quer divulgar seu site/canal/etc. no fórum? Poste aqui, no tópico "páginas amarelas".

Mini-dúvidas sobre informática e afins

Mensagempor Hynnin » 10/09/2008 (Quarta-feira), às 10h42min

Criar este tópico já que muita gente (inclusive eu) tem muita duvida boba sobre computador e informática em geral, e as vezes tem vergonha de criar um tópico inteiro pra falar só sobre aquilo ou não achou em lugar algum de tão idiota e estúpida boba que é

Deixa eu começar, sobre a desfragmentação de Disco, fazê-la em partições separadas é necessário? E porque todos dizem que fazer uma desfragmentação a toda hora danifica o disco?
E o bluetooth? Pra que diabo botar bluetooth em um computador de mesa?
Imagem

Imagem
Hynnin
Despertador do Windfish
Despertador do Windfish

Cash on hand: 1,828.80 Rupees

Re: Mini-dúvidas sobre informática e afins

Mensagempor Aero » 10/09/2008 (Quarta-feira), às 11h33min

O particionamento é necessário em partições diferentes sim, porque cada partição é considerada uma parte diferente do HD (com clusters separados).

Also, Bluetooth em computadores serve para a mesma coisa que o Bluetooth de celular: transferência de dados.
Imagem
Imagem

"Não estamos interessados no bem dos outros; só nos interessa o poder em si.
Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro."
Aero
Gerente de TI
Gerente de TI

Cash on hand: 5,943.72 Rupees

Mensagempor Flash » 10/09/2008 (Quarta-feira), às 12h15min

Gostei do topico, mas porra, minha duvida eh MUITO besta, nem sei se vale a pena perguntar.

A questao eh, baixei o photoshop CS3 agora, e na hora de selecionar os blending modes de cada camada tem que abrir e clicar sempre que quiser mudar. Queria ver se dah pra simplesmente clicar em um modo (ex.: color dodge) e ir usando o scroll pra ver como os outros ficam (que nem no CS, CS2 eu nem testei), pq senao fica mto chato usar modos de camada. t.t
Imagem
Flash
Condutor dos Ventos
Condutor dos Ventos

Cash on hand: 1,849.20 Rupees

Mensagempor Hynnin » 16/09/2008 (Terça-feira), às 16h27min

Como faz pra parar a verificação de memoria ram toda vez que inicia o computador? Eu sei que apertando ESC cancela, mas toda vez ele quer verificar! Isso já tá um saco -_-

E Flash, se essa duvida sua for besta, imagina a boa D:
Imagem

Imagem
Hynnin
Despertador do Windfish
Despertador do Windfish

Cash on hand: 1,828.80 Rupees

Mensagempor The_Owl » 16/09/2008 (Terça-feira), às 22h35min

Acessa o SETUP da placa mãe e dá uma zoiada, em muitas delas há a opção de pular o RAM Check.
Segue eu ai manolo @brunobelon =D

Interesses atuais: aprender a programar em português.
The_Owl
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 4,843.70 Rupees

Mensagempor OldschoolPlayer » 20/09/2008 (Sábado), às 22h08min

Então, eu vou comprar um notebook mas estou com algumas dúvidas. Eu dei uma pesquisada e fiquei mais confuso ainda...

Eu achei um com 4 Gb de memória, mas tá falando "4GB DDR-II". O que significa esse DDR-II? É alguma vantagem, desvantagem, ou é só um detalhe?
E o Hd fala "250Gb SATA", o que seria esse SATA?
Vi uns de 2Gb, mas tava só "2Gb" e no hd tava só "120Gb".
Também queria saber o q eu significa alguns dados técnicos, tipo:
Barramento, Cache e Chipset.
Ah sim, se alguém tiver algumas dicas boas pra comprar noitebook, adoraria ouvir.

Não sei se minha dúvida é muito besta, mas se alguém puder respondê-las fico muito agradecido. Como eu parei de mexer com informática há muito tempo, estou muito desinformado xD
OldschoolPlayer
Recruta
Recruta

Cash on hand: 2.00 Rupees

Mensagempor Kefka » 20/09/2008 (Sábado), às 23h01min

OldschoolPlayer escreveu:O que significa esse DDR-II?

Que eu saiba não é nada muito importante. É o tipo de memória. Se você for expandir, tem uma diferença de preço, não sei se é para mais ou para menos.
OldschoolPlayer escreveu:o que seria esse SATA?

Tipo de HD xD
Acho que não muda nada também.
Imagem
Kefka
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 517.35 Rupees

Mensagempor Nahmil » 21/09/2008 (Domingo), às 00h22min

Kefka escreveu:OldschoolPlayer escreveu:
O que significa esse DDR-II?

Que eu saiba não é nada muito importante. É o tipo de memória. Se você for expandir, tem uma diferença de preço, não sei se é para mais ou para menos.
OldschoolPlayer escreveu:
o que seria esse SATA?

Tipo de HD xD
Acho que não muda nada também.

Não é tudo igual, tem uma diferença na "velocidade". E sim, compensa vc comprar memórias DDR2 e HD's SATA, pode-se dizer que eles são os "formatos" mais utilizados atualmente.

Se vc quiser uma explicação formal, e as vezes técnica do assunto o Guia do Hardware tem um ótimo dicionário de termos técnicos.
http://www.guiadohardware.net/termos
Nahmil
Recruta
Recruta

Cash on hand: 3.00 Rupees

Mensagempor * Oni * » 23/09/2008 (Terça-feira), às 11h47min

Eu achei um com 4 Gb de memória, mas tá falando "4GB DDR-II". O que significa esse DDR-II? É alguma vantagem, desvantagem, ou é só um detalhe?
E o Hd fala "250Gb SATA", o que seria esse SATA?
Vi uns de 2Gb, mas tava só "2Gb" e no hd tava só "120Gb".
Também queria saber o q eu significa alguns dados técnicos, tipo:
Barramento, Cache e Chipset.
Ah sim, se alguém tiver algumas dicas boas pra comprar noitebook, adoraria ouvir.

No mercado existem três tipos de mémórias, DDR, DDR2 e DDR3.
DDR é mais antiga e limitada apenas funciona apenas a 400Mhz, DDR2 pode ir até 1066Mhz e DDR3 que é um pouco mais rapido, só que mais caro. DDR2 leva vantagem em relação a DDR normal porque é quase três vezes mais rapida. o,o
Ai no caso se quiser pegar uma memória DDR2 veja se a placa mãe tem suporte e tambem sempre compre duas memórias identicas como, por exemplo: 2 memórias de 1GB.
Porque assim você faz elas rodarem em Double Channel, dobrando a capacidade de bits.

SATA, é a mesma coisa que Serial ATA. É nada menos que um slot. HDs SATAS são os mais rapidos atualmente que os HDs mais antigos que usam interface IDE ou PATA. Caso queria pegar HD em SATA você tem que ver se a placa mãe tem suporte. Em relação ao Chipset, evite VIA e SiS. Pegue de preferencia novos Chipsets da Intel ou da Nvidia (nForce).

Sobre notebooks, se tiver dinheiro, recomendo MUITO comprar um Mac Book. Apesar de ser um sistema operacional diferente, vale muito mais a pena que o Windows para qualquer tipo de trabalho. E procure evitar notebooks Sony Vaio.
Se quiser comprar Subnotebooks, procure os Leonovo.
Agora se for para plataforma de games (Que não é uma boa comprar laptop para isso), compre qualquer Asus G1/G2, mas vai ter que desembolçar =p

Lembrando que se quiser jogar compre PC e não laptop.
OCTOGONO MEMBER

Imagem
Procurando pessoas para jogar TF2: Meu Steam ID
* Oni *
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 1,070.00 Rupees

Mensagempor OldschoolPlayer » 23/09/2008 (Terça-feira), às 12h40min

Eu não pretendo adquirir notebook pra rodar jogos, é mais pra estudos. Digitar meu trabalhos da faculdade e tals.
Mas estava muito na dúvida sobre qual tipo compensa mais adiquirir pq eu eu realmente boiei quando li alguns dados técnicos dele, principalmente por estar com um preço um pouco baixo para esse tipo de equipamento (1999R$).
OldschoolPlayer
Recruta
Recruta

Cash on hand: 2.00 Rupees

Mensagempor Aero » 23/09/2008 (Terça-feira), às 13h24min

OldschoolPlayer escreveu:Eu não pretendo adquirir notebook pra rodar jogos, é mais pra estudos. Digitar meu trabalhos da faculdade e tals.
Mas estava muito na dúvida sobre qual tipo compensa mais adiquirir pq eu eu realmente boiei quando li alguns dados técnicos dele, principalmente por estar com um preço um pouco baixo para esse tipo de equipamento (1999R$).

Opa, opa, dois mil reais é um pouco caro.

Se quiser um notebook só para trabalhos de faculdade, acessar a internet e coisas parecidas (nada que puxe muita memória), te aconselho um Acer Mini, ASUS EEE ou qualquer um desses micro-notebook que estão no mercado, eles estão baratos (na faixa de mil reais), são portáteis (você se acostuma com o tempo, pode acreditar) e muito funcionais.
Imagem
Imagem

"Não estamos interessados no bem dos outros; só nos interessa o poder em si.
Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro."
Aero
Gerente de TI
Gerente de TI

Cash on hand: 5,943.72 Rupees

Mensagempor X_Bacon » 23/09/2008 (Terça-feira), às 14h05min

* Oni * escreveu:Porque assim você faz elas rodarem em Double Channel, dobrando a capacidade de bits.

SATA, é a mesma coisa que Serial ATA. É nada menos que um slot.

*Dual-channel

Curiosidade: testes do Tom's Hardware mostraram que o ganho máximo de velocidade em memórias usando Dual-channel é de apenas 5%, em tarefas realmente pesadas. >:/

Also, mais especificamente, SATA é um barramento.
Imagem
X_Bacon
Oráculo dos Sanduíches
Oráculo dos Sanduíches

Cash on hand: 7,187.90 Rupees

Mensagempor YusukY » 25/09/2008 (Quinta-feira), às 16h49min

Por que depois de reparar o Windows usando aquele negócio do liveCD, meu Windows ficou bem mais lento? Por exemplo, ontem quando fui desligar o PC, ficou uns 3 minutos desligando, antigamente era no máximo 1 minuto. O estranho, é que os FifaWC06 e Morrowind tão normal, só o Windows em si que tá lento =/
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Mensagempor Lanayru » 28/09/2008 (Domingo), às 14h36min

O negócio é o seguinte: baixei o jogo Spore e queria saber se tem algum jeito de rodá-lo direto pelo HD, sem precisar gravá-lo em um CD. Tem como? E se tiver que gravar, me digam quais os itens que são necessários colocar no CD? Me indiquem a partir dessa pasta, por favor.

Texto escondido (pode conter spoilers): 
Imagem
OBS: No terceiro arquivo .RAR tem uma ISO.

E já aproveitando, como se grava CD pelo Nero? E que tipo de CD vocês me recomendam para gravar minhas coisas?
Imagem
Lanayru
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 470.55 Rupees

Mensagempor Luki4n » 28/09/2008 (Domingo), às 14h46min

Tu nunca baixasse jogo pela net, certo? =)

Tipo, isso aí tá compactado. Tu vai ter que descompactar e provavelmente já deve ter vindo com o crack pra jogar sem CD/DVD. Se não veio, é só procurar na internet.
Imagem
Luki4n
Oráculo de Luki4n
Oráculo de Luki4n

Cash on hand: 8,724.04 Rupees

Próximo

Voltar para Hyperlink's Awakening