por SpaceLink » 20/06/2014 (Sexta-feira), às 10h26min
Bom, o jogo não é tããããão fácil assim como dizem. Terminar dungeon inteira em 10 (DEZ!) minutos é só pra quem tá fazendo speedrun e já conhece o jogo - ou então se já jogou ALttP recentemente e dá muita sorte.
Eu comecei a jogar ALttP e parei por um tempo, tive que operar a mão e, quando melhorei, fui logo jogar ALBW, que tinha sido lançado há pouco tempo, e adivinhem só... ALttP foi muito mais fácil do que eu esperava. Só não foi mais fácil que ALBW pq os controles eram ruins, e a dificuldade toda ficou em torno do ataque limitado e da defesa limitada que o jogo te oferece. Se eu tivesse jogado ALttP em sua totalidade e depois ALBW, tenho certeza que o jogo seria mais fácil também, e que teria tido mais dificuldade no jogo de SNES. É só questão de qual jogo jogar primeiro e usar como referência. E aliás, não só pelos controles, mas eu preferi, em alguns momentos, ALBW a ALttP, também pela história que me identifiquei mais e por Lorule, já que eles resolveram dar uma identidade própria ao Dark World de ALttP. No mais, acho os dois jogos se equivalem. Como eu disse, não acho que o problema maior de ALttP seja dificuldade em si, e sim problema de poder atacar - e se defender também - em 4 direções só, por exemplo.
Aliás, ALBW é o jogo 2D/Top Down que eu gostei tanto de jogar quanto os jogos de console, algo que eu achava meio difícil. Claro que ainda prefiro a experiência total do jogo em 3D, mas mesmo assim é uma experiência sensacional.
E a questão de dificuldade dos jogos de Zelda em si, temos que levar em conta que nós, fãs, jogamos os jogos há 5, 10, 15, até 20 anos ou mais. Nós sabemos que vamos usar extensivamente tal item em tal dungeon, e também imaginamos logo de cara qual é o ponto fraco do chefe. Alguns são sim muito difíceis a primeira vez que enfrentamos. Exemplo é o Abyssal Leviathan em Skyward Sword... que desespero foi enfrentá-lo pela primeira vez! E eu não tinha nenhum bottle com fadas ou poções, então me enrolei bastante até matar. Aliás, eu tinha visto um cara que falou que não morreu nenhuma vez em Skyward Sword. Tá, beleza, eu me questionei como foi que ele matou esse chefe sem dificuldades, mas ele disse em seguida que usou 2 ou 3 poções naquele ponto do jogo e eu entendi. Se for assim, eu também não vou morrer nenhuma vez. Eu não saio procurando dezenas de Heart Pieces e bottles pra usar com poções nas dungeons, talvez por isso dizem que os jogos são fáceis - sair com 2 ou 3 poções pra tudo quanto é lugar que vai e depois dizer que não morreu é válido, é uma estratégia, mas não representa a dificuldade real do jogo de forma nenhuma.