Esse problema me incomodou muito, e eu procurei a solução. Achei num site ai que nem me lembro. Segue as dicas:
- Provavelmente, o problema pode ser por culpa do IR (Infra-red, infravermelho da sensor bar). Apesar do Wiimotion Plus dispensar o uso da Sensor Bar, ele ainda depende do Infravermelho. Provavelmente, seu controle está sofrendo interferencia de outras fontes de IR.
Isso pode ser consertado diminuindo a sensibilidade de detecção de IR no console. Vá no menu do wii > Configurações > Sensor Bar > Sensibility. Lá, você pode configurar a sensibilidade em até 5 níveis. A minha estava no 5, fazendo com que o wii detectasse minha lampada fluorescente como fonte de infravermelho, explicando o motivo da porra toda. Melhorou 90%, e acho que só não melhorou 100% pois jogo no meu quarto, e atrás de mim, uma janela com o sol batendo, interferindo no IR. Mesmo assim, está praticamente perfeito.
- A leitura do Motion Plus, pelo que ouvi dizer, se dá diferente da do Sensor Bar comum. Enquanto o primeiro lê os movimentos em uma escala Y (Baseado na altura, uma tentativa de fazer o plus funcionar bem em todas as telas), o ultimo lê em uma escala X (Horizontal). Dependendo do tamanho da tela da televisão, a mira não ficara exatamente no centro, e sim um pouco abaixo, então, sem estranhar. Pra evitar problemas, se afaste da televisão um pouco, e verifique em qual distancia seu controle parece responder melhor.
A primeira solução funcionou comigo, e a segunda não pude testar justamente por que a primeira funcionou. Espero que essas dicas ajudem o povo aí. \o/