Fluxo temporal em Skyward Sword (spoilers)

Tópicos exclusivos deste jogo para Wii que marca os 25 anos de Zelda.
Regras do fórum
Antes de postar, veja as orientações para as seções de jogos e o Manual de Regras do fórum.

Fluxo temporal em Skyward Sword (spoilers)

Mensagempor Link_Hero_of_Time » 11/02/2012 (Sábado), às 12h28min

Eu criei esse tópico para falar sobre o fluxo temporal do jogo(esse tópico seria para quem fechou o jogo) como por exemplo:
Texto escondido (pode conter spoilers): 
Se você começar outro jogo,na primeira vez que for no Sealed Temple(eu acho que é esse o nome) ir atraz da Grannie e olhar pela fenda do portão você vera o cristal em que a Zelda adormeceu no passado,não da para enxergar a Zelda dentro dele(se não estragaria o jogo)mas da para ver o cristal.
.E tambem
desde o começo do jogo você vê no braço direito da Grannie a pulseira que a Zelda da para ela se lembrar
Se tiverem mais exemplos coloquem no tópico. :=):

shadowlink: É aconselhável que se tenha jogado o Skyward Sword em sua totalidade para se ler este tópico, podem haver spoilers não marcados na discussão.
Link_Hero_of_Time
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Cash on hand: 689.95 Rupees

Re: Fluxo temporal em the legend of zelda skyward sword

Mensagempor shadowlink » 11/02/2012 (Sábado), às 12h46min

Eu acho que fica bem claro que as
viagens no tempo do Gate of Time formam ciclos temporais (justamente pelos dois motivos que você citou), enquanto Timeshift Stones permitem que a linha do tempo seja reescrita (sendo que se uma viagem usa ambos os métodos ao mesmo tempo, as propriedades das Timeshift Stones prevalecem), já que o dragão Lanayru está morto aé que você o salve, e a Life Tree só aparece no presente quando você a planta no passado.

A partir dessa hipótese, eu acredito que as lendas de um herói passado, assim como da Sailcloth, se referem justamente às ações do Link do SS no fim do jogo. Isso iria conciliar a aparente contradição entre a menção de tal herói, e o fato de Demise dizer que Link é o primeiro humano que o enfrenta, fazendo ambas as afirmações verdadeiras sem problemas.

Essa idéia não é desprovida de falhas, mas creio que é o mais próximo do que os devenvolvedores desejavam criar. O maior problema nela é que, de alguma forma, o selo que aprisiona Demise na Master Sword tem que ser o mesmo que vemos durante o jogo todo, entre outros pequenos detalhes.

A personalidade de Demise também é um pouco problemática, por causa de viagens no tempo, considerando que ele parece ter memórias de ter sido aprisionado por milênios (como se tivesse acordado no presente), quando na verdade ele foi libertado pouco tempo antes de seu selamento original. Eu tenho uma teoria quanto a ela, mas é um tanto quanto complicada, o que a torna improvável.
Imagem

Nintendo ID: fferraz
3DS Friend Code: 2320-7449-1745
shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Cash on hand: 23,104.25 Rupees

Mensagempor Link_Hero_of_Time » 11/02/2012 (Sábado), às 16h19min

Eu acho que as Timshift Stones faz o ambiente voltar no tempo,vendo que os Ancient Robots continuassem suas funçoes(escavação movimentar as timeshift Stones)mostrando que é eles não percebessem que estão em uma era muito no futuro.E que as timeshift stones foram feitas para sempre voltar na mesma era (o mesmo com o Gate of Time)mas o Gate of Time traz um ser de volta para o tempo dos Ancient Robots,ou seja acho que tanto uma ou outra poderiam ser consideradas Gates of Time,pois as duas tem a capacidade de trazer outros seres a outras eras.
e tambem
Eu acho que o na dimensão onde o Demise foi selado o tempo se passasse mais devagar por não ter a mesma relação de tempo,ou seja,ele pode ter ficado Milenios na dimensão em que estava aprisionado,mesmo que na dimensão da deusa Hylia tenha se passado pouco tempo.Por ele ser destruido no presente criou-se outro Demise que viveu no passado,o que devia ser o mesmo.Ou então por ele ser destruido no presente ainda existiria outro o que viveu no passado,pode ser que com as viagens no tempo criou-se duas personalidades em um só ser,por ele estar sofrendo essa mudança temporal causado pelo Gate of Time,essa é minha teoria.
Link_Hero_of_Time
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Mensagempor ZakgoGames » 11/02/2012 (Sábado), às 18h37min

A personalidade de Demise também é um pouco problemática, por causa de viagens no tempo, considerando que ele parece ter memórias de ter sido aprisionado por milênios (como se tivesse acordado no presente), quando na verdade ele foi libertado pouco tempo antes de seu selamento original. Eu tenho uma teoria quanto a ela, mas é um tanto quanto complicada, o que a torna improvável.

Lembram do que a Fi ou a Impa disseram no jogo?
(Não irei falar do modo que estava descrito no jogo mas só o mais importante)"Demise foi um ser que conquistou até mesmo o próprio tempo"
Acho que quando Demise revive na Época Antiga, pouco tempo depois que Hylia levanta parte de Sealed Grounds ao céu dando origem a Skyloft, eu tambem acredito na possibilidade do Primeiro selo ter afetado o estado temporal da Prisão de Demise, lembrando tambem que sua forma de Imprisioned pode ter feito ele pensar mais lentamente assim dando uma exata dimensão a ele de que ele foi aprisionado a milênios.

Já sobre o Portão do Tempo (Gate of Time) foi feito justamente com o minério das TimeShift Stones, que foram produzidas pela raça dos Sheikahs, visto que o simbolo deles estavam em todas elas. Para provar que as Timeshift Stones eram minério que foram escavados de Lanayru's minning Facility, alguns dos carros flutuantes de mineração eram ativados por tais fragmentos das TimeShiftStones e aparentemente quando o portão do tempo se iluminava quando ele era ativado pela primeira vez, ele tinha quase a mesma textura e cor das Timeshift Stones.

Enfim... existe uma série de possibilidades
Editado pela última vez por Aero em 11/02/2012 (Sábado), às 18h37min, em um total de 2 vezes.
Razão: Use a tag spoiler quando for dar spoilers
ZakgoGames
Recruta
Recruta

Cash on hand: 226.45 Rupees

Mensagempor Tavaresdu » 11/02/2012 (Sábado), às 23h26min

Na minha teoria, as viagens no tempo de Zelda são resistentes à mudança, que só acontecem caso a mudança seja proposital, mas também há chances do sujeito falhar mesmo forçando uma mudança. Exemplos de tudo isso:
  • Demise é derrotado no passado mas isso não muda o presente. As lutas do Imprisoned são consequências do passado.
  • Em OoT, você aprende a song of storms do guru guru no futuro, sendo que isso é uma consequência de você ter ensinado a ele no presente a canção que você acabou de aprender dele no futuro, fazendo parecer que essa música surgiu milagrosamente na linha do tempo, mas não houve mudanças.
  • No final de OoT, Zelda muda a linha do tempo (na verdade, divide) porque ela fez isso de propósito. Ela mandou Link de volta para que o futuro fosse "reescrito".
  • Em Majora's Mask, Link usa o poder da Ocarina do Tempo para reescrever os 3 dias que passa em Termina quantas vezes quiser.

Eu tinha outra teoria de que a única viagem no tempo que você pode reescrever o futuro era a usada pela ocarina (não sei como funciona o oracle of ages, se alguém já jogou e puder me dizer, eu agradeceria), mas só por causa da árvore que você planta no sealed temple, minha teoria foi por água abaixo. :(
3DS Friend Code: 3995 - 6550 - 8707
Me adicione e ganhe um muffin!
Imagem
Tavaresdu
Newsposter
Newsposter

Cash on hand: 561.05 Rupees

Mensagempor Diogho » 12/02/2012 (Domingo), às 01h52min

Na minha teoria, as viagens no tempo de Zelda são resistentes à mudança, que só acontecem caso a mudança seja proposital, mas também há chances do sujeito falhar mesmo forçando uma mudança.

Essa questão das viagens no tempo é muito delicada, principalmente quando estamos comparando o mesmo tema em mais de um jogo, mas achei interessante essa sua teoria porque inclusive se parece com a maneira como eu costumava diferenciar OoT de MM quanto a isso. Como se em um caso você, de fato, viajasse pelo tempo e, no outro, apenas o "rebobinasse", mas no mais não vejo tanta diferença entre os dois fatores. Vou dar minha opinião sobre duas coisas que comentou:

Demise é derrotado no passado mas isso não muda o presente.

Eu não sei... acho que as batalhas contra o Imprisoned são consequência do passado original, no qual Demise foi selado. Na luta com Link ele foi "morto" (ao menos supõe-se que sim, já que cita uma futura encarnação de seu ódio), mas o Imprisoned não teria mais como existir após a batalha final. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

Em OoT, você aprende a song of storms do guru guru no futuro, sendo que isso é uma consequência de você ter ensinado a ele no presente a canção que você acabou de aprender dele no futuro, fazendo parecer que essa música surgiu milagrosamente na linha do tempo, mas não houve mudanças.

Não houve mudanças mesmo, e é uma questão no mínimo intrigante porque, se for como o jogo nos dá a entender, Link por tabela ensinou a si próprio a Song of Storms, já que o homem aparentemente não conhecia a melodia antes. Já vi pessoas dizendo que a explicação seria isso ter acontecido em offscreen durante o jogo, mas acho pouco provável.

Eu só não acho que o caso da Life Tree seja muito diferente dos Magic Beans, por exemplo. Reescrever o futuro era possível em OoT, apenas não foi algo tão explorado como em MM.
Imagem

"Midnight,twilight,
all that's left to me is hide.
Hiding in the shadows of a world
filled by light
"
Diogho
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Cash on hand: 434.95 Rupees

Mensagempor shadowlink » 12/02/2012 (Domingo), às 12h31min

ZakgoGames escreveu:
(Não irei falar do modo que estava descrito no jogo mas só o mais importante)"Demise foi um ser que conquistou até mesmo o próprio tempo"
Acho que quando Demise revive na Época Antiga, pouco tempo depois que Hylia levanta parte de Sealed Grounds ao céu dando origem a Skyloft, eu tambem acredito na possibilidade do Primeiro selo ter afetado o estado temporal da Prisão de Demise, lembrando tambem que sua forma de Imprisioned pode ter feito ele pensar mais lentamente assim dando uma exata dimensão a ele de que ele foi aprisionado a milênios.

Ainda assim, estar ciente de eventos futuros por ter "dominado o tempo" não faz muito sentido... Principalmente considerando que o "destino" de Link era derrotar ele, e se ele soubesse o futuro saberia disso.

ZakgoGames escreveu:
Já sobre o Portão do Tempo (Gate of Time) foi feito justamente com o minério das TimeShift Stones, que foram produzidas pela raça dos Sheikahs, visto que o simbolo deles estavam em todas elas. Para provar que as Timeshift Stones eram minério que foram escavados de Lanayru's minning Facility, alguns dos carros flutuantes de mineração eram ativados por tais fragmentos das TimeShiftStones e aparentemente quando o portão do tempo se iluminava quando ele era ativado pela primeira vez, ele tinha quase a mesma textura e cor das Timeshift Stones.

As Timeshift Stones em si não tem nada a ver com os Sheikah. O símbolo nas pedras, embora similar ao símbolo da raça, não é o mesmo. Nós vemos que todo minério têm naturalmente padrões daquele tipo em sua superfície. Quanto ao Gate of Time ser feito desse material, isso não faz muita diferença. O simples fato do Gate of Time ter sido criado, quando já existem pedras que causam mudanças de estado temporal, mostra que eles tinham um propósito distinto ao criá-lo. E aparentemente, as Timeshift Stones são usadas para etroativamente explicar boa parte dos métodos de viagem temporal na série, já que o Hyrule Historia propõe que a Ocarina of Time seja feita do material, e o Temple of Time do TP têm um método de viagem temporal bem similar ao das pedras.

Tavaresdu escreveu:(não sei como funciona o oracle of ages, se alguém já jogou e puder me dizer, eu agradeceria)

As viagens no OoA são bem bizarras. Mudanças no passado reescrevem o futuro, mas de uma forma que não faz muito sentido. Personagens notam que o passado foi mudado, entre outras coisas.

Diogho escreveu:
Eu não sei... acho que as batalhas contra o Imprisoned são consequência do passado original, no qual Demise foi selado. Na luta com Link ele foi "morto" (ao menos supõe-se que sim, já que cita uma futura encarnação de seu ódio), mas o Imprisoned não teria mais como existir após a batalha final. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

A princípio é dito que ele foi "erradicado", mas logo depois você é informado que o restante da consciência dele foi selado na Master Sword, que fica no passado. É perfeitamente possível que a derrota de Demise no fim do jogo apenas recrie o selo no fim das contas. Não seria a primeira vez que um rei demônio é erradicado apenas para retornar mais tarde, e a Triforce parece ser a única coisa capaz de derrotar o Demise completamente.

Diogho escreveu:
Eu só não acho que o caso da Life Tree seja muito diferente dos Magic Beans, por exemplo. Reescrever o futuro era possível em OoT, apenas não foi algo tão explorado como em MM.

A grande diferença aqui, na minha opinião, é que os Magic Beans não eram parte do "destino" de Link, por isso a mudança no tempo foi possível. Link estava destinado a derrotar (ou ao menos enfrentar, como a DT mostra) Ganon, e aprender a Song of Storms era parte desse destino. Por ser um destino, ele não tinha opção a não ser seguir o "roteiro", e por isso nós temos o ciclo que temos.
No SS, o mesmo não ocorre, já que os eventos da Life Tree são parte do "destino" de Link, e ainda assim há mudanças temporais, ao invés de um ciclo, indicando que os diferentes métodos de viagem tenham diferentes resultados. Alguns permitem mudanças pequenas no futuro, mas seguem o "destino" da pessoa, com ciclos imutáveis, outras apenas permitem mudanças.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor Link_Hero_of_Time » 12/02/2012 (Domingo), às 14h40min

pelo que eu saiba isso nunca foi dito no jogo,pela lógica as timeshift stones não teram a capacidade,mesmo construindo um portão,de teletransportal qualquer coisa para o passado,e alem do mais,as timeshift stones são minérios são objetos sólidos,mas para criar o Gate of Time o Link teve que tocar a harpa,e pelo que eu saiba a Goddesse's Balad não teletransporta nada.

Quando Impa diz que le foi um ser que conquistou mesmo o proprio tempo,ela quis dizer que ele foi um ser capaz de sobreviver a milênios em outra dimensão.
Link_Hero_of_Time
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Re: Fluxo temporal em Skyward Sword (spoilers)

Mensagempor shadowlink » 12/02/2012 (Domingo), às 23h51min

Fiz umas mudanças no título e OP do tópico, de forma que não é necessário se marcar toda a discussão deste tópico como spoiler. Não faz muito sentido ter um tópico inteiro dentro de tags do tipo.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor Trucy » 15/02/2012 (Quarta-feira), às 20h03min

Eu esperei até eu terminar o jogo pra poder entrar nesse tópico, tinha certeza que ia ter que postar aqui :D

Tavaresdu escreveu:[*]Demise é derrotado no passado mas isso não muda o presente. As lutas do Imprisoned são consequências do passado.

shadowlink escreveu:
Diogho escreveu:Eu não sei... acho que as batalhas contra o Imprisoned são consequência do passado original, no qual Demise foi selado. Na luta com Link ele foi "morto" (ao menos supõe-se que sim, já que cita uma futura encarnação de seu ódio), mas o Imprisoned não teria mais como existir após a batalha final. Por favor, me corrijam se eu estiver errado.

A princípio é dito que ele foi "erradicado", mas logo depois você é informado que o restante da consciência dele foi selado na Master Sword, que fica no passado. É perfeitamente possível que a derrota de Demise no fim do jogo apenas recrie o selo no fim das contas. Não seria a primeira vez que um rei demônio é erradicado apenas para retornar mais tarde, e a Triforce parece ser a única coisa capaz de derrotar o Demise completamente.

Bom, na minha opinião... temos mais duas timelines ai :fuu:

Notei uma incoerência que não foi discutida até agora. No começo Demise é selado por Hylia e ela deixa uma espada para que Link use. Só que pela jornada o Link a incrementa e a faz virar a Master Sword, e é na MS que fica selada a consciência do Demise derrotado no passado. Então como não alteraria o presente? A Master Sword está linda, perfeita em seu último estado no pedestal do passado, não faz sentido que no futuro ela esteja crua de novo. Sem contar que o lugar onde ela está já não é mais o mesmo em que o selo ficava (tudo bem que ta a alguns metros só, mas já é outro cenário)

Pode até ser que como o shadowlink disse, o selo tivesse sido refeito quando se vence o Demise no fim do jogo, mas mesmo assim se não houver uma divisão, Demise só existiria até o momento em que é destruído pela Triforce e não haveriam outras incarnações pra atormentar ninguém. Ele ficaria preso num loop em que é selado por Link no passado, aparece como Imprisoned no presente, é destruído pela Triforce e volta pro passado. Não haveria como ele reincarnar em nenhum futuro depois dessa destruição.

Enfim, eu acho que tem duas timelines, uma em que Demise morre com o desejo do Link pra Triforce (e essa acho que não seria mais explorada porque a destruição foi definitiva) e outra depois que Demise é derrotado por Link no passado, mas não de uma vez por todas e isso torna possível suas novas incarnações, sendo que essa leva aos outros jogos depois.

Já tem um monte de divisões mesmo, o que são mais duas ;D
Trucy
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 843.90 Rupees

Mensagempor shadowlink » 15/02/2012 (Quarta-feira), às 20h14min

Trucy escreveu:Notei uma incoerência que não foi discutida até agora. No começo Demise é selado por Hylia e ela deixa uma espada para que Link use. Só que pela jornada o Link a incrementa e a faz virar a Master Sword, e é na MS que fica selada a consciência do Demise derrotado no passado. Então como não alteraria o presente? A Master Sword está linda, perfeita em seu último estado no pedestal do passado, não faz sentido que no futuro ela esteja crua de novo. Sem contar que o lugar onde ela está já não é mais o mesmo em que o selo ficava (tudo bem que ta a alguns metros só, mas já é outro cenário)

Lembre que a Master Sword que fica no Sealed Temple é a espada do presente. Não há inconsistência alguma, simplesmente há duas versões da mesma espada no passado, uma na Goddess Statue em Skyloft, sem poder algum, e uma aperfeiçoada e selando o Demise. Voltar ao passado com a Goddess/Master Sword não muda o estado da espada no passado.

Trucy escreveu:Pode até ser que como o shadowlink disse, o selo tivesse sido refeito quando se vence o Demise no fim do jogo, mas mesmo assim se não houver uma divisão, Demise só existiria até o momento em que é destruído pela Triforce e não haveriam outras incarnações pra atormentar ninguém. Ele ficaria preso num loop em que é selado por Link no passado, aparece como Imprisoned no presente, é destruído pela Triforce e volta pro passado. Não haveria como ele reincarnar em nenhum futuro depois dessa destruição.

A "incarnação da raiva" pode muito bem ter sobrevivido à erradicação de Demise pela Triforce. Afinal de contas, a incarnação não é o próprio Demise.

Trucy escreveu:Enfim, eu acho que tem duas timelines, uma em que Demise morre com o desejo do Link pra Triforce (e essa acho que não seria mais explorada porque a destruição foi definitiva) e outra depois que Demise é derrotado por Link no passado, mas não de uma vez por todas e isso torna possível suas novas incarnações, sendo que essa leva aos outros jogos depois.

O problema é que isso gera diversas inconsistências que não pdoeriam ser explicadas. Muitas coisas no SS dão a entender que os eventos são um ciclo, como a pulseira e conhecimento da Impa, o fato da Zelda adormecida estar no seu local desde o início do jogo, e menções a um herói um tanto quanto misterioso lutando contra Demise (quando o próprio Demise nunca enfrentou um humano antes de Link).
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor Trucy » 15/02/2012 (Quarta-feira), às 21h30min

noossa mil desculpas, fiz uma confusão horrorosa agora, que burra... :|
Trucy
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 843.90 Rupees

Mensagempor Tavaresdu » 15/02/2012 (Quarta-feira), às 22h12min

Trucy escreveu:noossa mil desculpas, fiz uma confusão horrorosa agora, que burra... :|

Não se preocupe, eu já zerei SS também e podia jurar que Link fincava a Master Sword no passado, mesmo lembrando da cena com a Impa idosa e o bracelete.
Imagem
Tavaresdu
Newsposter
Newsposter

Mensagempor shadowlink » 15/02/2012 (Quarta-feira), às 22h24min

Tavaresdu escreveu:Não se preocupe, eu já zerei SS também e podia jurar que Link fincava a Master Sword no passado, mesmo lembrando da cena com a Impa idosa e o bracelete.

Mas ele realmente deixa a Master Sword no passado. No entanto, a Master Sword vem do presente mesmo assim, logo sua versão passada ainda está intocada em seu pedestral em Skyloft. No fim do jogo, as duas espadas coexistem, com "idades" diferentes. Voltar ao passado e ficar lá não apaga a sua versão original.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor Tavaresdu » 15/02/2012 (Quarta-feira), às 23h56min

Eita, agora que confundi tudo. :slow:
Agora que eu vi novamente a cena... Mas que viagens no tempo confusas.
Pelo menos minha teoria de mudança somente se for forçada ainda está de pé.

-- 16 Fev 2012 00:56 --

Minha mensagem sumiu
Imagem
Tavaresdu
Newsposter
Newsposter

Próximo

Voltar para Skyward Sword