Nome original de Levias

Tópicos exclusivos deste jogo para Wii que marca os 25 anos de Zelda.
Regras do fórum
Antes de postar, veja as orientações para as seções de jogos e o Manual de Regras do fórum.

Nome original de Levias

Mensagempor |N|NjA| » 05/09/2012 (Quarta-feira), às 22h04min

Pessoal,

Para aqueles que não lembram, Levias é o grande ser celestial com o que você se encontra próximo ao final do jogo.

Não sei se vcs sabem, mas em todos os jogos, menos na versão americana, Levias tem o nome de Narisha. Talvez alguém conhece mais de outras culturas e saiba o que Narisha quer dizer.. se alguém souber e puder compartilhar, agradeço muito.
Imagem

ImagemPSN Gamercards

Sem MP sobre dúvidas! Tem uma? Use o fórum!
|N|NjA|
O Rei
O Rei

Cash on hand: 15,906.15 Rupees

Re: Nome original de Levias

Mensagempor shadowlink » 05/09/2012 (Quarta-feira), às 22h26min

Buscando no Google, achei apenas que é um nome feminino, aparentemente de origem australiana. Não consegui achar o significado do nome, ou qualquer ligação com mitologia.

Há a possibilidade de ser apenas um nome "aleatório", que por coincidência é igual a um nome real bem incomum. Mas é bem esquisito que apenas a versão americana tenha mudado ele...

EDIT: Uma busca mais profunda resultou em um site dizendo que o nome significa "deusa", e aparentemente é um nome mulçumano. Até faria sentido se o Levias não tivesse um maldito bigode :P
Imagem

Nintendo ID: fferraz
3DS Friend Code: 2320-7449-1745
shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Cash on hand: 23,104.25 Rupees

Mensagempor |N|NjA| » 05/09/2012 (Quarta-feira), às 22h32min

Hm... complicado.... eu estou inclinado a seguir com Levias na nossa tradução... mas não queria manter esse nome até ter certeza que é o certo.
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Mensagempor Twero » 05/09/2012 (Quarta-feira), às 23h08min

"deusa?! Putz! Eu semrpe o considerava macho por causa do tom grave e pelos bigodes! :ps3:
Bom, se acabar em votar, eu fico com o Levias mesmo. Tem uma sonoridade boa e me parece se encaixar com o bicho.
Imagem
Imagem
Twero
Oráculo da Aura
Oráculo da Aura

Cash on hand: 10,103.40 Rupees

Mensagempor shadowlink » 05/09/2012 (Quarta-feira), às 23h17min

Twero escreveu:"deusa?! Putz! Eu semrpe o considerava macho por causa do tom grave e pelos bigodes! :ps3:
Bom, se acabar em votar, eu fico com o Levias mesmo. Tem uma sonoridade boa e me parece se encaixar com o bicho.

Pois é. Não sei bem se podemos acreditar nesses sites como fontes confiáveis (ainda mais quando os resultados parecem inconsistentes,e os sites mais famosos do tipo não possuem qualquer informação), mas se o signifcado que eu encontrei for verdadeiro, não faz lá muito sentido.

E sobre a tradução, voto por Levias também. O nome realmente se encaixa muito bem com o personagem.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor |N|NjA| » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 00h23min

Eu concordo que Levias se encaixa... Só não quero lançar uma tradução e por uma cagada de nome ter q voltar no futuro e corrigir a tradução :p

Exemplo: LttP = Moon Pearl, Pérola da Lua.... sai o FSA e tem além da Moon Pearl a Moon Gate... Moon Gate como Portão da Lua fica ruim, pq ele n leva para a Lua... então seria Portão Lunar e Pérola Lunar...

Coisas assim são difíceis de prever obviamente, ainda mais com jogos q tiveram 10 anos de distância entre si... por ser trabalho, podemos ir la e lançar uma versão nova corrigindo... mas queria algo mais "fixo" e final :P
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Mensagempor shadowlink » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 10h52min

Entendo seu pensamento, mas com um nome próprio é mais difícil termos uma inconsistência desse tipo. E, em geral, quando acontecem, elas simplesmente ficam lá, e o conhecimento sobre elas acaba se tornando trivia para aqueles que procuram saber.

Um exemplo seria o prefixo "geld-" usado por alguns monstros com tema de deserto, e o povo Gerudo. No japonês, ambos são a mesma coisa ("gerudo" sendo "traduzido" como "geld" no ALttP, mas mantido como se lê no OoT e derivados). Versões mais novas do ALttP continuam usando o "geld-", enquanto o povo continua sendo "Gerudo". Outro seriam a Sacred Forest Meadow do OoT e a Sacred Grove do TP, ambas tendo exatamente o mesmo nome em japonês, mas sendo traduzidos como sinônimos em inglês, sem que o OoT3D adira à nova tradução (que por sinal é muito melhor :P).

Enfim, acho que a decisão aqui seria mais entre "queremos traduzir a versão norte-americana" ou "queremos traduzir a versão japonesa". Se for optado pelo primeiro, como é o caso, o ideal é manter as decisões da localização quanto a nomes, usando o japonês como referência apenas quando houver algum verdadeiro erro, ou o significado ficar muito ambíguo.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor Delavu_Ocean lyrics » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 10h58min

Para mim, Levias lembra um pouco Leviatã.
Sinceramente, eu prefiro Narisha, mas acho que deve ser Levias. Isso porque a versão americana já é muito difundida no Brasil. Pode complicar coisas como detonados e talz.
Imagem
Everything is gonna be alright
Delavu_Ocean lyrics
Redator Chefe
Redator Chefe

Cash on hand: 272.40 Rupees

Mensagempor Chapolink » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 11h06min

Na verdade se o nome significar "deusa" faz algum sentido. Os outros três dragões são nomeados a partir dos nomes das deusas (El[din], [Faro]n e La[nayru]), o "quarto dragão" poderia ter alguma referência a Hylia, ainda que pareça duvidoso uma tão obscura.

Eu também direi que prefiro manter Levias, e imagino que qualquer (improvável) derivação futura dele a NoA vá manter. Engraçado que quem faz essas mudanças mais arbitrárias normalmente são as divisões da NoE.
NNID: emanueu
3DS Friend Code: 3738-0227-7539
Chapolink
Diretor de Edição
Diretor de Edição

Cash on hand: 18,345.60 Rupees

Mensagempor Hagane » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 11h11min

Eu não vejo muito problema em ser Narisha. A Great Deku Tree refere-se a si própria com palavras femininas e tem um bigode. :V
Mas eu concordo com o Delavu, isso pode complicar os detonados e talz. É melhor deixar como Levias, mesmo.
Editado pela última vez por Hagane em 06/09/2012 (Quinta-feira), às 13h28min, em um total de 1 vez.
Hagane
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 584.05 Rupees

Mensagempor |N|NjA| » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 13h42min

Nós temos uma vantagem em relação a NoA e a NoE , que são anos e anos de Zelda e por não ter uma versão "oficial". Nós que estamos definindo isso aqui :)

Eu prefiro sempre traduzir a versão Japonesa, com a americana debaixo do braço... como foi o LttP, onde estamos seguindo o japones e o resultado foi muito positivo.

Coisas como o que o Shadowlink falou do Sacred Forest Meadow é que eu quero evitar na versão BR. Quero que tudo seja consistente, como a NoA vem tentando fazer nos últimos anos... e temos a vantagem que podemos lançar um patch corrigindo algo no futuro, se provados errados.

Shadowlink , sobre o seu "geld-" q vc mencionou.... Em que parte exatamente isso ocorre? Não lembro de ter visto nada do genero na tradução do LttP.

Voltando ao Levias... eu queria entender o porque do Narisha... se´e alguma entidade de alguma religião ou sei lá... Se não descobrirmos o nome, manterei Levias... não pq a versão da NoA é a mais difundida, mas sim pq é o que mais faz sentido para nós... Mas é muito estranho todas as versões, inclusive a jap, usarem Narisha.

-- Qui Set 06, 2012 1:26 pm --

Imagem

-- Qui Set 06, 2012 1:33 pm --

Aliás.... preciso checar a versão em inglês UK ... imagina se tiver Narisha....

-- Qui Set 06, 2012 1:40 pm --

Link bacana: http://www.zeldawiki.org/Skyward_Sword_Translations
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Mensagempor Delavu_Ocean lyrics » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 14h14min

Engraçado que em muitos nomes aparece o mesmo problema. A versão americana está diferente de todas...
Acho que podemos fazer uma lista e fazer uma discussão mais abrangente do assunto. Afinal, não é mais somente um ponto.
Imagem
Everything is gonna be alright
Delavu_Ocean lyrics
Redator Chefe
Redator Chefe

Cash on hand: 272.40 Rupees

Mensagempor shadowlink » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 14h42min

|N|NjA| escreveu:Shadowlink , sobre o seu "geld-" q vc mencionou.... Em que parte exatamente isso ocorre? Não lembro de ter visto nada do genero na tradução do LttP.

Não sei se ele chega a ser mencionado no texto in-game, mas os inimigos Geldman e Geldarm (que, acabo de ver, é do AoL, não ALttP) ambos têm nomes com o prefixo "gerudo" em japonês. É possível que eles sejam mencionados apenas nos manuais, o que invalidaria meu ponto sobre versões mais novas não serem modificadas, já que manuais atuais não têm esse tipo de informação (saudades de quando os manuais faziam mais do que dar uma série de instruções sem graça sobre como se joga :P). Sobra então a Sacred Forest Meadow/Grove como exemplo :P
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor |N|NjA| » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 14h46min

Os nomes diferentes, em sua maioria no skyloft, mudam por causa do nome dos pássaros.... cada personagem tem um nome de "pássaro" praticamente. Isso provavelmente teremos que traduzir e adaptar para que sejam facilmente reconhecidos para nós (senão, perde-se o propósito).

Quando são nomes assim, fáceis de identificar pq mudou, tudo bem... ruim é qd são nomes como esse Narisha e Levias :/

Se alguem puder ocmpilar uma lista para o Skyward Sword, eu agradeço... já que estou ocupado dando os últimos retoques no ALttP.

Shadowlink , agora sim, eu lembro dos inimigos. Eu tenho quase certeza que nos créditos do jogo aparece o nome de cada inimigo, pessoal, etc... Essa informação a gente n recebeu no dump dos scripts :/ Vou correr atrás para saber se conseguiremos mudar os créditos... Aí sim teremos problemas com nomes de inimigos...

No script q recebi, apenas tinha Slime e Cukeman e Octoballon explicitamente citados...
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Mensagempor Crimson Link » 06/09/2012 (Quinta-feira), às 18h01min

Com certeza Nariaha é um nome muito feminino, mas prefiro Levias, para mim impoem mais respeito, já que ele é um grande peixe voador!!! :lol:

Zeldas zerados:
The Legend of Zelda Minish Cap
The Legend of Zelda Twilight Princess
The Legend of Zelda Skyward Sword
The Legend of Zelda Ocarina of Time
The Legend of Zelda Phanton hourglass
The Legend of Zelda Spirit Tracks

Zeldas em andamento:
The legend of Zelda Majora's mask 20%

As essências do tempo e da natureza já foram recuperadas, agora só falta recuperar as duas das mais principais essências... a da alegria e da humildade!

Imagem
Crimson Link
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 1,737.60 Rupees

Próximo

Voltar para Skyward Sword