Críticas a Skyward Sword

Tópicos exclusivos deste jogo para Wii que marca os 25 anos de Zelda.
Regras do fórum
Antes de postar, veja as orientações para as seções de jogos e o Manual de Regras do fórum.

Críticas a Skyward Sword

Mensagempor CDX » 13/01/2015 (Terça-feira), às 21h36min

Skyward não agradou todos: enquanto uns acham muito foda, outros acham que ele "é Zelda só no nome".

Eis que comecei a jogar semana passada e, bem... Tou adorando. :=D: Mesmo ainda estando muito no começo: duas dungeons e contando. Então queria saber, afinal, quais são exatamente os defeitos que vocês veem nele. Porque até agora, honestamente, a maior crítica que posso fazer é que eu esperava mais dos gráficos. :XD:

Sem spoilers, grato desde já.
Editado pela última vez por CDX em 29/01/2015 (Quinta-feira), às 13h58min, em um total de 1 vez.
Imagem
CDX
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 2,423.15 Rupees

Re: Críticas a Skyward Sword.

Mensagempor Chapolink » 13/01/2015 (Terça-feira), às 21h52min

As pessoas acham os controles gimmicky, ruins e imprecisos. As pessoas acham que o jogo é linear demais e não dá liberdade de exploração. As pessoas acham cansativo voltar várias vezes nas mesma áreas. As pessoas acham ruim que essas áreas não são interligadas. As pessoas acham que tem pouco item sendo usado de mais ao longo do jogo inteiro. As pessoas acham ruim a stamina. As pessoas acham ruim ter que enfrentar certos inimigos várias vezes. As pessoas odeiam a Fi mais do que a Navi (dowsing incluso).

E as outras pessoas acham tudo o inverso. Eu particularmente gosto muito. Não é o número um e tem falhas inegáveis (sobretudo acima das nuvens), mas eu curto bastante. É meio curioso como esse Zelda é muito mais polarizado que os demais.
NNID: emanueu
3DS Friend Code: 3738-0227-7539
Chapolink
Diretor de Edição
Diretor de Edição

Cash on hand: 18,345.60 Rupees

Mensagempor Linck » 13/01/2015 (Terça-feira), às 22h00min

Chapolink escreveu:As pessoas acham os controles gimmicky, ruins e imprecisos. As pessoas acham que o jogo é linear demais e não dá liberdade de exploração. As pessoas acham cansativo voltar várias vezes nas mesma áreas. As pessoas acham ruim que essas áreas não são interligadas. As pessoas acham que tem pouco item sendo usado de mais ao longo do jogo inteiro. As pessoas acham ruim a stamina. As pessoas acham ruim ter que enfrentar certos inimigos várias vezes. As pessoas odeiam a Fi mais do que a Navi (dowsing incluso).

Apesar de concordar em partes com algumas dessas coisas que as pessoas dizem, eu considero SS o melhor zelda que joguei. Dungeons criativas, itens cirativos, gameplay divertido estão entre os aspectos que me fazem gostar dele.

Os itens o pessoal reclama que tem poucos itens, mas eu acho bem legal que você ganha um item em uma dungeon, e ele continua sendo útil em outras dungeons. Tem zelda que é assim: pegou o item da dungeon, você vai usar ele pra tudo agora no resto da dungeon e pra matar o boss. Acabou a dungeon? Você vai práticamente esquecer desse item.
Linck
Lobo Sagrado
Lobo Sagrado

Cash on hand: 4,086.70 Rupees

Mensagempor Chapolink » 13/01/2015 (Terça-feira), às 22h14min

Também prefiro pouco item e uso justo. Mas entendo quando o pessoal diz que o jogo abusa demais do beetle, enquanto um outro item é bem desse tipo de use-na-dungeon-e-esqueça-depois, fora termos mais uma vez o péssimo combo estilingue-arco. É meio complicado conseguir um ponto de equilíbrio entre uso prolongado mas criativo, e repetição cansativa. Eu acho que pelo menos com o sitema de upgrades dá mais vontade de ficar usando a mesma coisa, mas o jogo conseguiria melhor resultado tentando deixar todos os itens mais ou menos com a mesma importância.
Chapolink
Diretor de Edição
Diretor de Edição

Mensagempor shadowlink » 13/01/2015 (Terça-feira), às 22h48min

O jogo também está entre os meus favoritos, mas mesmo assim ele tem umas falhas bem gritantes. Por exemplo, embora os controles de movimento sejam bem precisos para os itens de ataque, a mecânica da lira é ridícula e as mecânicas de voo e natação são desnecessariamente complicadas. O jogo também aproveita muito mal a variedade de inimigos. Apesar de não ter um número total de inimigos muito menor que o de outros Zelda 3D, ele tem muitos inimigos que aparecem apenas uma ou duas vezes no jogo, enquanto Bokoblins estão em absolutamente todos os lugares. A Fi também tem uma péssima mania de dizer o óbvio. E o céu é absurdamente mal aproveitado, sem fazer nenhum grande proveito do grande chamativo do jogo com os Loftwings. Outros problemas podem ser citados, mas no momento esses são os que mais rapidamente me vem em mente.
Imagem

Nintendo ID: fferraz
3DS Friend Code: 2320-7449-1745
shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Cash on hand: 23,104.25 Rupees

Mensagempor Matheus M » 14/01/2015 (Quarta-feira), às 01h55min

Skyward Sword é bem complicado. Gosto muito dele, mas seus problemas são bem diretos: mundos bem lineares e não interligados (enquanto jogava, imaginava porque não ter um 'centro', e chegava a conclusão que poderia ser o tempo, mas com 5 anos dava pra botar um ctrl+c/v da Hyrule Field de Twilight Princess e colocar lá só como desculpa), começo bem lento e com tutorial excessivo, algumas vezes o controle era bem impreciso, a lira foi a coisa mais ridícula que eles fizeram como instrumento (pelo menos, até onde joguei), a obviedade da Fi, e entre outras coisas - vou acabar repetindo muito o que os caras de cima disseram.

Porém, ele é muito bom: traz uma história muito bem encaixada e bolada, uma música fenomenal, design gráfico de primeira, um bom uso do Motion Plus, mundo enorme e bem exploratório e uma quantidade muito grande de missões. Skyward Sword é muito criticado pois ele é um Zelda que tenta bota de tudo dos anteriores, ousou demais, mas sofreu por achar seu público. Na minha visão, se ele continuasse em desenvolvimento por mais um ano (não que eu queira ou ache certo), talvez esses problemas fossem solucionados.

Apesar de eu admitir que ele é bem problemático, continuo colocando ele como o meu preferido!
Matheus M
Newsposter
Newsposter

Cash on hand: 779.00 Rupees

Mensagempor GBKgamer » 14/01/2015 (Quarta-feira), às 08h16min

Não acho o SW tão ruim,mas como os outros já deixaram bem claro a Fi é ridiculamente obvia,e também a coisa que mais me irritou no jogo é que quando você tá com vida baixa além dos beeps tem a Fi que diz que você está morrendo umas 5555529848442939 vezes até você pegar um coração(O pior e no modo Hero que não tem as flor de coração :TT: )Mas mesmo assim não é tão ruim quanto alguns pregão,assim também com os de DS,a jogabilidade assustou o pessoal,mas nem era tão ruim assim :)
GBKgamer o lendário herói do tempo aqui conta algumas de sua conquistas:
Imagem
-----------------------------------
Jogos zerados:
Zelda 1
a link to the past (The best)
link's Awakening DX
Ocarina of time(First)
Four swords
Four swords adventures
The minish cap
Twilight Princess
Phantom Hourglass
A Link Between Worlds(Hero e Normal)
SKYWARD SWORD

---------------------------
Jogando:
The Adventure of Link
Majora's Mask

---------------------------------
Pretendo zerar:
SPIRIT TRACKS

-------------------------------------
GBKgamer
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 238.45 Rupees

Mensagempor CDX » 14/01/2015 (Quarta-feira), às 16h57min

Eu notei tudo isso, mas é que, na boa... Todas essas críticas são aplicáveis a qualquer Zelda desde OOT. Tirando Between Worlds, que veio depois de SS e não antes.

Twilight Princess, o Zelda de maior peso antes SS, tem tudo isso: é linear, ridiculamente fácil, a Midna é tão óbvia quanto a Fi (embora tenha mais personalidade) e 95% dos itens são absolutamente inúteis fora das dungeons. E geral fica "oh, melhor Zelda, todos saúdem Twilight Princess" mesmo sendo basicamente a mesma coisa.

A impressão que eu tenho com SS é que ele pegou tudo de melhor que tinha nos Zeldas anteriores e aperfeiçoou, e acrescentou mais - principalmente na jogabilidade. E poxa, isso é bom... né? Eles só ficaram com preguiça de fazer texturas mais caprichadas e um cel-shade com mais atenção, mas isso é o de menos.
Imagem
CDX
Maquinista Real
Maquinista Real

Mensagempor shadowlink » 15/01/2015 (Quinta-feira), às 14h11min

No caso da Fi em específico, eu tenho uma impressão de que eles quiseram fazer dela uma paródia dos companheiros anteriores de jogos 3D. Tipo, uma piada mesmo, porque a forma como ela é óbvia é um pouco mais extrema que a dos outros companheiros. É bem comum durante o jogo você ter alguma cutscene onde algum NPC te fala para onde você deve ir, e assim que a cutscene acaba e o controle volta às mãos do jogador, a Fi te interrompe para dizer a mesma coisa que acaba de ser dita na cutscene. O problema é que a piada é sem graça, e o jogo ainda está te forçando a desperdiçar tempo com informação que você já tem. Tá certo que você pode pular as cutscenes do jogo, e então essa informação seria "fresca", mas ainda assim é algo desnecessario, e se eu pulei a cutscene é porque provavelmente já sei o que fazer.

Mas fora isso, eu acho ela um personagem excelente. A Midna podia ser mais "sassy", mas a Fi também tem bastante personalidade, mesmo que aja de forma robótica. É diferente da Navi, por exemplo, que literalmente só estava lá para te jogar info dumps.

O grande problema do SS é que ele é um jogo de extremos. O que ele fez certo, ele fez muito certo, e o que ele fez de errado ele fez muito errado. Dependendo do quanto essas falhas são capazes de influenciar toda a sua opinião sobre o jogo, você ou o ama ou o odeia.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor CDX » 28/01/2015 (Quarta-feira), às 16h48min

shadowlink escreveu:Tá certo que você pode pular as cutscenes do jogo

[...]

O grande problema do SS é que ele é um jogo de extremos. O que ele fez certo, ele fez muito certo, e o que ele fez de errado ele fez muito errado.

Nem acho um jogo de extremos. Na verdade às vezes eu fico achando que o estúdio ficou com preguiça de fazer mais caprichado algumas coisas, principalmente na parte gráfica embora às vezes na jogabilidade e level design também.

A frustração mais extrema que eu tive até agora foi que me obrigaram a ir de novo em Faron Woods, sem nenhum grande acréscimo além do Silent Realm e até na dungeon de lá pra fazer uma parada que tinha tudo pra ser uma dungeon nova. Tipo, como assim eu fico revisitando territórios e dungeons em vez de fazerem uma outra dungeon num território novo? XD
Editado pela última vez por CDX em 29/01/2015 (Quinta-feira), às 13h57min, em um total de 2 vezes.
Imagem
CDX
Maquinista Real
Maquinista Real

Mensagempor Chapolink » 28/01/2015 (Quarta-feira), às 18h41min

Eles tentaram quebrar a convenção que vinha fazendo os mundos em Zelda super desinteressantes: vai lá, faz a coisa e nunca mais tem motivo pra voltar. Eu queria muito revisitação decente de dungeons, essa foi fraquinha mas já era um começo. Mas provavelmente reclamaram tanto que não voltarão a explorar o conceito.
Chapolink
Diretor de Edição
Diretor de Edição

Mensagempor shadowlink » 28/01/2015 (Quarta-feira), às 18h45min

Então, essa é outra grande reclamação sobre o jogo. Você passou por praticamente todas as áreas do jogo, agora é só revisitar as áreas antigas com pequenas diferenças, e em alguns casos acesso a sub-áreas novas. Junto com a falta de conexões entre as áreas, são pontos que muitos levantam contra o mundo do jogo. Hoje mesmo eu estava discutindo isso com uns amigos, e mesmo defendendo algumas das escolhas deles na questão do overworld, ele está longe de perfeito.

Chapolink escreveu:Eles tentaram quebrar a convenção que vinha fazendo os mundos em Zelda super desinteressantes: vai lá, faz a coisa e nunca mais tem motivo pra voltar. Eu queria muito revisitação decente de dungeons, essa foi fraquinha mas já era um começo. Mas provavelmente reclamaram tanto que não voltarão a explorar o conceito.

Sim, isso sempre me passou a ideia de ser a forma deles explorarem aquelas muanças que eles disseram que haveria na "divisão entre dungeon e overworld". Quando você revisita a dungeon, em termos de level design ela não é mais uma dungeon, só mais um pedaço do overworld pelo qual você passa para chegar no seu destino.

É o tipo de "tradição" da série que não precisa ser mudada (pelo contrário, dungeons devem retomar um pouco do ar de mistério e perigo que tinham antigamente), e o resultado ficou insatisfatório. Basicamente, tentaram consertar o que não estava quebrado.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Re: Críticas a Skyward Sword

Mensagempor CDX » 29/01/2015 (Quinta-feira), às 14h17min

Ah, eu meio que concordo com o Chapo nesse sentido, o problema foi como fizeram.

Imagina se o Silent Realm me desse um item ou poder que fosse uma nova chave pra velha dungeon, como o estilingue e o besouro foram da primeira vez? Eu ia revisitar e ter que passar por ela de novo, mas tudo ia ficar diferente. Eu ia acessar novas salas, novas áreas nas salas conhecidas, matar inimigos que antes tive que fugir e descobrir novas coisas. Mas o poder de nadar só serviu pra eu achar a Faron e descobrir que precisava voltar lá.
Imagem
CDX
Maquinista Real
Maquinista Real

Mensagempor shadowlink » 29/01/2015 (Quinta-feira), às 14h49min

Realmente, uma exploração maior com outros itens, mais no estilo Metroid, seria muito legal, mas não era bem a proposta do que eles queriam fazer. E acho que mesmo que fizessem, os haters iam continuar gritando que querem uma dungeon nova mesmo assim. Vide a Tower of Spirits do Spirit Tracks, que faz justamente isso, sem te forçar a jamais passar duas vezes pelo mesmo andar da torre, mas ainda assim é fortemente criticada.
Imagem

shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Mensagempor CDX » 02/02/2015 (Segunda-feira), às 18h10min

Só pra avisar que eu acabei de chegar na Ancient Cistern e retiro o que eu disse sobre revisitar áreas. Eu tava com medo de que revisitar o Skyview Temple tava entrando no lugar de uma dungeon nova, mas não, eles só tavam mesmo tratando ele como parte do overworld. Ufa. XD
Imagem
CDX
Maquinista Real
Maquinista Real

Próximo

Voltar para Skyward Sword