Racismo no Brasil

Venha aqui tomar um copo de leite e discutir sobre tudo que quiser (contanto que o assunto não esteja relacionado com uma das seções acima ou abaixo).

Racismo no Brasil

Mensagempor Luki4n » 31/10/2012 (Quarta-feira), às 20h56min

Recentemente teve o caso do mendigo holywoodiano que era bonito demais pra ser pobre. A partir daí, várias pessoas disseram que o fato de ele não ser negro e estar chamando tanta atenção era por conta do racismo brasileiro. Vocês concordam?

Existe racismo no Brasil? Você considera que o racismo só existe na forma explícita e com intenção, ou pode existir de maneira reprimida (ou inconsciente) e sem intenção por parte daquele que o profere?
Imagem
Luki4n
Oráculo de Luki4n
Oráculo de Luki4n

Cash on hand: 8,724.04 Rupees

Re: Racismo no Brasil

Mensagempor Chapolink » 31/10/2012 (Quarta-feira), às 21h31min

Esses dias mesmo tava atendendo uma senhora, puta porque tinham cortado a água dela, que disse que funcionário que fez o serviço era negro e falou algo como "sou filha de preto, mas sei que nenhum presta". Já cheguei a ouvir algum comentário racista da minha avó anos atrás, parece bem mais comum entre gente velha porque era um negócio mais aberto no tempo deles. Se diminuiu de lá pra cá, é difícil dizer. Certamente há maior repressão social pra quem demonstra, então podemos dizer que no mínimo as pessoas evitam expressar em público ou o fazem de forma mais discreta. Então sim, existe racismo no Brasil, e tanto de forma explícita quanto inconsciente. Isso pode ser melhor visto em outra forma de preconceito, o com pessoas com deficiência. Mesmo com a melhor das intenções, não é incomum ver alguém se dirigir ao acompanhante de um cego ou um cadeirante como se o próprio não tivesse capacidade cognitiva suficiente para entender e responder por conta própria.

Ter preconceito é normal porque é fruto de coisas inerentes a nós: ignorância e julgamento. temos que interpretar, formar opinião sobre aquilo que vemos; o problema é não se atentar a aprender sobre a novidade que esteja vendo para reavaliar seu conceito e corrigir os erros. Isso acaba gerando falsas verdades que se convertem em "conhecimentos" transmissíveis a outras pessoas que ainda não tiveram contato para formar opinião, e por aí vai seguindo. E por isso preconceito "racial" ainda existe, porque informação suficiente tá disponível para todos, de modo que a concepção de racismo atualmente é absurda. Mas de nada importa se as pessoas que são mais influentes sobre você ainda têm o raciocínio defasado.

Não vou comentar nada sobre o mendigo porque não faço ideia de que se trate e não tô a fim de pesquisar, abç.
NNID: emanueu
3DS Friend Code: 3738-0227-7539
Chapolink
Diretor de Edição
Diretor de Edição

Cash on hand: 18,345.60 Rupees

Mensagempor Hynnin » 31/10/2012 (Quarta-feira), às 23h36min

Racismo é coisa de preto
Imagem

Imagem
Hynnin
Despertador do Windfish
Despertador do Windfish

Cash on hand: 1,828.80 Rupees

Mensagempor YusukY » 02/11/2012 (Sexta-feira), às 21h02min

Hyn :')

Racismo acabar ou chegar a níveis ignoráveis é uma questão de pouco tempo agora, mas existir provavelmente sempre vai existir.
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Mensagempor Twero » 02/11/2012 (Sexta-feira), às 22h30min

Eu considerava o racismo por aqui meio morto, até que uma professora xingou um aluno de macaco porque ele queria entrar por um portão que não podia na UEPA e recentemente vi um curta-documentário chamado Retrato em Preto e Branco e...sinto que a coisa ainda é bem viva. :(
Imagem
Imagem
Twero
Oráculo da Aura
Oráculo da Aura

Cash on hand: 10,103.40 Rupees

Mensagempor Hynnin » 05/11/2012 (Segunda-feira), às 22h01min

Queria que alguém fizesse polêmica, mas eu ainda continuo com meu ponto de vista de sempre: Racismo só vai existir enquanto acreditarmos que ele existe

Quando todos perceberem que preto, branco, amarelo e vermelho não precisam de muletas pra se defenderem, vamos ser iguais de fato
Imagem

Imagem
Hynnin
Despertador do Windfish
Despertador do Windfish

Mensagempor YusukY » 06/11/2012 (Terça-feira), às 01h23min

Cara. Eu acho que o racismo ainda vai "continuar existindo", mesmo quando ninguem mais acreditar no discurso racista enquanto comprarmos a idéia de que somos todos iguais. Pq sinceramente, eu não sou igual a um negro. Ignorando todo o fator visual e biológico envolvido, existem aqueles que são melhores e piores que eu. E a cor da pele não tem nada a ver com isso.

Isso e o revanchismo que paira no ar. O revanchismo de que para os negros serem iguais aos brancos, devemos criar cotas que mais prejudica o branco do que beneficia o negro. (Espero que não interpretem isso mal, visto que já estou com fama de autoritario anti-gay por aí). Se acabassem com esse revanchismo e começassem a dar oportunidades justas aos negros, que os - de forma generalizada - brancos recebem - sim, por culpa da história - , aí sim teríamos um país mais honesto nesse quesito.

Polêmica o suficiente, senhor órgão?
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Mensagempor Hynnin » 06/11/2012 (Terça-feira), às 21h27min

Mas ai que tá, alguém ser melhor que você em algo é totalmente natural assim como um homem nascer gostando de pintos ao invés de cocotas

O fato de dar um patrocínio a uma casta pra pedir desculpas por erros históricos é tão humilhante quanto os próprios fatos históricos em si, porque prova que eles serão sempre incapazes de conseguir os mesmos feitos de pessoas "normais", mas eu entendo seu ponto de vista, "eles já estão em desvantagem inicial por conta da cultura esmagadora e da sociedade julgadora" certo? Errado, no momento que esta ideologia de desequilibrio pra auxílio acabar a desvantagem inicial ia naturalmente se desfazendo, ou é pelo menos isso que eu acredito, que esse ciclo iria desmanchando gradativamente
Imagem

Imagem
Hynnin
Despertador do Windfish
Despertador do Windfish

Mensagempor YusukY » 07/11/2012 (Quarta-feira), às 21h03min

Cara... eu não entendi bem seu post, mas não acho que esse não é o tipo de problema que some naturalmente. Principalmente se os negros são tratados como inferiores (sendo o caso na realidade ou não).
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Mensagempor Cell » 09/11/2012 (Sexta-feira), às 06h07min

O racismo existe em todos os lugares. Mas o Brasil não é um país predominantemente racista, pois a maioria da população ( pelo menos a maioria das pessoas que conheço) abominam isso
Imagem
Cell
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 908.65 Rupees

Mensagempor Nightmare » 09/11/2012 (Sexta-feira), às 21h01min

Cell escreveu:Mas o Brasil não é um país predominantemente racista, pois a maioria da população ( pelo menos a maioria das pessoas que conheço) abominam isso

De onde você tirou isso?
Não tem como saber quem é racista ou não sem conhecer bem as pessoas. Não é tipo
- Você é racista?
- Não. -> Ele(a) não é racista.
Analogamente, se você fosse anti-semita, você não necessariamente sairia falando por aí.

Você considera que o racismo só existe na forma explícita e com intenção, ou pode existir de maneira reprimida (ou inconsciente) e sem intenção por parte daquele que o profere?

Por que não poderia?
Convicção não é uma coisa que não pode mudar com o tempo/influência do meio/pesquisa/reflexão, mas também não é pura questão de escolha. Se, por exemplo, um ateu decide virar religioso pra não sofrer discriminação, ele vai estar tentando se enganar ou enganar outros, a menos que argumentos convincentes sejam demonstrados a ele (o que não necessariamente vai acontecer, pode ocorrer ou não). Considerando isso, é possível que o cara tenha boas intenções sem que elas sejam condizentes com o que o cara acredita (no caso do ateu seria o contrário, ele tinha a intenção de enganar, mas não havia nada de errado com a convicção dele).
Muitas vezes você discorda do que um livro ou professor fala e queria concordar (porra, é uma merda enfrentar a palavra de alguém que entende muito mais do assunto do que você, você se sente arrogante e com uma impressão colossal de que você é quem tá falando bosta), mas sente que, enquanto o que o cara/livro disse não fizer sentido, você vai ter que continuar procurando um sentido. Outra divergência entre pensamento e vontade.
O racismo é uma parte da convicção projetada num espelho, mas esse espelho não precisa ser seus atos ou intenções.
Atos não necessariamente refletem a ideologia do indivíduo. Fatores como humor e erros entram na brincadeira e tornam a realidade um pouco mais complexa que isso. Claro que nem todos pensam assim. Aí surgem coisas como "Ai, que horror, o cara disse que vai comer a mulher e o bebê. Tomara que seja processado e demitido e que a carreira desse monstro acabe!".

E, of course, nem todo mundo tem a mesma definição de "racismo". Uma velhinha de 80 anos pode dizer alguma coisa racista e não se achar "racista"/intolerante. Achar que aquilo é normal e certo porque na época dela era o que se ensinava mais tipicamente.

E se o racismo pode existir e ser reprimido pelo racista? Por que não? É até meio natural reprimir diante de um mundo onde esse tipo de atitude ofensiva se tornou infame e ilegal. Se não for repressão "interna" (o sujeito tentar se enganar), ainda tem a "externa" (o cara aceita o que é mas evita exteorizar).
3DS FC: 0232 - 8891- 8379
Nightmare
Condutor dos Ventos
Condutor dos Ventos

Cash on hand: 2,627.80 Rupees

Mensagempor Saishy » 09/11/2012 (Sexta-feira), às 21h38min

Hynnin escreveu:Queria que alguém fizesse polêmica, mas eu ainda continuo com meu ponto de vista de sempre: Racismo só vai existir enquanto acreditarmos que ele existe

Quando todos perceberem que preto, branco, amarelo e vermelho não precisam de muletas pra se defenderem, vamos ser iguais de fato

Exato, sempre pensei isso.

Acho completamente ridículo quando separam algo para negros como se eles fossem um tipo diferente de pessoa.

É essa imagem aqui em suma Imagem

Edit: Also se conhecem alguém que vive no Canada e não é Canadense, de preferência alguém de um país com muitos negros ou que seja negro, perguntem sobre isso pra eles.
Provavelmente vão ouvir altas histórias engraçadas.
Imagem

Imagem ImagemImagem
"Oque nos leva a crer que MM é a continuação de OoT" By: Eu
Saishy
Sábio Ancestral
Sábio Ancestral

Cash on hand: 3,930.45 Rupees

Mensagempor Link Hyrule » 07/04/2013 (Domingo), às 10h17min

Racismo é bobagem, mas não é só no Brasil, aliás, acho que no Brasil não deve existir 'racismo' em si, mas sim, bullyng, sei lá como se escreve...
Aqui no Japão tem MUITO preconceituoso..
Moro no Japão e pra mim falar sobre racismo é delicado... :(
Jogos Terminados:
The Legend of Zelda: Ocarina of Time

Jogos em andamento:
The Legend of Zelda: Twilight Princess

Jogos Pausados:
The Legend of Zelda: Oracle of Seasons
The Legend of Zelda: Majora's Mask
The Legend of Zelda: The Wind Waker
The Legend of Zelda: Link's Awakening
Link's Bougun Training

Jogos quê ainda não comecei:
The Legend of Zelda: Skyward Sword
The Legend of Zelda: Four Swords Adventures
Link Hyrule
Garoto Minish
Garoto Minish

Cash on hand: 173.20 Rupees

Mensagempor Flash » 07/04/2013 (Domingo), às 16h43min

YusukY escreveu:Racismo acabar ou chegar a níveis ignoráveis é uma questão de pouco tempo agora

Imagem
Imagem
Flash
Condutor dos Ventos
Condutor dos Ventos

Cash on hand: 1,849.20 Rupees

Mensagempor BLand » 10/04/2013 (Quarta-feira), às 20h13min

é, o racismo é bem comum no brasil, porque alias durou mais de 40 anos após a abolição da escravidão no brasil para ele ter alguma inluencia na sociedade. eu não tenho racismo, tenho um tio negro e adoro ele, tipo, os negros eles temtam ser muito legal com as pessoas, e eu os considero as vezes ate melhor que alguns brancos.
Zelda´s Zerados:
Ocarina Of Time 6x
Majora´s Mask 3x
Minish Cap 5x
Phantom Hourglass 1x
[b]A link to the Past 1x

Pretendo Jogar:
Wind Waker
Twilight Princess
Skyward Sword

Imagem
BLand