Escola...uma instituição falida ?

Venha aqui tomar um copo de leite e discutir sobre tudo que quiser (contanto que o assunto não esteja relacionado com uma das seções acima ou abaixo).

Escola...uma instituição falida ?

Mensagempor nawakisan » 19/03/2013 (Terça-feira), às 21h46min

A idéia do tópico veio de um vídeo que vi na internet á fora...uma critica sobre o modelo de educação atual ou mesmo a real significância da escola para a sociedade. Interessante no mínimo...em especial agora, já que muitos pais começaram a aderir ao ensino dos filhos em casa. Mas e vocês, o que pensam sobre o assunto ?

qrXk_U0aORo

No meu caso, concordo parcialmente com algumas críticas do vídeo embora tenha achado alguns pontos bem radicais e generalisados :P .
Mas ainda sim, gostaria de ouvir opiniões de outros sobre o assunto, tenho certeza que rende uma boa discussão.
Imagem
nawakisan
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 1,671.39 Rupees

Re: Escola...uma instituição falida ?

Mensagempor caiobex » 19/03/2013 (Terça-feira), às 22h47min

Hmmm tema muito geral, oloco, até me perco no que falar @_@

Então... Acho que todo mundo pelo menos ouviu falar do mito da caverna. De certa maneira, a escola é feita aos moldes dele, a própria palavra Professor significa "Aquele que traz à luz", então acho que é meio estranho dizer que a escola foi criada nos moldes dos exércitos e das fábricas quando essa configuração só nasceu na era moderna, mais ou menos. O vídeo, aliás, é um claro "Tá tu errado, tem que melhorar" mas não diz o que se pode fazer. É óbvio que abordar assuntos mais práticos pro dia a dia seria o ideal e que o vestibular não é um sistema decente, mas também, qual sistema é? Eu honestamente gostaria de ver um daqueles estudos de prós e contras de vários sistemas para poder avaliar um pouco melhor qual seria ideal antes de poder afirmar qualquer coisa sobre o assunto.

Agora, uma coisa que tenho a dizer, muito mais pontual, é que sou absolutamente contra ensinar a criança em casa. O próprio vídeo diz que a escola é, de forma geral, o primeiro contato social que a criança tem e privá-la disso é privá-la de desenvolver habilidades sociais que são como tudo: O quanto antes você aprender, melhor. Não sei muito mais o que dizer, gostaria de trabalhar com questões mais pontuais pra não ficar tão no geralzão...
Imagem

" Quando o mundo for reduzido a um único lenho negro para nossos quatro olhos pasmados —, a uma praia para duas crianças fiéis —, a uma casa musical para nossa clara simpatia —, eu o encontrarei.
Haja sobre a terra apenas um velho solitário, calmo e belo, rodeado de um "luxo extraordinário" — e estarei a seus pés.
Assim que tiver imaginado todas as suas lembranças —, seja eu aquela que sabe estrangulá-lo —, eu o sufocarei."
Arthur Rimbaud

"Primeiro chegam sorrisos, depois mentiras. Por último o tiroteio"
Roland de Gilead, A Torre Negra - Stephen King
caiobex
Oráculo da Batata
Oráculo da Batata

Cash on hand: 4,400.25 Rupees

Mensagempor CDX » 20/03/2013 (Quarta-feira), às 20h31min

Sobre o seu vídeo:

LWG0OMEruJg

O problema básico da escola é que ela vê o aprendizado como algo que se adquire, e não que se constrói. E elas pensam no melhor "o que/como adquirir", com objetivos específicos: emprego, vestibular, etc. No fim a educação básica é tratada como um treinamento de RH. Aprender é muito, MUITO mais que isso. Mais abrangente e mais sagrado.

Um (dos) treco(s) que eu tou barbudo de criticar é o monopólio do cuspe e giz/datashow. A sala de aula tem sua (enorme) importância, mas que vai pelo ralo quando não é integrada a outros métodos de aprendizado: campo, laboratórios, práticas cotidianas... Boa parte das minhas pesquisas na faculdade são sobre a solidariedade entre Arte e Ciência nesse sentido - vide assinatura.

Aprender é uma construção natural, e como tal, ela pode ter o desenrolar em diversos sentidos. A grande missão do orientador (professor de cu é rola) é saber orientar isso.
Imagem
CDX
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 2,423.15 Rupees

Mensagempor Link Dançarino » 20/03/2013 (Quarta-feira), às 21h23min

Interessante ,
Não sou ninguém para julgar, mas o produtor deste vídeo postado tinha apenas com um unico objetivo a criação de uma discussão qualquer, os argumentos usados por eles são completamente defasados e inconvenientes, pelo menos para mim que passei grande parte da minha vida escolar ( ainda estou no 9ºano ) em escolas particulares. Minha professora de português falou algo como "ah, as escolas públicas nunca serão melhores que escolas particulares pois são feitas pelo governo e o governo nunca permitiria as massas saberem tomas o poder" . Sei lá, talvez isso contribua para a discussão.
[insira arte aleatória aqui]
Link Dançarino
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 301.10 Rupees

Sendo bem lacônico

Mensagempor lpslucasps » 21/03/2013 (Quinta-feira), às 17h56min

Não.
Contos de bolso

Imagem

Uma análise profunda e sombria do mito Pokémon

Quarto conto no ar: Joias