Nintendo "usa" trabalho escravo!

Venha aqui tomar um copo de leite e discutir sobre tudo que quiser (contanto que o assunto não esteja relacionado com uma das seções acima ou abaixo).

Nintendo "usa" trabalho escravo!

Mensagempor medina » 23/03/2013 (Sábado), às 19h51min

Saudações pessoal,
Talvez isso não seja novidade para alguns, mas para mim foi novo e um choque.
É uma petição para mobilizar a Nintendo a tomar atitudes sobre as matérias primas utilizadas em seus produtos. Segue a reprodução do texto da petição e o link.

"A Nintendo tem sido um líder no mundo do gaming, mas falhou miseravelmente sobre o problema dos "minerais de conflito" que são minerados com trabalho escravo e violência no Congo na África. Grupos armados no Congo encurralam moradores de vilarejos com seu poderío bélico forçando adultos e crianças a escavar os minerais usados em equipamentos eletrônicos, que incluem seu telefone celular e seu console de videogame. Enquanto outras grandes empresas como HP, Apple e Microsoft têm tomado medidas para tornar seus produtos livres de "conflitos", a Nintendo acaba de se classificar em último lugar no setor com uma pontuação de zero em um relatório do grupo anti-genocídio, o Enough Project. Diga à Nintendo: Escravidão Não é Jogo. Por favor, dê o primeiro passo no sentido de tornar seus produtos livres de 'minerais de conflito' minerados por escravos através de auditoria em sua cadeia de suprimentos e tornando a informação pública."

Link da petição http://e-activist.com/ea-action/action?ea.client.id=1786&ea.campaign.id=19148

Esse assunto não é de hj, no site http://www.enoughproject.org/ façam uma busca pelo nome Nintendo que aparecerá algumas informações sobre o tema.
Não sou tão inocente ao ponto de não imaginar que empresas-pessoas usem atos ilícitos para obter lucro, mas como disse a pouco fiquei chocado, talvez pq percebi que um ato deplorável como este esteja aqui na sala da minha casa esperando eu apertar "power".
Será que realmente procede que a Nintendo faz uso desse minerais extraídos com trabalho escravo?
medina
Recruta
Recruta

Cash on hand: 168.00 Rupees

Re: Nintendo "usa" trabalho escravo!

Mensagempor Link Dançarino » 23/03/2013 (Sábado), às 22h51min

Ah cara, essa história é igual a dos problemas na Deep Web, temos nosso poder contra, mas se traz lucro para os grandes não há nada que realmente pôssamos fazer. Nossos esforços são meramente ilusórios, que eu saiba tem um estado americano onde pode-se pagar fiança contra petições.
[insira arte aleatória aqui]
Link Dançarino
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 301.10 Rupees

Mensagempor YusukY » 24/03/2013 (Domingo), às 18h39min

E pq isso é problema da Nintendo e não do Congo e seja lá qual país tenha trabalho escravo? (não li o texto, ainda mais pq é de um site chamado "e-activist")
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Mensagempor Rage » 25/03/2013 (Segunda-feira), às 14h08min

Esses ativistas da falsa boa vontade são as coisas que mais me irritam na internet.
Se é assim, criem uma petição pra todas as grandes marcas que vocês conhecem pararem de fazer 90% das "coisas erradas" (com muitas aspas, por favor) que fazem, mas por favor, depois não venham me reclamar de "preços abusivos".
Além do que, assinar uma petição e ficar sentado na cadeira do computador não vai mudar nada.
Esse pessoal quer deixar o mundo lindo e perfeito, uma utopia, sem ter noção do que esse tipo de coisa ia causar. O mundo tem que ter essas coisas, tem que ter gente se fodendo, gente no controle, tudo que tem hoje em dia, senão ia ser um caos completo.
Me recuso à assinar tais coisas, principalmente depois do Kony.
Aliás, tudo que mostra que a Nintendo (e outras empresas) faz esse tipo de coisa vem desses sites de ativistas, né? Provas reais e concretas disso nunca existem.
Depois a negada se supreende quando o dono dessas porras sai correndo pelado nas ruas.
Imagem
Hot Guy 2011
"A Good friend will come bail you out of jail...
A True Friend will be sitting next to you saying: "Damn...We fucked up."

Clique aqui e aprenda a não ser um imbecil em fóruns de internet.
Imagem
Rage
Colunista
Colunista

Cash on hand: 17,224.50 Rupees

Mensagempor X_Bacon » 25/03/2013 (Segunda-feira), às 20h16min

Mas vocês, hein...

Rage escreveu:Aliás, tudo que mostra que a Nintendo (e outras empresas) faz esse tipo de coisa vem desses sites de ativistas, né? Provas reais e concretas disso nunca existem.

Na verdade, a "prova" é que a Nintendo nunca se esforçou em verificar de onde vem os minérios que eles usam, preferindo não fazer nada. Ler o texto ajuda.
Imagem
X_Bacon
Oráculo dos Sanduíches
Oráculo dos Sanduíches

Cash on hand: 7,187.90 Rupees

Mensagempor Talt » 25/03/2013 (Segunda-feira), às 22h32min

Concordo em assinar pra fazer pressão pra nintendo trocar de fornecedor, discordo de pintar ela de grande vilã. Como o X disse, eles só não ligaram de procurar saber de onde o material vem, provavelmente compram do mais barato, capitalismo, preços concorrentes, etc. Boicotar esse tipo de produtor ajuda, mas o certo é ir na fonte, regulamentar esses minérios, dar emprego digno pra essa gente escravizada sustentar suas famílias, mas aí entra numas tretas de política interna do país onde eles se instalam que não é fácil.
Nada é tão simples quanto parece, mas falar "Ai não tem jeito mesmo" é muito derrotista. E pode não parecer mas "ativismo de sofá" resolve algumas coisas sim, ainda mais questões de âmbito internacional como essas, em que não dá pra ir lá bater na porta de quem tá causando a comoção.
Imagem
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (◡‿◡✿)
Talt
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 1,339.90 Rupees

Mensagempor Rage » 25/03/2013 (Segunda-feira), às 23h03min

Talt escreveu:]E pode não parecer mas "ativismo de sofá" resolve algumas coisas sim, ainda mais questões de âmbito internacional como essas, em que não dá pra ir lá bater na porta de quem tá causando a comoção.

Nunca vi. Na verdade, a imagem que eu tenho desse tipo de gente é uma das piores.
Imagem
Hot Guy 2011
"A Good friend will come bail you out of jail...
A True Friend will be sitting next to you saying: "Damn...We fucked up."

Clique aqui e aprenda a não ser um imbecil em fóruns de internet.
Imagem
Rage
Colunista
Colunista

Cash on hand: 17,224.50 Rupees

Mensagempor Talt » 25/03/2013 (Segunda-feira), às 23h14min

Rage escreveu:
Talt escreveu:]E pode não parecer mas "ativismo de sofá" resolve algumas coisas sim, ainda mais questões de âmbito internacional como essas, em que não dá pra ir lá bater na porta de quem tá causando a comoção.

Nunca vi. Na verdade, a imagem que eu tenho desse tipo de gente é uma das piores.

Funciona especialmente bem com empresas privadas, porque elas sabem quando vão perder dinheiro. Citando um exemplo recente e brasileiro, lembra aquela banda New Hit que estuprou duas meninas e ficou em liberdade condicional pra fazer show? Um monte de gente começou a fazer barulho e boicote aos shows e aos patrocinadores deles, a maioria dos shows marcados foram cancelados por causa disso. É o que eu lembrei de cabeça agora.
Mas voltemos ao assunto.
Imagem
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (◡‿◡✿)
Talt
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 1,339.90 Rupees

Mensagempor medina » 26/03/2013 (Terça-feira), às 20h27min

YusukY escreveu: (não li o texto, ainda mais pq é de um site chamado "e-activist")

Rage escreveu:Esses ativistas da falsa boa vontade são as coisas que mais me irritam na internet. Aliás, tudo que mostra que a Nintendo (e outras empresas) faz esse tipo de coisa vem desses sites de ativistas, né? Provas reais e concretas disso nunca existem.
Depois a negada se supreende quando o dono dessas porras sai correndo pelado nas ruas.

Pensem bem, nem toda ação ativista é fazer passeata pelado.

E outra coisa, não lembro exatamente a fala do personagem Capitão Nascimento dirigida ao estudante usuário de droga no Tropa 1, era algo mais ou menos assim, "VC que matou ele, é VC que financia essa porra" - Acho q não precisa de mais esclarecimentos.

Penso exatamente com a/o Talt, não é só cobrar ação da compradora dos minérios e em partes com a/o YusukY, esse um problema do país tbm. Mas como o ponto mais fraco ou mais atingível por nós é a empresa, devemos cobrar uma atitude da mesma.
medina
Recruta
Recruta

Cash on hand: 168.00 Rupees

Mensagempor YusukY » 27/03/2013 (Quarta-feira), às 17h52min

Eu sinceramente acho que a Nintendo não tem nada com isso. Ela compra de quem oferecer melhor e mais barato. Se nós sabemos que tá rolando trabalho escravo o governo também. E se não é a Nintendo comprando, comprará outro. Quem tem que tomar atitude é o governo do país em questão.
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Mensagempor Luki4n » 27/03/2013 (Quarta-feira), às 20h41min

YusukY escreveu:Eu sinceramente acho que a Nintendo não tem nada com isso. Ela compra de quem oferecer melhor e mais barato. Se nós sabemos que tá rolando trabalho escravo o governo também. E se não é a Nintendo comprando, comprará outro. Quem tem que tomar atitude é o governo do país em questão.

Vergonha alheia.
Imagem
Luki4n
Oráculo de Luki4n
Oráculo de Luki4n

Cash on hand: 8,724.04 Rupees

Mensagempor Flayinglion » 25/05/2013 (Sábado), às 06h43min

que eu saiba tem um estado americano onde pode-se pagar fiança contra petições.
Flayinglion
Recruta
Recruta

Cash on hand: 101.65 Rupees

Voltar para Milk Bar