Maioridade Penal

Venha aqui tomar um copo de leite e discutir sobre tudo que quiser (contanto que o assunto não esteja relacionado com uma das seções acima ou abaixo).

Re: Maioridade Penal

Mensagempor YusukY » 24/05/2013 (Sexta-feira), às 14h19min

Cara, escola é mais antiga que o Estado Moderno e até os Estados monarquicos que foi quando ganharam o caráter escolástico. A escola que surgiu aí veio da necessidade de educar o pobre que agora precisava de uma especialização um pouco maior pra operar as máquinas. O que não quer dizer que o pobre nunca era educado. Durante a própria idade média as escolas católicas já ensinavam os pobres e apesar de não terem um caráter universal e obrigatório, a escola já atendia aos mais carentes. Sem contar que é muito chato dizer que houve "grande resistência de boa parte da elite intelectual". Você, como geógrafo, deve conhecer Humboldt, ele foi não só a favor, como foi um dos protagonistas da universalização do ensino em Berlim. A contrapartida sempre foi que na época o ideal liberal era muito forte o que vai na corrente totalmente contrária ao aumento de impostos sem contar que na época ainda não existia a visão de ensino como comércio e investimento que só veio depois.

Dizer que a vida social da criança se dá na escola é falacioso. E as crianças que não vão à escola? Se tornam anti-sociais? As pessoas aplicam os códigos morais que aprendem em qualquer lugar, não precisam de escola pra conviver. Tem uma quantidade razoável (e aparentemente crescente) de blogs e videos sobre homeschooling em que os mlks não viram anti-sociais por isso, além de não passarem pelo ensino tendenciosíssimo que temos na escola.
Texto escondido (pode conter spoilers): 
Imagem

palestra sobre homeschooling

Não estou falando mal da escola. Só estou falando que ela não é necessária pra todo mundo, e se não fosse o nosso crime organizado eu seria contra escola integral (o que não quer dizer que a escola seja a solução para o crime, mas que eu prefiro uma criança aprendendo português e praticando esportes na escola à uma criança vendo um cara de fuzil passar na janela de casa)

A polícia não acaba com o crime organizado, ela é um instrumento de punir o criminoso. O que vai acabar com o crime, novamente, é desarticular e matar/prender os criminosos de forma que eles percam o território em 1° e a economia em 2° (pq o 1° é mais fácil que o 2°). Não a toa que em países onde o crime organizado é nulo ou proximo a 0 a policia é, sozinha, capaz de manter a ordem. E toda polícia militar é pura e simplesmente repressiva. Ela existe pra repreender msm. E a relação repressão e aumento do crime não tem nada a ver. O 1° aumentar não faz o outro diminuir, a não ser em casos políticos (no caso da ditadura,talvez, por exemplo) o que o "crime" carrega uma carga ideológica consigo. Se a UPP exportou a criminalidade, a escola (ou a falta dela) não tem nada a ver com isso, o problema foi de planejamento (ou não, talvez o plano seja de maior prazo) que não desarticulou a quadrilha, apenas a fez mudar de território. Não vai ser a matemática ou a quimica que vai tornar um jovem menos apto ao crime, da mesma forma que existe muito estudante meliante protocriminoso (tanto pobre quanto rico) e não é por falta de escola.

Primeiro que se você é um moleque de 10 anos e foi abandonado pela mãe, o Estado normalmente (ou teoricamente) atua para lhe encontrar um abrigo que não seja com primos e irmãos criminosos, segundo que não é com base em exceções do nível 1/1000 que se faz um programa educacional inteiro (do tipo, vamos criar escolas pra livrar os órfãos do crime), terceiro que não é papel do professor ser pai e guia moral da criança, isso é papel dos pais, o professor, no jardim de infância, por exemplo, tem o papel meramente, digamos assim, judiciário, de permitir que as crianças convivam harmoniosamente (talvez daí a idéia de que professor tá ali pra ensinar o que é bom ou ruim pras crianças), quarto que viver em um ambiente criminoso não lhe define automaticamente como criminoso, senão as favelas estariam cheias deles pq não precisa ter parente criminoso lá pra conviver com a "propaganda criminal" 24/7.
Quando todos te abandonam, o Estado lhe leva a um abrigo, que não é sinônimo de escola. Sim, a educação é um direito primordial, não um dever, falou bem.
E a lógica das cadeias no Brasil, ao que dá a entender, é que não há lógica alguma.

Ah, por fim. Acho válido sua luta pela educação e não acho que esteja errado em fazê-lo, acho digno até. Porém acredito que a educação é importante por outros motivos e sua universalização é importante, mas não da forma estreita como é a educação via escola.
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Anterior

Voltar para Milk Bar