Sistema de mapas

Fórum para discutir sobre o sistema de Mapas Zelda.com.br. Dúvidas, sugestões, bug reports, críticas - faça tudo isso aqui!

Sistema de mapas

Mensagempor |N|NjA| » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 00h29min

Pessoal,

É com prazer que abro o BETA de testes do sistema de mapas!

http://www.zelda.com.br/?q=mapas

A ideia desse sistema é, simplesmente, tornar os mapas de jogos mais dinâmicos. Podemos, a partir de agora, mapear áreas de um jogo, compartilhar nossas descobertas mais facilmente e visualizar com facilidade o grande "quadro" que compõe um jogo.

Para isso, é preciso ter um login ativo no fórum e estar logado no mesmo. Depois, vocês podem clicar com o botão direito do mouse no mapa para trazer opções revelantes. Usem e abusem da criação de marcadores para que os mapas ganhem vida e fiquem rico em detalhes. A intenção é ter um Atlas interativo de cada jogo Zelda! :). Todos os pontos são aprovados automaticamente e devem surgir no mapa em, no máximo, 10 segundos (fase de testes). Vocês podem adicionar, editar, deletar e mover (testem tudo). Por favor, dêem o máximo de zoom caso forem cadastrar um ponto "final" (isso evita que, ao dar zoom, a posição do ícone fique longe de onde deveria estar).

Ainda, por o sistema ser algo genérico, vocês podem criar novos mapas que não Zelda!!! Para isso, leiam o tópico sobre criação de mapas e me mandem os mapas que vocês gostariam de ver no sistema. Não é intenção nossa mapear esses jogos, mas caso tenhamos um pequeno sucesso, podemos fazer um site dedicado a isso :).

Vale lembrar: Conexões lentas demorarão mais para baixar os arquivos... esperem uns 5-10 segundos após carregar todo (inicialmente, ainda não otimizei o carregamento de arquivos).

Por fim, por favor, não divulguem esse endereço "ainda". Por favor, é um trabalho de mais de 2 anos, e não gostaria que vazasse enquanto não terminamos.

Segue abaixo as notas das versões (que apenas eu e algumas pessoas estávamos usando antes).

Release Notes:
-------------

FEATURES:
---------
* Adicionar/Movimentar marcadores de pulo
* Adicionar/Editar/Deletar/Movimentação de marcadores estáticos (com editor WYSIWYG)
* Filtragem por categoria
* Mapas 2Ds (jogos, plantas, etc) e mapas reais integrados
* Atualização automática dos pontos aprovados (a cada 10 segundos)
* Aprovação automática de pontos (finalidade de testes)

BUGs Conhecidos:
----------------
* (17/04) Ao mudar de mapa, nem sempre o fundo muda automaticamente (PNGs?)
*** Parcialmente corrigido. Mudado de FlatMapType (custom class) para ImageMapType nativo do google... Melhorou a velocidade mas não resolveu.
* (23/03) Marcadores sem abas não aparecem no mapa
* (24/03) Apóstrofos causam problemas nos marcadores
* (24/03) Títulos de marcadores ao entrar em editar ficam com caracteres HTML.
* Marcar e desmarcar uma categoria não esconde/mostra marcadores a menos que o mapa tenha sido movido uma vez (googlemaps bug? provável que alguma flag seja ativada qd move)
* Scroll-bar nas categorias... Corrigido em 12/05
* Aumentar área de texto no controle top right (Seleção de mapas) quando for dropdown menu
* rightClick for jump markers

TO DO:
------
* (x.x) Painel de aprovação de marcadores
* (x.x) Layout igual ao site
* (x.x) Sugestão à informação do marcador / Adição de nova aba (que não seja feita pelo criador original do marcador)
* (x.x) Detonados

0.9:
-----
* Internacionalização (extjs/ckeditor)
* Tutorial inicial
* Agrupamento de marcadores (beta) - Apenas marcadores normais e de pulo.
* Beta logo para os mapas em geral
* (Técnico) markerURL e markerExt por map_container, não mais pôr mapa único.
* (Técnico) Extjs 4.1 upgrade
* (Técnico) Definição de camadas, mapas e etc alterado para facilitar inclusão e controle

0.8:
----
* Corrigido a ordem dos marcadores nos menus de adição de categoria e na própria árvore de categorias da direita.
* Adicionado marcadores do tipo label
* Adicionado aos mapas de dungeon o sistema de background. (todos os andares visíveis, só que opacos).
* (Técnico) Unificação de imagens para categorias. Diminuindo assim duplicatas de imagens (não de categorias em si por causa de ideias concetuais)

0.7:
----
* "right click" nos marcadores e trazer as opções de edição e deleção (em vez de ficar dentro dos marcadores, ou deixar ambos)
* Adicionado maxZoom e defaultZoom para melhor controle dos mapas ao carregar.
* Adicionado controles de mapas no topo
* Adicionado info de copyright ao mapa
* Adicionado camadas... seja nas dungeons, seja passado/presente ou qualquer outra coisa
* Opção de adicionar marcadores de pulo.

0.6:
----
* Auto-aprovação de marcadores
* Auto-refresh de marcadores (10 segundos)
* Otimização do uso do extjs (tamanho do .js)
* Mapas-mundi consertados

0.5:
----
* Adicionar (refeito)/Editar/Deletar/Movimentação de marcador estático
* Message Boxs para todas as ações
* Padronização / Internacionalização de frases customizadas

0.4:
----
* ContextMenu (botão direito do mouse) no mapa
* ckEditor (não mais htmlEditor nativo do extjs

0.3:
----
* Filtro de categorias
* Níveis de zoom
* Adicionar marcador estático

0.2:
----
* Ingração com extJS

0.1:
----
* Mapas Euclidianos (planos)
* Marcadores estáticos e de pulo (Apenas via banco de dados)
Imagem

ImagemPSN Gamercards

Sem MP sobre dúvidas! Tem uma? Use o fórum!
|N|NjA|
O Rei
O Rei

Cash on hand: 15,906.15 Rupees

Re: Sistema de mapas

Mensagempor Aero » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 02h38min

Acesso aos beta testers concedido em 23/04/2012. Por favor, postem neste tópico se vocês já têm o acesso.

Só lembrando de pedir para que, por favor, não divulguem esse endereço por enquanto. Ainda há trabalho a ser feito no sistema de mapas, e precisamos da ajuda de vocês para terminá-lo. :)
Imagem
Imagem

"Não estamos interessados no bem dos outros; só nos interessa o poder em si.
Nem riqueza, nem luxo, nem vida longa, nem felicidade: só o poder pelo poder, poder puro."
Aero
Gerente de TI
Gerente de TI

Cash on hand: 5,943.72 Rupees

Mensagempor Lakitu » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 03h53min

Reportando dentro. Ainda estou perdido, mas tentando me achar com o sistema.
Abri o mapa de Alttp e adicionei um marcador de coração aleatoriamente no meio de kakariko village para fins de testes, mas o marcador não apareceu, nem como aprovado ou não-aprovado. Na segunda vez em diante foi, o primeiro marcador só veio a aparecer bastante tempo depois. Não tenho a menor idéia de como removê-los, então ainda estão por lá. Adicionei mais um marcador, dessa vez com uma aba de descrição, e então pude deletá-lo.
Estava pensando, há a possibilidade de fazer um sistema de rotas? Contendo até um walkthrough ou, sei lá, rotas de speedrun?
Outra coisa: Notei que com a troca no tamanho da janela, ao menos no Firefox faz o mapa exibir apenas naquele espaço do tamanho da janela da primeira vez que foi redimensionada desde que abriu o mapa.
Lakitu
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,867.68 Rupees

Mensagempor |N|NjA| » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 09h18min

Lakitu, todo marcador, ao ser enviado, leva cerca de 10 segundos de para aparecer no mapa como aprovado. A parte de marcadores não aprovados não foi feita ainda, pois todos os marcadores estão sendo pre-aprovados e mostrados em 10 segundos.

Marcadores sem conteúdo (apenas títulos) ainda não podem ser deletados (está no TO DO list fazer um menu de botão direito ao clicar sobre o marcador para trazer as opções).

Sobre o sistema de rotas, é possível, mas improvável no momento... estamos querendo, nesse primeiro momento, fazer o mapeamento das coisas acontecerem :) depois disso fazer um sistema de rotas e/ou detonados.

E sobre a troca de janelas, vou adicionar ao bug list.... pois é um evento chamado no googlemaps que não está funcionando de fato.

Mas, além disso descrito, continue compartilhe opiniões, erros, etc. O começo ainda está um pouco confuso, já que não fizemos um step-by-step ao entrar.
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Mensagempor Hageshii » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 10h58min

Confirmando acesso. Que bom ver que o projeto tá andado pra frente :D
Depois começo os testes, estou na aula agora.
Imagem
Rock 'n Roll forever!
Hageshii
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 4,993.20 Rupees

Mensagempor Lakitu » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 12h04min

Sim sim, eu vi sobre os marcadores levarem 10 segundos para aparecerem, acontece que o primeiro marcador que eu coloquei levou bem mais que isso, apesar de eu não saber dizer o quanto.
Não dá pra fazer aquele balão abrir vazio quando clica com o botão esquerdo? Assim o botão de editar e deletar ficam acessíveis enquanto não há o menu de contexto.
Enfim, enquanto não der pra usar a ferramenta de fato, acho que não dá muito pra opinar em algo.

Mais um erro que eu notei é parte do andar B2 da Deku Tree ficar aparecendo em todos os outros.
Lakitu
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Mensagempor |N|NjA| » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 17h03min

Lakitu, é preciso testar de novo os 10 segundos e ter certeza que se passou 10 ... 10segs é muito tempo :P

E sim, dá pra fazer aquele balão abrir vazio... aliás, era assim que estava implementado inicialmente, mas mudei por achar ruim um balão vazio. Mas enfim, isso não deveria ser um empecilho para que possa usar a ferramenta de fato. Feito o right click nos marcadores.

Aliás, os mapas que estamos focados é o do TLoZ no momento, que é um mapa final... o do LttP é um mapa de test (assim como o 999) ... o do OoT é um mapa pior ainda, com mais testes... pq não tenho certeza da melhor forma de mostrar... exemplo: uma hyrule gigante como a BIG? hyrule por setor (kokiri area, death mountain area, zora area)? ou cada lugar individualmente (kakariko village, kakariko graveyard, kokiri forest, etc). Então, o Ocarina é mais um laboratório de como iremos mostrar os mapas, e meu voto vai pro hyrule big, apesar de não ser ideal o posicionamento (especialmente toda area zora e kokiri).

Sobre o andar B2 da Deku Tree, isso foi um efeito colateral de uma mudança q eu fiz por causa dos mapas de TLoZ... onde tiles que ele não achava botava um png vazio , em vez de um png igual ao fundo.

Isso é algo que eu tenho q decidir ainda, se é pra ficar transparente e onde não deveria ser transparente coloco um tile igual ao fundo, ou se sempre coloco tiles coloridos em cima onde não existe.

Esse problema ocorre principalmente nas dungeons... já que com mapas como tloz, e os do present e futuro do oot, é só um em cima do outro, então o vazio não é problema... mas nas dungeon, é preciso cobrir o "andar base" , senão ele aparece. A única solução fácil e prática que eu vejo é ter um andar base vazio , e outros plotados por cima desse vazio, assim todas as imagens podem ser transparentes e não haveria problemas.

--------------------
EDIT 2012/04/23 13:53
Resolvido no ambiente da minha casa.... a solução foi designar imagens específicas para cada tipo de mapa... Isso estará no ar antes do fim da noite.

EDIT 2012/04/23 14:04
Feito.

EDIT 2012/04/23 16:30
Adicionado o right click aos marcadores normais... marcadores de pulo só depois.
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Mensagempor Ille » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 19h53min

Primeiramente, adorei a ideia dos mapas, estou brincando um pouquinho no mapa do OoT, coloquei um marcador sobre a primeira parte da quest da Biggoron Sword só pra testar, o marcador apareceu na hora, não precisei esperar os 10 segundos, tudo funcionou dentro da normalidade, agora vou testar funções mais específicas do editor de texto e afins.
Imagem
Ille
Condutor dos Ventos
Condutor dos Ventos

Cash on hand: 2,678.65 Rupees

Mensagempor Lakitu » 23/04/2012 (Segunda-feira), às 22h35min

Na verdade eu estava fazendo outras coisas ao mesmo tempo, aí achei estranho a demora então resolvi contar nos dedos e atualizei a página 2 vezes e o marcador ainda não havia aparecido.
Lakitu
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Mensagempor |N|NjA| » 24/04/2012 (Terça-feira), às 00h25min

Bom, é algo a ser investigado. Você lembra o título do marcador? Para que eu possa ver a hora que foi adicionado e aprovado.
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Mensagempor Lakitu » 24/04/2012 (Terça-feira), às 02h52min

Era o único "teste marcador" não numerizado.
Lakitu
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Mensagempor |N|NjA| » 24/04/2012 (Terça-feira), às 09h59min

Adição do marcador no Banco:
Array
(
[category_id] => 52
[map_id] => 23
[x] => -0.189208984375
[y] => -7.3809814453125
[max_tab] => 1
[user_id] => 7236
[overlay_id] => 0
[action] => add
[marker_title] => Teste marcador
)
Hora: 2012-04-22 23:16:25

Ação Adicionar:
Data inserido: 2012-04-22 23:16:25
Data aprovado: 2012-04-22 23:16:25
Expirou em: 2012-04-23 18:39:03

Ação Deleção:
Data inserido: 2012-04-23 18:39:03
Data aprovado: 2012-04-23 18:39:04
Expira: 3000-12-31 00:00:00 (nao expira)

Pelas horas, deve ter sido algum problema em um dos casos abaixo:
1- Problema de conexão com o banco, possivelmente por lentidão (ou cliente ou servidor)
2- Por ser o primeiro marcador e primeira coisa que vc fez, ainda não tivesse carregado todo o javascript.

Enfim, isso não chega a ser um problema, já que haverá aprovação dos marcadores e ele deve levar tempo.

Aos outros beta testers:

Pessoal, preciso de mais feedback. Preciso de opiniões, críticas, sugestões, etc! Os mapas estão legais? É preciso mudar algo? O que me dizem do mapa do Ocarina?

Vocês como testers irão nos ajudar a melhorar a ferramenta e deixá-la redonda para que possamos lançá-la logo! Toda opinião é válida, estou disposto a ouvir tudo! Não sejam tímidos!
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Mensagempor Lakitu » 24/04/2012 (Terça-feira), às 10h44min

Provável que seja mais o primeiro caso, eu mudei o zoom várias vezes e andei um pouquinho pelo mapa antes de colocar um marcador.
Sobre OoT, a falta das paredes do Hyrule Field com um fundo tão neutro e a dificuldade de encaixar o mapa direito sem deixar o lago do Jabu Jabu por cima de parte de Kakariko Village pode confundir alguém na hora de procurar um ponto de referência. Deixar separado parece ser a melhor opção.
Lakitu
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Mensagempor Chapolink » 24/04/2012 (Terça-feira), às 11h32min

Quem sabe um meio-termo? Em áreas que conflitem, deixar talvez um sombreado de uma por baixo, com marcador de pulo pruma área em separado. Fazer um mockup depois e ver se fica legal.
NNID: emanueu
3DS Friend Code: 3738-0227-7539
Chapolink
Diretor de Edição
Diretor de Edição

Cash on hand: 18,345.60 Rupees

Mensagempor |N|NjA| » 24/04/2012 (Terça-feira), às 11h59min

Lembrando que os mapas terão Labels (estou trabalhando nisso agora), que nada mais é que um texto no mapa em vez de uma imagem. Isso irá dar os nomes às áreas e facilitar.

Exemplo de um label: http://www.tdmarketing.co.nz/google-maps-v3-labels.html

Aliás, Chapo... é possível fazer uma imagem de fundo e botar o texto por cima, como o exemplo: http://www.tdmarketing.co.nz/marker-panel.png ... Não precisa nem ter essa pontinha para baixo, pode ser quadrado mesmo, e podemos ter um por jogo, etc etc...

Eu vou atualizar o sistema com os labels ainda hj com esse label por enquanto, e qd vc tiver algo mais final eu troco.
Imagem

ImagemPSN Gamercards

|N|NjA|
O Rei
O Rei

Próximo

Voltar para Mapas Zelda.com.br