Mapas de dungeons

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Mapas de dungeons

Mensagempor |N|NjA| » 26/04/2012 (Quinta-feira), às 15h19min

Hoje recebi mais uma dungeon do OoT do Peardian. Nada mais, nada menos que o Water Temple... Se era difícil jogar, imagina mapear :P Ele teve sérios problemas pelo que me contou.


Pois bem, ao ver os mapas e tentar montá-los, ele me mandou, além dos mapas, isso:
Mini-Map Raw.png
Mini Map Water Temple
Mini-Map Raw.png (47.78 KiB) Exibido 5550 vezes


Isso me deu uma ideia fenomenal que gostaria de ouvir a opinião de vocês.

Atualmente, os mapas de Dodongo e Deku Tree usam fundos azuis, iguais ao do site, para sobrepor a imagem de baixo e escondê-la. Então, ao mudar andar, vc tem dois andares, o que vc clicou, e o andar base por baixo escondido. Isso tem um defeito: Se mudarmos a cor de fundo, teremos que refazer todas as imagens de andares com o novo fundo. Ainda, precisamos esconder certas áreas dos andares para que não aparecem em outros andares, etc.

O que eu pensei em fazer, baseado no mini-mapa é isso:
water_temple2f.jpg
Water Temple 2F

water_temple_1f.jpg
Water Temple 1F


Isso nos permite:
1- Deixar todas imagens com transparência (ou seja, mudar a cor não seria mais problemas)
2- Não precisamos mais esconder os andares de baixo
3- Com os andares de baixo visíveis, fica até mais fácil de se achar no meio da bagunça!

Eu achei uma ótima sacada isso. Mas quero ouvir a opinião de vocês antes de implementar isso (já que é apenas um mock-up no photoshop!)
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor Saishy » 26/04/2012 (Quinta-feira), às 15h28min

Sim, tem que ser assim mesmo!
Boa idéia.
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor Aero » 26/04/2012 (Quinta-feira), às 15h42min

Genial. Pode mandar bala!
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor Hageshii » 26/04/2012 (Quinta-feira), às 15h52min

Excelente, muito melhor que ficar tendo que mudar de mapa o tempo todo pra ver qual sala liga a qual lugar.
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor Chapolink » 26/04/2012 (Quinta-feira), às 17h29min

É mais ou menos o que eu tinha proposto na sobreposição de áreas do Hyrule Field. Acho que todos serão unânimes que é o melhor a se fazer. Realmente é bem mais útil, faz algo que os prórpios mapas in game não costumam fazer.
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor Ille » 26/04/2012 (Quinta-feira), às 19h39min

Vim concordar com geral.
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor Lakitu » 27/04/2012 (Sexta-feira), às 01h08min

Maravilha, não tem como discordar. Sinceramente, era assim que eu imaginava que ficariam as dungeons antes de abri-las, mas que talvez não fosse possível nessa "engine" de mapa.
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor altherest » 27/04/2012 (Sexta-feira), às 19h35min

concordo que fique assim afinal assim fica mai facil mesmo
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor |N|NjA| » 27/04/2012 (Sexta-feira), às 21h20min

Bom, eu implementei de uma forma que ficou bem simples, não precisou mudar muita coisa, e de certa forma ficou bom.

Criei um mapa base de background, com todos os andares um em cima do outro. Em seguida, via própria engine, seto a opacidade. Depois disso, coloco o andar selecionado em cima.

Eu tentei de 4 outras formas, todas as outras não ficaram boas... Uma delas ficou pesada (botando todos os andares de uma vez por exemplo). Outra maneira foi colocar um background com todos os andares já pre-renderizados e com a camada negra com a opacidade, que não ficou muito bom por ficava um quadradão enorme negro e ficava péssimo ao dar (ele fica mais preto ao dar zoom, pois botava a camada de zoom antigo + a nova e, só depois que o zoom novo era carregado, ele limpava o antigo).


Acredito que a solução atual foi a melhor, sendo a mais clean e leve possível.

O resultado vocês podem ver em Dodongo's Cavern.

Opniões?

----

EDIT: Ajustado o getTile.php ... não estava retornando o tile certo para as dungeons com transparência... Se alguém testou, reteste agora, deve estar ok.
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor Lakitu » 27/04/2012 (Sexta-feira), às 21h31min

Ótimo, mas como já deve ter visto, ocorre alguns clippings.
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Re: Mapas de dungeons

Mensagempor |N|NjA| » 27/04/2012 (Sexta-feira), às 21h33min

Corrigi o clipping já, vê meu edit :) Testa agora.
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