Dicas de Narrativa - PARA FAZER UMA FANFIC MELHOR

Lugar apropriado para postar seus Fanfics, contos, poemas etc. para que todos do fórum possam ler com facilidade.

Mensagempor YusukY » 10/05/2006 (Quarta-feira), às 00h23min

Eu nunca lí sobre como fazer narrativas (nem seus tutos) eu sempre tive meu jeito de escrever, sigo um pouco as narrativas de Assis, com um pouco de humor e as vezes irônias, gosto de escrever textos em 1° pessoa, pq é como se eu estivesse incorporando o personagem e estivesse contando a hitória, odeio ler livros, mas quando leio eu me prendo a história e nem paro, ainda + se for histórias cheias de controvérsias e traições (adoro esse tipo de história).
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Mensagempor Sumomo » 10/05/2006 (Quarta-feira), às 00h43min

Na verdade esse tutorial é pra quem não tem nenhuma experiência em escrita e/ou para aqueles que querem melhorar a sua narrativa. Pra quem já sabe escrever bem nem precisa ver isso.
@TatianaSumomo
Sumomo
A Governante
A Governante

Cash on hand: 8,186.55 Rupees

Mensagempor YusukY » 10/05/2006 (Quarta-feira), às 21h22min

Bah então eu não preciso XD...zooa, ainda tenho muito o que aprender

*
*

Alguem sabe algum site ou arquivo (sem ser Word) para corrigir erros de português?!?!

edit Mikaress:
Cuidado com o post duplo fio /o/
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Mensagempor Hero of Zelda » 14/05/2006 (Domingo), às 00h32min

Tia Çu, eu gostaria de saber se o díalogo em começo de Cap pode ser usado em frases desta maneira:

-Você está pronto?
-Eu sempre estou pronto.
-Então... Filho acorde!

Bem... eu creio que está sem detalhes mas isto pode ocorrer em trechos desta maneira em que tem que ter o mínimo de detalhes (como se fosse um sonho misterioso que ele vem tendo a dias) Quando fiz isso eu me lembrei no começo de Sakura Card Captors :shock:
Imagem

Imagem

Imagem
Hero of Zelda
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 1,004.00 Rupees

Mensagempor Tyket » 14/05/2006 (Domingo), às 13h32min

Eu só não entendo o porque não começar um capítulo por diálogo... Por exemplo:

"—Mestre, farei o que o senhor mandar...
—Sim, meu pupilo, vá e parta para sua jornada...

(Explicação, descrição, etc...)"

Se eu começar o texto com o plano do vilão, por exemplo:

"—O que será que ele irá dizer? — tdodos estavam ansiosos...
—Vamos atacar pela frente! —berravam alguns. —Vamos pelos muros —gritavam outros...
—Não, eu tenho um plano muito melhor... — disse Raydi, que havia aparecido de repente.

(Descrição, explicação, etc...)"

Eu não vejo o porque não começar assim, desde que depois do diálogo seja bem explicada asituação, as personagens descritas, etc...
Tyket

Cash on hand: Locked

Mensagempor Talt » 14/05/2006 (Domingo), às 20h48min

tah, eu sei q as perguntas são pra tia Su, + eu não resisto :? me perdoem... :(

Hero of Zelda escreveu:Tia Çu, eu gostaria de saber se o díalogo em começo de Cap pode ser usado em frases desta maneira:

-Você está pronto?
-Eu sempre estou pronto.
-Então... Filho acorde!

Bem... eu creio que está sem detalhes mas isto pode ocorrer em trechos desta maneira em que tem que ter o mínimo de detalhes (como se fosse um sonho misterioso que ele vem tendo a dias) Quando fiz isso eu me lembrei no começo de Sakura Card Captors :shock:

Tyket Darkal escreveu:Eu só não entendo o porque não começar um capítulo por diálogo... Por exemplo:

(Explicação, descrição, etc...)"

Se eu começar o texto com o plano do vilão, por exemplo:

"—O que será que ele irá dizer? — tdodos estavam ansiosos...
—Vamos atacar pela frente! —berravam alguns. —Vamos pelos muros —gritavam outros...
—Não, eu tenho um plano muito melhor... — disse Raydi, que havia aparecido de repente.

(Descrição, explicação, etc...)"

Eu não vejo o porque não começar assim, desde que depois do diálogo seja bem explicada asituação, as personagens descritas, etc...

bom, eu acho que os diálogos no começo de um capítulo podem ser usados sim, mas vc tem que saber usar esse recurso direito... eu tentei algumas veses, + não deu certo não.

Bom, isso é a minha opinião...
Imagem
(ノ◕ヮ◕)ノ*:・゚✧ (◡‿◡✿)
Talt
Maquinista Real
Maquinista Real

Cash on hand: 1,339.90 Rupees

Mensagempor Sumomo » 15/05/2006 (Segunda-feira), às 23h34min

Bem, tia Çu finalmente chegou pra ajudar (depois de ter comparecido ao velório de seu PC e arranjado um PC qualquer pra acessar o fórum).
Eu só não entendo o porque não começar um capítulo por diálogo... Por exemplo:

Ninguém disse que não pode. Só que existem algumas regrinhas que o primeiro capítulo de uma história pede e que não se resume só a iniciar uma aventura. Mas isso já é pra um nível mais avançado de criação, que atua de um modo mais subjetivo na cabeça do tanto do autor como do leitor. Para quem tá começando eu aconselho FORTEMENTE a EVITAR começar histórias com diálogos, pq pra quem não tem muita prática com a escrita é aumentar as chances em 99% de a história começar um fracasso.

Quando fiz isso eu me lembrei no começo de Sakura Card Captors

Existe uma diferença gritante entre a linguagem escrita e a linguagem visual. Sakura Card Captors é um mangá/anime e não requer técnicas diferentes de transmitir as coisas, desprovida de palavras. Em outros termos, não existe narrativa detalhada em filmes pq a imagem dá conta de tudo, deixando a história a encargo do visual e dos diálogos, diferentemente da narrativa.

Desde que se respeite a contextualização na qual vc tá inserindo o leitor, a escolha é por sua conta. Mas lembre-se, leitor não é vidente. Vc não pode querer que ele comece a ler sua história e entenda como a coisa funciona, vc tem q introduzir todo o contexto pra ele e é para isso que serve a narrativa de introdução do primeiro capítulo.
@TatianaSumomo
Sumomo
A Governante
A Governante

Mensagempor YusukY » 16/05/2006 (Terça-feira), às 00h26min

Existe uma diferença gritante entre a linguagem escrita e a linguagem visual. Sakura Card Captors é um mangá/anime e não requer técnicas diferentes de transmitir as coisas, desprovida de palavras. Em outros termos, não existe narrativa detalhada em filmes pq a imagem dá conta de tudo, deixando a história a encargo do visual e dos diálogos, diferentemente da narrativa.

Hão filmes em que no início eles põem um narrador com voz de Cid Madureira narrando um pouco da história do filme....
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Mensagempor Sumomo » 16/05/2006 (Terça-feira), às 15h26min

Yusuky escreveu:

Hão filmes em que no início eles põem um narrador com voz de Cid Madureira narrando um pouco da história do filme....

Quando eles o fazem, pode perceber, ou eles tão adaptando a história de algum livro, ou é alguém contando uma história sobre si mesmo ou é algum diretor querendo dar um tom literário à história.
@TatianaSumomo
Sumomo
A Governante
A Governante

Mensagempor Gyorg Millenium » 19/05/2006 (Sexta-feira), às 20h18min

A luta pelo bom português do fórum continua =D
Infelizmente não posso continuar a minha fic por enquanto, mas saibam que pelo o que aprendi com a su, avancei bastante =D.

Eu dei uma lida nos manuais e eles estão muito bons, o meu maior erro ainda é a repetição de palavras e fazer um "intervalo" entre uma ação e outra dos personagens... Eu vejo isso em algumas fics quando resolvo dar as caras por aqui... E creio que um erro muito foda é o cara postar mais de um capítulo num post só, muito desnecessário e a fic acaba perdendo rendimento só pra fracionar eles.

Zelda.com.br no IE3, atualize seu IE6 antes que isso aconteça com você! Òó

Imagem

Moral da história: no japão os postes são colocados no meio da estrada.
Gyorg Millenium
Controlador das Estações
Controlador das Estações

Cash on hand: 909.50 Rupees

Mensagempor Ille » 28/06/2006 (Quarta-feira), às 10h41min

Lendo isso,e com ajuda do Leon acabei de perceber que minha fic ta ruim demais(não,não uso palavras como "Sux"ou "Rlz")mas toda essa parte de descrição de cenario e batalhas e tudo o mais,valeu Sumomo pelas aulinhas de escrita,agora vo fazer uma fic das boa(eu acho)pra não ser zuado no fórum
Imagem
Ille
Condutor dos Ventos
Condutor dos Ventos

Cash on hand: 2,678.65 Rupees

Mensagempor Sumomo » 28/06/2006 (Quarta-feira), às 16h07min

Infelizmente são poucas pessoas que admitem que sua própria fic tá um lixo. Felizmente tem aparecido umas coisas boas no fórum, raridades, mas tem. Só que a maioria ainda é de textos altamente ruins. Se todo mundo tivesse a iniciativa de tentar melhorar nossa sessão de fics seria um lugar muito melhor.
@TatianaSumomo
Sumomo
A Governante
A Governante

Mensagempor Andreeas Kess » 25/10/2006 (Quarta-feira), às 17h39min

Sumomo escreveu:Atualizados com as partes 3 e 4. Semana que vem vou colocar o especial de personagens, espero dar conta de escrever algo que o povo compreenda.

Cadê?
Quero dar uma lida nisso!
Eu estou com uns 4 projetos, e como a tia Su já me malhou algumas vezes das coisas que ela já me viu escrever, quero ver o que é a diferença de mundos aqui.
Ainda mais porque não escrevo nada sério à tempos.
Imagem
Andreeas Kess
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 4,662.35 Rupees

Mensagempor Sumomo » 25/10/2006 (Quarta-feira), às 23h24min

Eu comecei a escrever a parte de personagens, mas como não ficou satisfatório, parei. Como ninguém pediu é pq não fez falta :P

Vou ver se retomo a parte qdo tiver um tempo livre.
@TatianaSumomo
Sumomo
A Governante
A Governante

Mensagempor Andreeas Kess » 26/10/2006 (Quinta-feira), às 21h22min

Vai firme e monta essa parte, pelo menos o trabalho fica completinho.
Afinal, uma hora eu teria que fazer minhas idéias andarem, e porquê não dar um apoio para elas, não?
Imagem
Andreeas Kess
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 4,662.35 Rupees

AnteriorPróximo

Voltar para Fics