Chuva Estática [Conto]

Lugar apropriado para postar seus Fanfics, contos, poemas etc. para que todos do fórum possam ler com facilidade.

Chuva Estática [Conto]

Mensagempor lpslucasps » 02/09/2011 (Sexta-feira), às 08h39min

Chuva Estática

PDF

HTML

Olá, amados. Aqui estou mais uma vez com outro conto. Este é notavelmente maior que outros contos meus, além de bem mais ousado de várias formas. A mensagem também é bem interessante e possibilita bastante discussão.

Como faço uma pequena (mas importante) experiência tipográficas, disponibilizarei apenas em versão PDF (vamos lá, são apenas 200kb...). Caso consiga ânimo, farei uma versão em html.
Editado pela última vez por lpslucasps em 02/09/2011 (Sexta-feira), às 13h37min, em um total de 2 vezes.
Contos de bolso

Imagem

Uma análise profunda e sombria do mito Pokémon

Quarto conto no ar: Joias
lpslucasps
Guarda Real
Guarda Real

Cash on hand: 823.30 Rupees

Re: Chuva Estática [Conto]

Mensagempor caiobex » 02/09/2011 (Sexta-feira), às 12h02min

Se uma coisa que sei fazer é dizer quando algo ficou ruim.

(Brinks)
E digo com prazer que o conto ficou MUITO BOM. A crítica muito bem colocada, os pontos principais muito bem marcados, parabéns. Sério mesmo.

Edit: Ah sim, só uma coisa, não sei se era tão necessário assim aquilo que motivou o uso do PDF, teria o mesmo efeito sem aquilo, ainda que tenha dado um tchãn a mais.
Imagem

" Quando o mundo for reduzido a um único lenho negro para nossos quatro olhos pasmados —, a uma praia para duas crianças fiéis —, a uma casa musical para nossa clara simpatia —, eu o encontrarei.
Haja sobre a terra apenas um velho solitário, calmo e belo, rodeado de um "luxo extraordinário" — e estarei a seus pés.
Assim que tiver imaginado todas as suas lembranças —, seja eu aquela que sabe estrangulá-lo —, eu o sufocarei."
Arthur Rimbaud

"Primeiro chegam sorrisos, depois mentiras. Por último o tiroteio"
Roland de Gilead, A Torre Negra - Stephen King
caiobex
Oráculo da Batata
Oráculo da Batata

Cash on hand: 4,400.25 Rupees

Grato

Mensagempor lpslucasps » 02/09/2011 (Sexta-feira), às 13h36min

Caio, obrigado pelo comentário. Fico muito teliz por ter gostado da história, e mais ainda por ver que gostou da mensagem-crítica abordada.

Sobre o formato do texto, terminei de fazer uma versão em HTML que pode ser lida direto do navegador. Como terminei o conto ontem, tarde da noite, não converti para HTML, e queria postar de uma vez, por isso disponibilizei apenas o PDF para começar.

Mais uma vez, obrigado.
Contos de bolso

Imagem

lpslucasps
Guarda Real
Guarda Real

Mensagempor Vinci » 02/09/2011 (Sexta-feira), às 14h54min

Ficou legal e bem escrito. Escrever algo com um tema nunca é fácil... Eu só não gostei de duas coisas no texto: acho que um reality show interessantíssimo sobre criadores de hamsters e o nome do aparelho televisivo que ele compra dão um ar de caricatura que não caiu bem no conto.
Vinci
Guarda Real
Guarda Real

Cash on hand: 678.15 Rupees

Mensagempor caiobex » 02/09/2011 (Sexta-feira), às 16h39min

Não sei, Vinci, gostei desse toque, serviu pra quebrar um pouco da seriedade do conto sem escrachar.
Imagem

" Quando o mundo for reduzido a um único lenho negro para nossos quatro olhos pasmados —, a uma praia para duas crianças fiéis —, a uma casa musical para nossa clara simpatia —, eu o encontrarei.
Haja sobre a terra apenas um velho solitário, calmo e belo, rodeado de um "luxo extraordinário" — e estarei a seus pés.
Assim que tiver imaginado todas as suas lembranças —, seja eu aquela que sabe estrangulá-lo —, eu o sufocarei."
Arthur Rimbaud

"Primeiro chegam sorrisos, depois mentiras. Por último o tiroteio"
Roland de Gilead, A Torre Negra - Stephen King
caiobex
Oráculo da Batata
Oráculo da Batata

Cash on hand: 4,400.25 Rupees

Mensagempor Luki4n » 03/09/2011 (Sábado), às 01h04min

Escrever um texto curto com clareza e de modo que motive ao menos o término da leitura é algo que qualquer pessoa que já saiu do colégio deveria saber fazer, então, não faço essa análise do mérito. Posso dizer que não curti o estilo narrativo e acho que textos desse tipo ficam infinitamente melhores com sutilezas, ao invés de terminar praticamente esfregando ideias e conclusões na cara do leitor, especialmente quando elas eram previsíveis (ou ao menos não surpreendentes) desde praticamente a primeira estrofe do escrito.

Tente trabalhar de maneira mais discreta e adotar um estilo narrativo que seja uma mistura de várias coisas ao mesmo tempo em que não se agarra em nenhuma a ponto de ficar característico. Matrix é um mistureba de várias coisas e mesmo assim tem um estilo próprio e característico, além de marcante.

Enfim, não gostei. Fora que o tema é manjado com um final manjado, nada de novo.
Imagem
Luki4n
Oráculo de Luki4n
Oráculo de Luki4n

Cash on hand: 8,724.04 Rupees

Mensagempor nawakisan » 03/09/2011 (Sábado), às 16h08min

Eu particularmente, gostei bastante da maneira em que o conto foi escrito...
Por falta de uma boa descrição, digo apenas que o conto me lembrou uma Crônica...
Talvez pela forma em que os acontecimento vão sendo narrados, de forma simples e agradável...

Embora o tema seja manjado e um pouco clichê...ainda sim, acho que foi bem elaborado e rendeu uma boa crítica...

Aliás, algo que acabo de me lembrar é que muitos '' clichês '', rendem belíssimas obras literárias...
Por que, muitas vezes o que importa não é o tema em si, mas a maneira como ele é abordado...
Imagem
nawakisan
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 1,671.39 Rupees

Grato pelos comentários

Mensagempor lpslucasps » 05/09/2011 (Segunda-feira), às 07h38min

Vinci escreveu:Ficou legal e bem escrito. Escrever algo com um tema nunca é fácil... Eu só não gostei de duas coisas no texto: acho que um reality show interessantíssimo sobre criadores de hamsters e o nome do aparelho televisivo que ele compra dão um ar de caricatura que não caiu bem no conto.
No início o conto realmente deveria ter um ar mais caricato. Acabei reescrevendo algumas partes dando a ele um aspecto mais sombrio, mas preservei essas duas partes porque havia gostado delas. De qualquer forma, o mais interessante é que o reality show proposto é melhor que muita coisa que a gente vê na TV.

Obrigado pelo comentário.

Luki4n escreveu:Escrever um texto curto com clareza e de modo que motive ao menos o término da leitura é algo que qualquer pessoa que já saiu do colégio deveria saber fazer, então, não faço essa análise do mérito. Posso dizer que não curti o estilo narrativo e acho que textos desse tipo ficam infinitamente melhores com sutilezas, ao invés de terminar praticamente esfregando ideias e conclusões na cara do leitor, especialmente quando elas eram previsíveis (ou ao menos não surpreendentes) desde praticamente a primeira estrofe do escrito.

Tente trabalhar de maneira mais discreta e adotar um estilo narrativo que seja uma mistura de várias coisas ao mesmo tempo em que não se agarra em nenhuma a ponto de ficar característico. Matrix é um mistureba de várias coisas e mesmo assim tem um estilo próprio e característico, além de marcante.

Enfim, não gostei. Fora que o tema é manjado com um final manjado, nada de novo.
Obrigado pelo comentário, Luki4n. Não pensei que as conclusões haviam ficado "escancaradas" ou "previsíveis" demais, tentarei ser mais sutil no futuro.

Sobre a narração, gosto de ler vários estilos narrativos e acho (sem querer parecer muito orgulhoso) que possuo habilidade o suficiente para experimentá-los. Entretanto, mesmo amando ler vários estilos narrativos, este adotado por mim, com descrições mínimas e narração focada nas introspecções da personagem é o único que gosto de escrever. Portanto, pelo menos a curto prazo, creio que não mudarei isso.
Não entenda mal, acho sua crítica válida e reconheço que esse estilo narrativo não agrada a todos (como você).

Enfim, obrigado mais uma vez pelo comentário.

nawakisan escreveu:Eu particularmente, gostei bastante da maneira em que o conto foi escrito...
Por falta de uma boa descrição, digo apenas que o conto me lembrou uma Crônica...
Talvez pela forma em que os acontecimento vão sendo narrados, de forma simples e agradável...

Embora o tema seja manjado e um pouco clichê...ainda sim, acho que foi bem elaborado e rendeu uma boa crítica...

Aliás, algo que acabo de me lembrar é que muitos '' clichês '', rendem belíssimas obras literárias...
Por que, muitas vezes o que importa não é o tema em si, mas a maneira como ele é abordado...
Obrigado pelo comentário, nawakisan. A falta de descrições foi algo proposital. Como disse ao Luki4n, esse estilo narrativo com descrições mínimas e foco nas introspecções das personagens é o único que me agrada escrever (apesar de haver vários outros que gosto de ler).

Mais uma vez, obrigado pelo comentário.
Contos de bolso

Imagem

lpslucasps
Guarda Real
Guarda Real

Mensagempor Delavu_Ocean lyrics » 29/07/2012 (Domingo), às 19h08min

Desculpe a demora amiguinho.
Gostei do conto.
Me fez lembrar de uma animação chamada Lucky Day Forever

É uma história antiga essa. Estamos apertando parafusos desde que o tal do Chaplin se meteu naquelas engrenagens.
Já tinha lido em outro lugar que você prefere uma abordagem mais... psicológica.
Sinceramente, eu prefiro textos com muitas descrições. Não pela descrição em si, mas elas podem ser contadas de tantos modos, querendo indicar tantas coisas... É algo que aprecio.
Em compensação, adoro o tal daquele discurso indireto livre que cai no vestibular por causa do Machado de Assis.
O final me decepcionou um pouco... Não exatamente por ser óbvio, mas porque ele se inicia com palavras saltando, um cara correndo por aí com acessos de loucura e talz... Quando você passa a falar da antena que foi explodida e as autoridades contendo a população, o texto ficou meio sóbrio de novo. Sei lá... Talvez fosse um detalhe que eu preferiria não saber. Um delírio coletivo já é uma ideia bem legal.

Me lembrei também de um comentário que meu professor disse sobre o "Ensaio sobre a cegueira", mas como eu não vi nem li, não vou falar muito, mas ele dizia sobre a cegueira que temos quando vemos demais...

Engraçado, que eu sempre achei que as pessoas assistem TV para confirmar que não estão loucas. Quer dizer você liga a TV, assiste o jornal e sente uma certa segurança. Algo como "Ufa... Eu ainda conheço o mundo, está tudo bem", mesmo que seja uma notícia sobre massacres ou acidentes. Talvez principalmente se foram umas dessas.
Será que foi algo que eu li quando era menor? Não lembro...
Imagem
Everything is gonna be alright
Delavu_Ocean lyrics
Redator Chefe
Redator Chefe

Cash on hand: 272.40 Rupees

Mensagempor Sumomo » 10/10/2012 (Quarta-feira), às 22h00min

Texto bem escrito, fico feliz ao entrar depois de tantos anos na seção de fics e ver tanta gente com textos tão sólidos. Eu gostei do escrito, só tenho uma única crítica a respeito: o texto não tem frases fluidas, todas são curtas e cheias de pontuação, então ele dá trancos o tempo todo. Fazer isso de trechos em trechos, ou por um parágrafo em vários não tem problema, mas depois de um tempo o negócio vai ficando incômodo, a sensação é meio como descer uma ladeira aos solavancos.
@TatianaSumomo
Sumomo
A Governante
A Governante

Cash on hand: 8,186.55 Rupees

Resposta à Sumomo

Mensagempor lpslucasps » 11/10/2012 (Quinta-feira), às 08h49min

Olá, Sumomo. Agradeço pelos comentários, positivos e negativos.

Sobre os períodos curtos em demasia, foi minha intenção fazer com que o texto ficasse menos fluído, mais mecânico mesmo. Mas entendo perfeitamente que tenha se sentido incomodada, tentarei fazer algo mais fluído da próxima vez.

Mais uma vez, obrigado.
Contos de bolso

Imagem

lpslucasps
Guarda Real
Guarda Real

Re: Resposta à Sumomo

Mensagempor Sumomo » 11/10/2012 (Quinta-feira), às 14h07min

lpslucasps escreveu:Olá, Sumomo. Agradeço pelos comentários, positivos e negativos.

Sobre os períodos curtos em demasia, foi minha intenção fazer com que o texto ficasse menos fluído, mais mecânico mesmo. Mas entendo perfeitamente que tenha se sentido incomodada, tentarei fazer algo mais fluído da próxima vez.

Mais uma vez, obrigado.

Eu entendi que era a intenção, foi justamente o motivo do meu comentário. Utilizar o recurso no início, nos primeiros parágrafos ou em alguns parágrafos específicos funciona, mas depois de muitas frases assim em seguida a coisa começa a ficar difícil de prosseguir, tive que me esforçar para prosseguir a leitura. É aquela coisa, usar de recurso de estética é bom, mas tudo que é excessivo é prejudicial.
@TatianaSumomo
Sumomo
A Governante
A Governante

Cash on hand: 8,186.55 Rupees

Voltar para Fics