Regras e Guias de Postagem e Leitura de Fics

Lugar apropriado para postar seus Fanfics, contos, poemas etc. para que todos do fórum possam ler com facilidade.

Regras e Guias de Postagem e Leitura de Fics

Mensagempor Klown » 19/04/2012 (Quinta-feira), às 18h19min

Bem-vindos, leitores, leitoras e escritores e escritoras do Hyrule Legends. Sentimos que depois de alguns anos sem nenhuma atualização nas regras e guidelines gerais de postagem e comentários das fics do nosso fórum, já estava na hora de reelaborar e sintetizar nosso guia, de forma que vocês, ó amantes ou não de textos criativos do nosso fórum possam estar por dentro de como postar suas fics, e comentar na dos outros sem problemas nenhum com ninguém.



REGRAS DE POSTAGEM DE FICS

  • Os autores podem postar seus textos tanto no corpo da mensagem do tópico em que estarão divulgando a fic quanto em algum serviço ou site externo.
    • Caso o autor prefira postar seu texto no corpo da mensagem, é mandatório que a fic seja colocada entre as tags de Quote. Desta forma, evita-se que o usuário abuse dos caracteres a mais de sua fic para ganhar rupees indiscriminadamente. Caso o usuário desrespeite esta regra, ele receberá um aviso da primeira vez, uma multa em rupees na segunda, e uma advertência na terceira.
    • Caso o usuário, por outro lado, opte por hospedar seu texto em algum domínio externo (como Google Docs, Scribd, ou um PDF), ele deve colocar o link para o mesmo, usando as tags de URL.

  • Apenas poste o seu texto, autor, quando tiver material escrito já pronto para ser avaliado, como no mínimo um prólogo ou capítulo. Projetos de fic, como dizer "Estou fazendo uma fic de Zelda, divulguem aí que daqui a duas semanas posto um pouco!" são proibidos no fórum e o tópico, caso existente, será trancado pela moderação.

  • Só serão permitidas fics que poderem se enquadrar como tal. Caso o conteúdo dela seja ilegível, quebre todas as regras de narrativa, muito curta (ninguém merece uma fic com apenas um parágrafo de três linhas como capítulo, né?), ou de alguma forma que não possa ser considerado redação criativa, a moderação tem poderes para avaliar o conteúdo do texto e dos comentários e julgar se o tópico deve ser mantido aberto ou não.
    • Esta decisão da moderação é passível de recurso. O autor, caso sinta-se injustiçado ou tenha reescrito o texto para torná-lo aceitável, pode entrar em contato com a equipe expondo seus argumentos para reabertura do tópico.

  • Não será tolerado o plágio, incluindo reprodução e / ou tradução de textos externos. Apenas trabalhos da autoria do usuário serão permitidos.

  • Textos não recomendáveis para menores de idade devem ter indicações no título do tópico que apontem a classificação indicatória (como um aviso "Apenas para maiores!" ou "18+!"), livrando assim o autor de possíveis danos causados por este aspecto aos leitores.

  • É recomendável mas não compulsório que os tópicos tenham em seu título alguma indicação do tipo de texto: Conto, Original, FanFic, Poema... Exemplificando, "[Original] Adoro minha mãe", "[FanFic] Zelda e seu Pudim", "[Poema] Ode à Maionese".



RECOMENDAÇÕES AOS AUTORES

  • Aceite suas críticas, e de forma alguma leve para o lado pessoal. Estamos avaliando o seu texto, não você, e não é porque foram postadas coisas do tipo "Dá para melhorar de forma X ou Y" que estão te perseguindo. É meramente um comentário, uma crítica, e como bom autor você deve usar todo este conteúdo para melhorar seu trabalho.

  • Não desista! Só porque o seu primeiro capítulo recebeu alguns comentários negativos, não quer dizer que você é um péssimo escritor que deveria se trancar em uma caverna e evitar colocar a mão em um teclado novamente. O jeito certo de proceder, caso seu texto não agrade em primeira instância, é melhorar, e usar os comentários e sugestões que lhe fizeram para incrementar seu texto. É treinando que se melhora, é revisando e reescrevendo que muitos escritores profissionais fazem de seus trabalhos o sucesso que são.

  • Da mesma forma, não tente desmoralizar alguém que fez um comentário negativo para você. Como dito no primeiro ponto, nada disso é pessoal, então assim como ninguém guarda ressentimento de você caso não goste de seu texto, não guarde rancor de alguém que fez uma crítica. Isso só pega mal para você e pode denegrir sua imagem como escritor.



RECOMENDAÇÕES AOS LEITORES

  • Evite postar sem conteúdo. Se for para fazer posts monossilábicos dizendo "Muito curto", "Não gostei", ou "Adorei!", simplesmente não poste, porque no que isso ajudaria qualquer um? Do mesmo jeito, falar coisas do tipo "leia mais" ou "Leia os guias aqui do fórum" não ajuda se você não elaborar. Seria muito, muito legal para o autor se você, leitor, pudesse postar com algum conteúdo. Por que não postar o que você gostou ou não na fic? Ajude o escritor a melhorar, dizendo o que pode ser melhorado na fic e porque. São os seus comentários que incentivam os autores a continuarem postando. Eles estão contando com seus comentários.

  • Da mesma maneira, não use palavras de baixo calão e evite ser agressivo. Além de desestimular o autor a tentar melhorar, você pode acabar se metendo em problemas com a moderação caso o usuário sinta-se realmente ofendido. Tente postar sem ser hostil, sempre buscando melhorar a experiência de leitura e escrita no fórum. Seja educado.

  • Não julgue uma fic pelo seu autor. Existem muitos usuários que podem ter entrado semana passada com 5 posts que escrevem muito bem. Só porque ele é novo no fórum, não necessariamente é um "noob". Julgar um texto antes de lê-lo pode ser um erro muito grande. O vice-versa também é válido: Só porque o autor é famosão no fórum, um grande moderador popular com dez mil posts, não quer dizer que isso faz dele um gênio da literatura digno da mais descarada puxação de saco.

  • Seja sincero nos seus comentários. Não passe a mão na cabeça do usuário se você acha que o texto não ficou tão bom. Diga realmente o que achou - lembre-se, sempre com educação e bom senso - e sugira as melhorias que podem ser feitas. Você ficará surpreso como ele pode evoluir se você for sincero.

  • Leia e comente! Não seja preguiçoso. Se você tem tempo para ler, por que não deixar um pouquinho o World of Warcraft de lado e ajudar um colega usuário a melhorar seus textos? O único jeito de fazê-lo é lendo o que está escrito e comentando. A preguiça de muitos é o que faz esta seção ser tão mais parada. As chances são que a leitura não seja tão pesada quanto muitos destes livros que você tem que ler pra escola ou faculdade. Então coloque seus óculos de leitura e mande ver.
 
Imagem
Klown
O Regente
O Regente

Avatar do usuário

Offline
 
Mensagens: 3737
Registrado em: 28/06/2007 (Quinta-feira), às 07h14min
Localização: Rio de Janeiro
Cash on hand: 7,284.45 Rupees

Voltar para Fics

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron