Passo 1- Tenha um mapa de todo o lugar que você quer mapear.
Passo 2- Edite o mapa, retirando quaisquer coisas que você não queira, como itens, vidas, passagens secretas, etc (isso será feito no sistema de mapas, não na imagem).
Passo 3- Verifique o tamanho da imagem. Para isso, basta olhar as propriedades da imagem.
Passo 4- Ajustar a imagem para um tamanho quadrado, sempre aproximando para cima o valor de acordo com a tabela abaixo.
256 - zoom 0 - 2^8
512 - zoom 1 - 2^9
1024 - zoom 2 - 2^10
2048 - zoom 3 - 2^11
4096 - zoom 4 - 2^12
8192 - zoom 5 - 2^13
16384 - zoom 6 - 2^14
32768 - zoom 7 - 2^15
65536 - zoom 8 - 2^16
Exemplo: Digamos que temos uma imagem de 3584x1408. Nesse caso, escolhemos a maior dimensão (3584) e olhamos a tabela... O valor mais alto próximo é 4096. Então, a imagem deverá ter 4096x4096 de dimensões.
Para fazer isso no photoshop: Imagem, Tamanho da tela de pintura... Desmarque o relativo e, na largura e altura, coloque o mesmo valor (no nosso caso, 4096). Isso irá gerar um mapa com 4 níveis de zoom!
Nota: Não use ancoramento nesse redimensionamento. A ideia é que o mapa fique centralizado no meio do quadrado.
Passo 5: Adicionar mais zoom:
Caso você queira que aproxime mais, você pode redimensionar a imagem seguindo a tabela do passo anterior. Digamos que eu queira adicionar mais dois níveis de zoom. Então eu vou Imagem, Tamanho da Imagem e coloco Largura e Altura com 16384 pixels. Isso irá gerar um mapa com 6 níveis de zoom.
Importante: Mapas que contém pixelart devem usar o algoritmo de Nearest Neighbor (Pelo mais próximo) em vez de bicubic para manter o pixel art no máximo zoom!
Passo 6: Rodar o script indo em Arquivo, Scripts, Procurar, arquivos .js (embaixo) e selecione o script.
Script do photoshop: http://maps.zelda.com.br/tiles/tileCreator.js
O script fará algumas perguntas... No zoom, coloque o zoom escolhido e ele fará todo o processamento para você.
Passo 7: Ao final do trabalho, confira a imagem 0_0_0.png . Ela deverá conter o seu mapa bem pequeno, centralizado. Se não estiver, algum ancoramento você fez na hora de redimensionar a imagem ou a tela de pintura!
Passo 8: Rode o programa PNGGauntlet para reduzir ao máximo o tamanho das imagens!
Passo 9: Zip, torne o mapa disponível para mim, e eu o publico!