Criatividade

Venha aqui tomar um copo de leite e discutir sobre tudo que quiser (contanto que o assunto não esteja relacionado com uma das seções acima ou abaixo).

Criatividade

Mensagempor Sheikah » 19/12/2012 (Quarta-feira), às 10h09min

Vou levantar esse tema mas não sei se vai chegar a criar um grande tópico de discussão, mas enfim..

Parei para pensar como a criatividade do ser humano tornou-se ociosa, ou diria que podemos dizer limitada?

Você mesmo, já parou para pensar em criar algo?

Vou criar uma batedeira sem fio.

Já existe.

Vou criar um produto X que faça y coisas...

Cara, já existe!

O mundo evoluiu de tal forma que até mesmo piadas e pensamentos que você se considerava único a pensar já fazem parte do cotidiano e alguns podem chegar na sua cara e falar: "mas já pensei isso a muito tempo colega."

O que me dizem?

O ser humano parou de pensar ou realmente estamos chegando a uma limitação da nossa capacidade?

Claro que temos as 'excessões', por isso surgem ainda algumas coisas..

Mas então, o que me dizem?
Imagem
Quando ouvir o som de minha harpa, você irá se libertar e a verdade assim surgirá aos teus olhos..
cast it sure and
cast it straight
ere the whims and
fears of fate...
where the shadows
dare not hesitate
all needs be undone
in the land without a sun...

3DS Friend Code: 0705-3623-5499
Sheikah
Lobo Sagrado
Lobo Sagrado

Cash on hand: 2,550.25 Rupees

Re: Criatividade

Mensagempor Fandinha » 19/12/2012 (Quarta-feira), às 10h33min

Se você mesmo disse que existem exceções e que coisas ainda são criadas acho que isso já tira o propósito do tópico, limitado é considerar que existe um final pra criatividade para criar respostas novas, sejam elas só teóricas (não creio que o termo seja mais indicado) ou em forma de invenções. E pfvr nada de postar aquele quadrinho super cabeça, só que não, sobre a infinidade da criatividade humana e a incapacidade de criar uma nova cor.
Fandinha
Pirata do Great Sea
Pirata do Great Sea

Cash on hand: 706.55 Rupees

Mensagempor Sheikah » 19/12/2012 (Quarta-feira), às 11h44min

Claro que não, coisas são criadas, óbvio, mas não tanto como antigamente, certo?

Esse fato se deve a falta de criatividade? A limitação humana? A limitação tecnológica?

Queria desencadear as argumentações por esse lado, trazendo um breve texto com base.
Imagem
Quando ouvir o som de minha harpa, você irá se libertar e a verdade assim surgirá aos teus olhos..
cast it sure and
cast it straight
ere the whims and
fears of fate...
where the shadows
dare not hesitate
all needs be undone

Sheikah
Lobo Sagrado
Lobo Sagrado

Mensagempor Chapolink » 19/12/2012 (Quarta-feira), às 12h05min

Sheikah escreveu:Claro que não, coisas são criadas, óbvio, mas não tanto como antigamente, certo?

É? E quem disse?
NNID: emanueu
3DS Friend Code: 3738-0227-7539
Chapolink
Diretor de Edição
Diretor de Edição

Cash on hand: 18,345.60 Rupees

Mensagempor shadowlink » 19/12/2012 (Quarta-feira), às 12h19min

Eu diria que coisas são criadas hoje em dia de maneira muito mais rápida do que antigamente. É normal se pensar que o avanço que nós vivenciamos é mais lento que o que nós não vivenciamos, porque só sentimos as consequências deles, para nós é como se tudo tivesse ocorrido "instantaneamente", em algum momento anterior ao nosso nascimento.

Mas na verdade o mundo moderno faz de tudo para facilitar o avanço, a ciração de novas coisas e a rápida propagação do que quer que seja inventado.

Essa idéia de "eu tento criar algo mas isso já havia sido criado antes" não serve como prova de que "não há mais o que ser criado", e certamente não é algo que aconteceu apenas com você.

Para dar um exemplo, no século 17 dois grandes matemáticos criaram, independentemente, o mesmo ramo da matemática (os homens eram Leibniz e Newton, o ramo da matemática era o Cálculo). Até hoje se discute quem deveria ser creditado com essa invenção. Quase quatrocentos anos atrás, em uma época que quando a matemática era algo absurdamente mais simples do que hoje em dia, já haviam pessoas "criando" coisas que já haviam sido criadas antes. E isso é só um exemplo que se tornou público por ser um ponto de discussão, certamente houveram muitos outros eventos do tipo, principalmente considerando que na época não bastava procurar no Google para conferir se sua "invenção" já existe.

Agora, vale a pena citar que alguns ramos da criatividade humana realmente são mais "limitados" que outros. Por exemplo, não se pode esperar que estórias, mesmo aquelas com elementos fantásticos fujham muito de um certo "molde", um conjunto de elementos que fazem uma boa estória (as "tropes", como o site TVTropes, uma enciclopédia desse tipo de elemento, e onde eles são usados, as chama) e as mantém próximas o suficiente da experiência humana para fazer com que a pessoa lendo/assistindo/ouvindo a estória se indentifique com ela. Mas mesmo essa "limitação" ainda não significa que o espaço de estórias que pode ser criado é finito, basta se expandir seus horizontes ao invés de se prender no que já foi criado, e isso ainda acontece com a mesma frequência de sempre.
Imagem

Nintendo ID: fferraz
3DS Friend Code: 2320-7449-1745
shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Cash on hand: 23,094.25 Rupees

Mensagempor Flash » 19/12/2012 (Quarta-feira), às 14h34min

O único obstáculo à criatividade nos dias de hoje é que qualquer coisa minimalmente diferente é recebida com um "NOSSA, AUSHEUAHE ESSE CARA DEVIA TÁ MTO DROGADO".
Imagem
Flash
Condutor dos Ventos
Condutor dos Ventos

Cash on hand: 1,849.20 Rupees

Mensagempor Nightmare » 20/12/2012 (Quinta-feira), às 06h02min

Não acho que exista um limite absoluto definido, mas o fato é que, enquanto mais o tempo passa, mais inacessível é a originalidade.
Apesar de originalidade ser considerado algo positivo, eu acho que ela está se tornando cada vez mais antagônica à qualidade de uma obra. Graças a ela, a pessoa precisa se desviar de diversas ideias preferíveis, pra se aventurar por uma caminho mais difícil e arriscado.
E aí começam a surgir coisas... questionáveis. Vai de exemplo a indústria de games com o grande Kinect. É uma tecnologia genial e muito bem vinda. Só que não.

E esse negócio da originalidade ser inimiga do tempo é meio óbvio, mas as pessoas não parecem se lembrar disso na hora de elogiar a criatividade de autores antigos. "Ah, esse cara é um mestre, muito criativo, foi o primeiro a fazer uma história de zumbi/samurai/ninja/mundo espiritual". Você acha mesmo esses caras tão criativos assim?
Claro que esses caras tinham menos referências. Mas acho que referências mais limitam uma mente criativa do que incentivam. Elas são basicamente uma lista do que deve ser evitado pela originalidade.
Fora que muita coisa "clássica", "clichê", teve inspiração em elementos do mundo real. So what's the big deal about them? Ninguém inventou o carinha de armadura com katana que grita "Tatakai bakayaro!!!". Exceto talvez algum japonês barbudo da época em que não usava rifle no Japão. Então foda-se o primeiro cara que fez uma história com isso.
Enfim, acho muito mais fácil ter poucas referências do que ter uma caralhada delas. Não admiro tanto os caras que criaram os clichês (no sentido de ideias que todo mundo quer usar), mas sim quem é bom em fugir deles - sem danos grotescos à qualidade do trabalho (senão não adianta).
Surgem autores cada vez mais criativos, mas que tem sua criatividade embaçada pelo prejuízo que a originalidade traz. É possível também que no passado diversas mentes criativas não mostraram todo seu potencial, porque não foram realmente postas à prova.

Eu falei mais imaginando a indústria do entretenimento, não tô desmerecendo os matemáticos e cientistas antigos que tiraram conhecimentos incríveis da cartola.
3DS FC: 0232 - 8891- 8379
Nightmare
Condutor dos Ventos
Condutor dos Ventos

Cash on hand: 2,627.80 Rupees

Mensagempor YusukY » 21/12/2012 (Sexta-feira), às 19h42min

Flash escreveu:O único obstáculo à criatividade nos dias de hoje é que qualquer coisa minimalmente diferente é recebida com um "NOSSA, AUSHEUAHE ESSE CARA DEVIA TÁ MTO DROGADO".

Hoje?

Criatividade existe e está a todo vapor. O difícil é pôr em prática. Vivemos em um mundo onde até seu cocô com cara de Jesus pode ser patenteado e onde tudo requer um investimento absurdo, seja de tempo, dinheiro e/ou vontade. Tanto é que foi nesse período transitório entre o século XX e XXI onde mais se criou e inventou coisa. Softwares novos que fazem coisas novas que nem nós mesmos sabiamos que precisávamos surgem todos... pra não dizer dias, meses. Novos parâmetros para tudo vêm sendo criado o tempo todo, sejam eles aceitos ou não.
Não só isso. Olha o numero de histórias de empreendedorismo vemos surgindo das universidades americanas, por exemplo. Imagine o quanto de criatividade vem sendo reprimida pela falta de dinheiro, investimento e incentivo em outros países.

Não só isso, vemos novos tipos de arte surgindo o tempo inteiro: Intervenções urbanas, artes digitais, corporais, etc.
Pra mim o que o mundo mais tem é criatividade, o problema é conseguir aproveitar toda ela.
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Mensagempor web_gonzaga » 25/12/2012 (Terça-feira), às 16h15min

Cara, concordo plenamente, é fácil imaginar um monte de ideias, o problema é tirar las do papel. Demoraram muito pra inventarem o celular, hoje em dia ele tem tanta coisa que as pessoas esquecem que ele foi criado para conversar a longas distâncias. Um outro exemplo é um software chamado RPG Maker, graças a ele tem gente de 16 ou 17 anos que criam seus próprios jogos de PC, varios deles praticamente sozinhos! E a criatividade é muito mais... carros que usam água como combustível, cameras que indentificam rostos mesmo que eles estejam disfarçados, etc, etc, etc... O mundo não tem limites para a criatividade.
Imagem
web_gonzaga
Tocador de Ocarina
Tocador de Ocarina

Cash on hand: 424.35 Rupees

Mensagempor Sheikah » 31/12/2012 (Segunda-feira), às 08h49min

YusukY escreveu:
Flash escreveu:O único obstáculo à criatividade nos dias de hoje é que qualquer coisa minimalmente diferente é recebida com um "NOSSA, AUSHEUAHE ESSE CARA DEVIA TÁ MTO DROGADO".

Hoje?

Criatividade existe e está a todo vapor. O difícil é pôr em prática. Vivemos em um mundo onde até seu cocô com cara de Jesus pode ser patenteado e onde tudo requer um investimento absurdo, seja de tempo, dinheiro e/ou vontade. Tanto é que foi nesse período transitório entre o século XX e XXI onde mais se criou e inventou coisa. Softwares novos que fazem coisas novas que nem nós mesmos sabiamos que precisávamos surgem todos... pra não dizer dias, meses. Novos parâmetros para tudo vêm sendo criado o tempo todo, sejam eles aceitos ou não.
Não só isso. Olha o numero de histórias de empreendedorismo vemos surgindo das universidades americanas, por exemplo. Imagine o quanto de criatividade vem sendo reprimida pela falta de dinheiro, investimento e incentivo em outros países.

Não só isso, vemos novos tipos de arte surgindo o tempo inteiro: Intervenções urbanas, artes digitais, corporais, etc.
Pra mim o que o mundo mais tem é criatividade, o problema é conseguir aproveitar toda ela.

Tirar proveito, tá ai um ponto bem observado.
Outro ponto que eu gostei é o do investimento.

Tudo requer um investimento gigantesco sem garantia real de sucesso.

Vou para o ramo do cinema.

No cinema, se você observar, vamos focar em 2011.

Quantos filmes vindos da Holywood você acha que vieram com roteiros originais?

Nenhum meu amigo

Adaptações e continuações.

É claro que adaptações e continuações não significam filmes ruins. É só ver os resultados de O Poderoso Chefão 2, Aliens O Resgate, Exterminador do Futuro 2 e por aí vai, mas o problema apontado aqui é a falta de conteúdo criado exclusivamente para o cinema chegando ao sucesso. Quem gosta de quadrinhos ou quem leu um livro e se apaixonou pela história sempre gostará de ver a obra adaptada para as telas grandes. Mas quão gratificante é assistir a um bom filme que não se tem ideia de como vai acabar?

Hollywood continua comprando roteiros originais de qualidade, mas parece que o público liga apenas para filmes que tenham um apelo baseado em outra mídia. Passamos meses reclamando de como o uniforme de tal super-herói ficou mal adaptado, ou como mudaram aquela passagem importantíssima do livro, mas esquecemos de prestigiar filmes com roteiros criados exclusivamente para a tela grande. Será uma sinal de nosso tempo, ou uma escalada inevitável da cultura pop em vários meios se unindo para quebrar barreiras?

Pessoalmente prefiro acreditar na segunda opção. Produzir cinema é extremamente caro, mesmo com a recente democratização de câmeras HD e a facilidade da divulgação via web. Uma boa ideia ainda é muito mais fácil de ser produzida escrevendo um livro, criando uma história em quadrinhos ou um jogo de videogame. As etapas são mais curtas, a quantidade de dinheiro e pessoal envolvido é consideravelmente menor e a possibilidade de o resultado ficar satisfatório é muito maior. Sinceramente gosto de acreditar que estamos rumando para uma época onde a criatividade no cinema não está diminuindo, mas sim a quantidade e qualidade de conteúdo criado com sucesso para outras mídias é tão grande que se torna impossível o cinema não se tornar apenas mais uma faceta dessa cultura multimidiática. Chegará um tempo onde as crianças terão dúvidas se Thor foi um personagem que nasceu no cinema e virou histórias em quadrinhos ou o inverso. E isso não é necessariamente ruim. Nossa sociedade é cada vez mais multimídia e por que razão iríamos querer que ela não fosse?

Fonte:
http://paprica.org/2012/09/o-fim-da-criatividade-em-hollywood/

E aqui o mais trash:

Imagem

Como o post acima disse, é claro que isso ñ tira o sucesso e a qualidade do filme, mas pô!
Tanta tecnologia, tanto recurso e os caras me fazem isso :><:

--------------------------------------------------------------
31/12/2012

Esse sábado por exemplo eu me deparei exatamente com isso.

Fui comprar um tênis e entrei em umas 4/5 lojas..

Simplesmente eu vi dezenas de tênis iguais, mudando uma listra ou algum detalhe pequeno, copia descarada e sem criatividade alguma.

Isso é um ponto que eu achei interessante trazer :)
Imagem
cast it sure and
cast it straight
ere the whims and
fears of fate...
where the shadows
dare not hesitate
all needs be undone

Sheikah
Lobo Sagrado
Lobo Sagrado

Mensagempor Chapolink » 31/12/2012 (Segunda-feira), às 11h13min

Mas existir muitas cópias não significa que há pouca inovação. Sempre vai ter gente/empresa preguiçosa ou que não quer investir em inovação por ser mais cômodo e barato usar o que já tem. Quem tá na vanguarda cria conceitos novos, muitos dos pequenos copiam. Na sapataria do século XIX provavelmente os sapatos eram todos iguais ou muito parecidos, aliás.
NNID: emanueu
3DS Friend Code: 3738-0227-7539
Chapolink
Diretor de Edição
Diretor de Edição

Cash on hand: 18,345.60 Rupees

Mensagempor Flash » 31/12/2012 (Segunda-feira), às 12h41min

Acho inválido medir a criatividade de um meio com base nos produtos de uma indústria.

edit: também acho que, com a porra da pena de morte, muitas pessoas vão morrer. pqp.
Imagem
Flash
Condutor dos Ventos
Condutor dos Ventos

Cash on hand: 1,849.20 Rupees

Mensagempor YusukY » 01/01/2013 (Terça-feira), às 16h02min

Muita coisa que consideramos criativa hoje surge de uma cópia também. A cópia é, digamos assim, um meio de levar as pessoas à inovação, isso acontece pq a cópia em excesso cria um mercado velho, homogêneo e plural (por exemplo, assim que lançaram as LCDs/LEDs/Plasma todo mundo já tinha TV "tubão"), quando o mercado chega nesse ponto, pra diminuir a competitividade (tornar seu produto muito melhor que os outros) as empresas tendem a investir mais em inovação.

Mas lembre que esse investimento só acontece por causa das cópias. Então, eu sou muito agradecido às cópias, pq tornam produtos que já eram bons mais baratos e induz a criação de produtos ainda melhores.
YusukY
Portador da Master Sword
Portador da Master Sword

Cash on hand: 7,116.80 Rupees

Mensagempor Leolanna » 15/01/2013 (Terça-feira), às 12h16min

Criatividade é algo muito difícil de compreender e estudar. Acho que está muito ligado à imaginação.
E a imaginação é infinita.

Olhando para o lado de coisas, objetos, parece mesmo que tudo já foi criado. Mas isso tem muito a ver com o tipo de sociedade. Hoje está tudo voltado à tecnologia e negócios. Logo onde mais se vê criatividade é no mundo tecnológico e de negócios. Nunca se viu surgirem tantas empresas com ideias tão diferentes e geniais. Nunca se viu a tecnologia evoluir tão rápido.
Esse é o nosso foco. E acaba que outras áreas perdem um pouco, pois a massa e a maioria das pessoas é instruída para pensar rumo a esse lado da evolução.

Depois, isso tem a ver um pouco com ciclos. Imagine assim, num exemplo ilustrativo e irreal: a matemática começa a surgir, todos começam a estudá-la e vai se criando até um ponto que parece saturada. Enquanto isso, alguns poucos começaram a estudar a física. Com a matemática saturada, a física de torna um universo onde ainda há muito a ser criado e estudado, e então todos começam a estudá-la até que a física também se satura. Só que nesse caminho, alguns sacaram como usar a física para recriar o mundo da matemática e abrir milhões de novas possibilidades. E assim vai. Um meio vai se saturando enquanto outro vai ganhando novas brechas pra criação.

E o que mais existe hoje é essa conversa entre as diferentes áreas. Eu vejo isso muito em relação à tecnologia e a natureza. Por tempos eram coisas distintas. A tecnologia era algo racional e artificial. Mas, cada vez mais, estamos desenvolvendo a biotecnologia, voltando a aproveitar o lado da natureza enquanto a tecnologia puramente artificial parece ir se saturando. E nas minhas filosofias acho que o rumo do mundo é muito mais para a biotecnologia do que tecnologia em si. Ent'ao surge um novo universo para se criar e se explorar.

Se formos falar de arte ent'ao, a criatividade é absurdamente infinita. Só que é isso que o Sheikah mostrou. Filmes de Hollywood estão se "repetindo" cada vez mais. Não é porque falta criatividade no meio. Vá olhar a produção cinematográfica independente e vai ver que há muuuuita criatividade. A questão é que Hollywood é mercado, e o mercado normalmente se arrisca pouco. Por que fazer um filme de um super herói todo em quadrinhos estilizados se fazendo com atores reais e super efeitos já dá certo? Por que se arriscar? Tanto o mercado quanto o público não gosta de se arriscar. Prefere ir ver sempre o mesmo tipo de filme, sabe que provavelmente vai gostar. Não ousa muito. O diferente é sempre estranho. Quanto mais diferente, mais estranho. Só ver o próprio Zelda. Quanta gente nunca jogou o Wind Waker só porque os gráficos mudaram. Imagina, para a Nintendo era mais fácil manter tudo an fórmula que estava. E para a maioria do público, também. Mas aí, cadê a criatividade? Não existe? Existe, mas é limitada pelas necessidades: de vender, de dar certo, de ser bem aceito etc. e poucos são os que tem a coragem e se arriscam além da linha.
Leolanna
Garoto Minish
Garoto Minish

Cash on hand: 298.40 Rupees

Voltar para Milk Bar