Linha temporal oficial de Zelda

Fórum dedicado exclusivamente a teorias que não envolvem pegar a Triforce. Postem aqui aquelas mais interessantes como a criação de Hyrule, a Master Sword, etc.
Regras do fórum
Antes de postar, entenda o que exatamente é uma teoria neste tópico: "Link também sente dor de barriga!!!"
Leia, mesmo que você ache que já sabe.

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor ReZ » 23/01/2015 (Sexta-feira), às 23h32min

kara eu não entendo,se zelda não devolveu a infância de Link em Wind Waker,como ele aparenta estar jovem?(mais como uma criança),se ela realmente não tivesse devolvido a infância dele,então ele estaria adulto nesse jogo então pq caralhos ele ainda ta como criança? :wat:
ReZ
Recruta
Recruta


Offline
 
Mensagens: 11
Registrado em: 09/01/2015 (Sexta-feira), às 21h10min
Cash on hand: 44.90 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor Wario » 24/01/2015 (Sábado), às 07h56min

Porque é outro Link.
Imagem
Wario
Colecionador de Máscaras
Colecionador de Máscaras

Avatar do usuário

Offline
 
Mensagens: 234
Registrado em: 19/10/2012 (Sexta-feira), às 17h57min
Localização: Sarasaland
Cash on hand: 3,248.15 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor Matheus M » 24/01/2015 (Sábado), às 13h43min

Não só outro Link, aquilo é outra época... a "devolução da infância" é em Ocarina of Time, The Wind Waker é sequência por eventos, e não que seja o mesmo ambiente.
Matheus M
Newsposter
Newsposter


Offline
 
Mensagens: 143
Registrado em: 28/01/2012 (Sábado), às 14h42min
Cash on hand: 779.00 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor ReZ » 10/02/2015 (Terça-feira), às 21h41min

Wario escreveu:Porque é outro Link.

Ah,deixe-me ver se eu entendi,link voltou adulto para o passado e não criança?E se esse jogo acontece em uma geração e época diferente porque ganondorf ñ esta morto ou provavelmente muito velho pra lutar?,e ele ta lá vivinho da silva(gordo),mas vivo e não tão velho,alguém me explica isso :?
ReZ
Recruta
Recruta


Offline
 
Mensagens: 11
Registrado em: 09/01/2015 (Sexta-feira), às 21h10min
Cash on hand: 44.90 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor shadowlink » 10/02/2015 (Terça-feira), às 21h42min

O Ganondorf não envelhece, por algum motivo. Talvez seja a Triforce do Poder, talvez seja o fato dele passar boa parte do tempo morto ou aprisionado magicamente, nunca deram uma explicação oficial.
Imagem


Nintendo ID: fferraz
3DS Friend Code: 2320-7449-1745
shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Avatar do usuário

Offline
 
Mensagens: 6564
Registrado em: 11/03/2004 (Quinta-feira), às 15h25min
Localização: Silent Realm
Cash on hand: 23,094.25 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor bittencourt » 02/06/2015 (Terça-feira), às 21h41min

Sou fã da serie zelda, mas temos que concordar que toda serie tem falhas e na minha opinião, a nintendo não se importou em nenhuma linha cronologica no começo. Mas como hoje o jogo é um sucesso eles resolveram inventar algo que pudesse fazer algum sentido que no caso fez pouco sentido que é essa linha cronologica. Eu duvido que a nintendo lançou o primeiro jogo pensando ja na historia do OoT ou no SS que segunda a cronologia é o primeiro da serie. Pra quem já zerou todos os jogos sabe do que eu estou falando, de "universos diferentes", por exemplo o wind waker, phanton hourglass e spirits tracks fazem parte de 1 universo e a link to the past, oracle of seasons/ages e link's awakening fazem parte de outro universo.
bittencourt
Recruta
Recruta


Offline
 
Mensagens: 3
Registrado em: 02/06/2015 (Terça-feira), às 20h59min
Cash on hand: 29.30 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor Matheus M » 03/06/2015 (Quarta-feira), às 14h45min

Os jogos que tu citou fazem parte justamente de linhas temporais diferentes que a própria Nintendo oficial, então esses "universos diferentes" é a mesma coisa :P a linha tem furos, e o bom disso é que pode gerar novos jogos (Aonuma disse que o próprio Miyamoto acredita que todos os jogos estão ligados). A Nintendo não considerou, óbvio, mas dizer que ela nunca existiu é besteira, se não TWW estaria já depois de OoT e que se dane os haters, mas não foi assim. A empresa adora esses chiliques dos fãs pois gera boca-a-boca.
Matheus M
Newsposter
Newsposter


Offline
 
Mensagens: 143
Registrado em: 28/01/2012 (Sábado), às 14h42min
Cash on hand: 779.00 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor shadowlink » 03/06/2015 (Quarta-feira), às 18h36min


NRaQSS4XnzU

Dizer que a série tem uma linha temporal não quer dizer que ela foi planejada desde o início. A própria timeline tem uma "linha do tempo" de desenvolvimento, com quase todos os jogos tendo afirmações que os posicionavam em relação ao resto da série. Cada jogo olha apenas para o que foi feito no passado e adiciona mais uma peça na linha do tempo, sem se preocupar com o que será feito no futuro. Fazendo um resumo, a história da timeline de Zelda é a seguinte.

A princípio a gente tinha apenas dois jogos, Legend of Zelda (LoZ) e Adventure of Link (AoL) (não faz sentido falar de uma timeline de um jogo só), um sendo uma óbvia sequência direta do outro:

Código: Selecionar todos
LoZ/AoL

(jogos divididos por barras possuem um mesmo Link)

Depois o A Link to the Past (ALttP) foi lançado, sendo bem divulgado que se tratavam de outro Link e Zelda, e que os eventos do jogo ocorriam antes daqueles do LoZ original, com as origens do Ganon sendo reveladas via backstory:

Código: Selecionar todos
ALttP-LoZ/AoL

(jogos divididos por hífens têm Links diferentes)

Depois disso veio o Link's Awakening (LA), que deixava claro que o Link já derrotou o Ganon e salvou a Zelda uma vez, mas não falava qual dos dois Links protagonizava a aventura. Muita gente colocava o jogo como sequência do ALttP, pois era o Zelda mais recente até então (além de ter mais elementos em comum com o próprio LA), mas não tínhamos uma confirmação oficial clara, portanto a linha permanecia:

Código: Selecionar todos
ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA?


Aí chega o Ocarina of Time (OoT), que começa a complicar as coisas. Naquele momento, ele parecia uma simples prequel do ALttP, mostrando uma versão expandida da backstory daquele jogo, as origens de Ganondorf, como ele invadiu o Sacred Realm e tomou posse da Triforce. Novamente, Link e Zelda são personagens diferentes de todos os vistos anteriormente.

Nesse ponto a divisão da timeline em duas já existia. O próprio OoT, sem necessidade de nenhum jogo adicional, já deixa bem claro que a viagem final ao passado é diferente das outras. Zelda está de volta no castelo, espiando Ganondorf pela janela do jardim, surpresa ao ver Link como na primeira vez que eles se encontram. Link voltou a um ponto anterior à invasão de Ganondorf, tendo assim uma chance de evitá-la. Ao mesmo tempo, vemos que o futuro permanece existindo independentemente, com todos festejando a vitória de Link. No entanto, a duplicidade do final do OoT nunca foi mencionada neste ponto, o que fez com que passasse despercebida. Logo tudo o que ficava claro era:

Código: Selecionar todos
OoT-ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA?


O Majora's Mask (MM) também não causou muito alarde. O jogo é uma "sidestory", ocorre sem causar qualquer mudança na aparente ligação entre ALttP e OoT. Mas, ao contrário do LA, que não se ligava explicitamente a qualquer um dos Links, o MM é claramente uma sequência com o Link do OoT:

Código: Selecionar todos
OoT/MM-ALttP-LoZ/AoL


Os próximos jogos a serem lançados foram o Oracle of Ages e Oracle of Seasons (OoX, referindo-se a ambos os jogos como uma unidade, independente da ordem em que se joga cada um). Esses jogos, assim como o LA, nunca tiveram sua posição bem definida. Mas, pior que LA, que tinha bastantes elementos que o ligavam ao ALttP, o OoX mostravam uma série de elementos de todas as eras anteriores da série. Temos um Link com uma marca da Triforce na mão (que os Links do OoT e AoL claramente possuem no final de seus respectivos jogos), cavalgando a Epona (que até então só aparecera no OoT) e entrando em contato com a Triforce completa (que só existe após o AoL ou ALttP) e entrando em contato com uma Impa um pouco mais velha (mais próxima à do LoZ do que à do OoT, apesar de diferente de ambas). Isso apenas levando em conta o início do jogo. O final dos dois jogos juntos também traz uma possível ligação ao próprio LA, com Link indo embora em um navio muito similar ao visto no início daquele jogo. Essa mistureba de elementos e confusão se tornaria uma marca registrada dos jogos que envolvem a Capcom/Flagship.

Aqui começa a bagunça. Seria o OoX uma sequência de algum dos jogos antigos? Ou talvez seja um jogo com um Link totalmente novo? Se sim, onde esse jogo se encaixa? O LA sofreu um retcon* passando a ser sequência desse novo jogo, ou permanece como sequência do ALttP ou AoL? Novamente, temos uma linha inalterada, pois os novos jogos não podem ter sua posição definida claramente:

*"Retcon" é abreviação de "retroactive continuity", continuidade retroativa, que denota quando uma obra de ficção tem algo que foi definido anteriormente alterado por uma nova criação. A partir desse ponto na história da série, a maior parte das discussões são ao redor do que foi ou não foi alvo de retcons.

Código: Selecionar todos
OoT/MM-ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA? OoX?


Logo depois veio o Wind Waker (WW), o jogo que dividiu Zelda pela metade, em vários aspectos. Ele é uma sequência do OoT, aparentemente tirando a posição do ALttP, e todo o bloco de jogos clássicos, via retcon (viu, disse que isso ia aparecer bastante). Afinal de contas, um jogo não pode ter duas sequências... ou pode? Foi nesse ponto que a divisão da timeline começou a realmente ganhar força, com o próprio Aonuma mencionando a duplicidade do final do OoT em uma entrevista, e teorias com split timelines começando a brotar nos fóruns de discussão. Os "linearistas" Se recusavam a aceitar essa divisão, colocando o WW simplesmente entre o MM e o ALttP, criando teorias de como esses dois jogos se conectam. Os "splitistas" em geral diziam que o bloco clássico ocorria após o MM na timeline do Link criança, com suas próprias teorias ligando esses fatos. Mas a verdade é que, nesse ponto, o que podíamos confirmar sem sombra de dúvida era uma timeline do Aonuma que possuia apenas os jogos 3D, com o resto tendo suas relações desconhecidas, e uma timeline "clássica", com os jogos de console até o OoT, sendo que as duas eram contraditórias, por necessitar de uma ligação com um mesmo jogo (OoT). Para conciliar essa contradição, ambos os lados de teoristas de Zelda usavam o argumento de retcons onde a Imprisonment War narrada no ALttP não representa mais os eventos do OoT (ou porque passou a ser algo que ocorre após o WW, ou porque ocorre na linha do tempo criança). No mesmo ano foi lançado o port do ALttP para GBA, com um modo extra, o Four Swords (FS), mas a princípio este foi amplamente ignorado por se tratar apenas de um minigame multiplayer.

Código: Selecionar todos
   ->-WW
OoT
   ->/MM


e

Código: Selecionar todos
OoT-ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA? OoX?

(seta simboliza divisão da timeline, a parte de cima sendo a timeline do final adulto, a de baixo sendo a do final criança)

Os próximos lançamentos foram o Four Swords Adventures (FSA) e Minish Cap (MC). Esses jogos trouxeram à atenção o modo FS do port do ALttP e, assim como o OoX antes deles, criaram discussões sem fim devido à quantidade de referências distintas. Aqui a situação começa a ficar complicada demais para eu explicar em detalhes. Os teoristas não estão mais apenas divididos em "linearistas" e "splitistas", ambos os grupos se dividem em diversos outros. Alguns acreditam que o MC é o novo primeiro jogo da série, por causa de uma frase no final da versão européia do jogo (que diz que essa se trata da primeira aventura de Link), e da aparente origem para o chapéu de Link. Outros acreditam que se trata de uma sequência para o WW, mostrando uma nova Hyrule. Uns acham que o FSA é a nova Imprisonment War, sendo assim uma nova prequel para o ALttP. Alguns acham que MC, FS e FSA têm o mesmo Link e Zelda, outros acham que são personagens diferentes em eras diferentes. Outros acham que a "série FS" é um universo completamente desconectado ao da série normal, um universo onde a Four Sword existe no lugar da Master Sword, e a Light Force no lugar da Triforce. Tudo isso se une à discussão anterior e nada mais é claro para ninguém. Mas, sem uma evidência conclusiva, a presença "série FS" também não adicionou nada ao que tinhamos como oficial:

Código: Selecionar todos
   ->-WW
OoT
   ->/MM


e

Código: Selecionar todos
OoT-ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA? OoX? FS? MC? FSA?


O próximo jogo a ser lançado foi o Twilight Princess (TP), e junto com ele surgiu uma enorme polêmica. Novamente, Aonuma explicou em uma entrevista a natureza da split timeline, confirmando de uma vez por todas que o OoT tem dois finais, e que o TP se passa na linha do Link criança, paralelo ao WW. Dessa vez a mensagem foi clara o suficiente para acabar completamente com o argumento dos "linearistas", a possibilidade de uma única timeline para a série foi quebrada de vez aos olhos dos teoristas. Mas, mesmo tendo dado a vitória a um dos grupos, o TP também alimentou discussões que fragmentaram os teoristas em outros campos. Até então a split timeline mais popular colocava os jogos clássicos na linha do Link criança, bem próximo ao OoT. Mas agora o TP entra no meio, assim como o WW no caso da linha adulta. Muitos dos antigos "linearistas" passam a aceitar a timeline dividida, mas ainda defendendo os jogos clássicos como sequências do WW. De qualquer forma, o que temos oficialmente é:

Código: Selecionar todos
   ->-WW
OoT
   ->/MM-TP


e

Código: Selecionar todos
OoT-ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA? OoX? FS? MC? FSA?


O próximo jogo a ser lançado foi o Phantom Hourglass (PH). Ele, assim como o MM anteriormente, se encaixou muito bem em seu lugar na timeline, sem alarde ou discussão. É uma sequência direta do WW, e ponto. Na verdade, esse parece ter sido o momento em que as mentes por trás de Zelda decidiram parar de complicar e começar a simplificar. Apesar disso, a confusão criada anteriormente permaneceria sem respostas oficiais por ora, fora o eventual e completamente inútil "nós temos uma linha do tempo oficial da série, mas é segredo", e as discussões continuariam, com elementos introduzidos nos novos jogos sendo usados em argumentos para todo tipo de teoria. Até então podemos confirmar:

Código: Selecionar todos
   ->-WW/PH
OoT
   ->/MM-TP


e

Código: Selecionar todos
OoT-ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA? OoX? FS? MC? FSA?


O Spirit Tracks (ST), igualmente, se assentou bem como sequência com novo Link do WW/PH, mas causou um alvoroço por causa de um simples fato: agora havia uma confirmação oficial de que Tetra e Link (WW) fundaram de fato um novo reino de Hyrule. Aqueles que colocavam alguns dos jogos desconhecidos na linha adulta se sentiram vingados, e teorias com os jogos clássicos ou da série FS na linha adulta ganharam bastante força. Mas, ainda sem qualquer confirmação de sua posição, temos:

Código: Selecionar todos
   ->-WW/PH-ST
OoT
   ->/MM-TP


e

Código: Selecionar todos
OoT-ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA? OoX? FS? MC? FSA?


Por fim, o último jogo a ser lançado antes da revelação da timeline oficial, o Skyward Sword (SS). Novamente, a posição do jogo é bem clara: antes do OoT, no começo de toda a série. Por um tempo aqueles que defendiam que o MC era a origem do chapéu do Link entraram em parafuso com a presença de uma nova origem, mas a posição oficial era clara demais para ser negada:

Código: Selecionar todos
      ->-WW/PH-ST
SS-OoT
      ->/MM-TP


e

Código: Selecionar todos
SS-OoT-ALttP-LoZ/AoL


e

Código: Selecionar todos
LA? OoX? FS? MC? FSA?


E, por fim, temos o Hyrule Historia (HH), o ponto final em todas as discussões de cronologia, e o livro que praticamente matou os fóruns de teorias de Zelda. Enquanto todo mundo discutia retcon aqui, retcon ali, e tentavam quebrar e remontar o maior puzzle da série, a Nintendo tomou uma decisão simples, apesar de polêmica. Tudo o que tinha sido confirmado alguma vez era verdade, não há um grande retcon no posicionamento dos jogos. Para isso, eles criaram uma justificativa: o OoT não divide a linha do tempo em duas, mas sim em três. A linha clássica, que por tanto tempo estava no meio de um cabo-de-guerra entre pessoas que as colocavam de um lado ou de outro na verdade não faz parte de nenhum dos lados, mas sim de um lado próprio. Ao mesmo tempo, as suposições mais plausíveis/populares sobre a maioria dos jogos desconhecidos foi confirmada. MC realmente ocorre antes do OoT, OoX corre entre ALttP e LA, todos os jogos tendo o mesmo Link. FS e FSA são colocados em posições definitivas, sem muita evidência anterior de suas posições. Se essas posições já existiam antes, e apenas ficaram sem ser confimadas, ou se foram inventadas apenas para o HH, isso nós nunca saberemos.

A terceira "perna" da timeline é diferente das outras duas pois não é o resutado de uma divisão causada por uma alteração do passado via viagem do tempo, mas sim por cenários onde um certo evento possui dois resultados diferentes. Se Link vence Ganondorf no final do OoT, temos as linhas do Link adulto e criança sendo criadas. Se ele perde, temos a linha do Link derrotado, que até aqui eu venho chamando de linha clássica. Essa decisão foi vista por muita gente como uma saída barata, uma outra possibilidade criada do nada e sem relação com o próprio enredo do jogo, mas na verdade ela simplemente foi tomada para manter a consistência de tudo o que tinha sido dito até então. De quebra, ela tem a vantagem de permitir que consertos sejam feitos nas discrepâncias entre o final do OoT e a backstory do ALttP, como mencionadas acima. Temos assim a timeline definitiva, unindo tudo:

Código: Selecionar todos
             ->-WW/PH-ST
SS-MC-FS-OoT
             ->/MM-TP-FSA

SS-MC-FS-OoT-ALttP/OoX/LA-LoZ/AoL


Depois disso tivemos apenas o A Link Between World (ALBW), cuja posição também foi definida sem nenhum alarde, uma sequência da era do ALttP, antes da era do LoZ. Assim como originalmente aconteceu com a relação entre OoT e ALttP, a ligação entre os dois jogos não funciona muito bem, devido a inconsistências no estado da Triforce e do Ganon, mas sua posição é inegável:

Código: Selecionar todos
             ->-WW/PH-ST
SS-MC-FS-OoT
             ->/MM-TP-FSA

SS-MC-FS-OoT-ALttP/OoX/LA-ALBW-LoZ/AoL


Basicamente, é isso. A linha do tempo não foi planejada desde o começo, muito pelo contrário, é uma enorme colcha de retalhos de afirmações em cima de afirmações. Cada jogo se preocupa apenas em criar uma experiência stand-alone, e sua posição na linha do tempo é um afterthought para agradar os fãs que se preocupam com isso. Mas afirmar que a cronologia da série não existia até o lançamento do HH é um erro, a maioria dos jogos sempre teve posições bem claras em referência a outros jogos, apesar de algumas contradições e falta de informação revelada ao público.
Imagem


Nintendo ID: fferraz
3DS Friend Code: 2320-7449-1745
shadowlink
El Sombrero
El Sombrero

Avatar do usuário

Offline
 
Mensagens: 6564
Registrado em: 11/03/2004 (Quinta-feira), às 15h25min
Localização: Silent Realm
Cash on hand: 23,094.25 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor bittencourt » 08/06/2015 (Segunda-feira), às 15h20min

Sim é claro que ela não foi planejada, concordo com o teu ponto de vista, mas eu penso que a história se passa paralelamente aos seus jogos um com universo diferente, até pelo fatos dos furos como o link, zelda e ganondorf serem sempre iguais ou parecidos, a impa tb sempre aparece nos jogos, velha ou nova (mudança devido ao universo paralelo). Mais um argumento que posso dizer que o OoT não é o unico jogo que link viaja no tempo, WW, TP e SS, link também viaja através do tempo, pq será que então não teve outra divisão nesses jogos, pq será que foi só no OoT. Eu sei que as viagens que ele faz não se compara ao tempo que ele ficou no OoT mas mesmo assim pelo pouco tempo que ele ficou viajando no tempo ja era pra ter alterado alguma coisa no passado (teoria do caos). Agora vamos pegar um zelda bem aleatorio como o MC (minish cap), pelo que vemos no jogo, o reino de hyrule ja estava ali mto tempo parendo que está na mesma era de A link to the Past, ou talvez até mais avançada que A link to the Past. Há muitos furos que não tem como dizer que existe uma linha cronologia lógica. Outro exemplo, nos jogos como MC e OoT por exemplo, existe os Gorons na montanha da morte que é o lar dos Gorons, porém no A link to the Past não vemos nenhum gorom na montanha da morte ??????????? Como assim, e os zoras que no OoT eles são aliados e no ALtP eles são inimigos com caracteristicas e desenhos totalmente diferentes.
Por isso eu digo e acredito que tudo faz parte de universos diferentes acontecendo paralelamente, como a teoria do multiverso que a ciencia estuda, ai a linha cronologica de zelda começa a fazer todo sentido pq um jogo não vem de outro explicitamente. Mesmo a nintendo dizendo que vem kkkk.
bittencourt
Recruta
Recruta


Offline
 
Mensagens: 3
Registrado em: 02/06/2015 (Terça-feira), às 20h59min
Cash on hand: 29.30 Rupees

Re: Linha temporal oficial de Zelda

Mensagempor Link_Darrel » 18/08/2019 (Domingo), às 11h14min

Alguem aqui ainda?
And the Legend Remains...
Link_Darrel
Recruta
Recruta


Offline
 
Mensagens: 5
Registrado em: 09/03/2005 (Quarta-feira), às 20h19min
Localização: Gurupi-TO
Cash on hand: 5.15 Rupees

Anterior

Voltar para Teorias Sobre Zelda

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron